Henri Bergson

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Henri Bergson
Henri Bergson
Henri Bergson
Henri Bergson em outros projetos:
Trabalhos no Cervantes Virtual

Henri-Louis Bergson (Paris, 18 de outubro de 1859 - 4 de janeiro de 1941); foi um filósofo e escritor francês.


- La spéculation est un luxe, tandis que l'action est une nécessité.
- L'évolution créatrice - Página 47, Henri Bergson - F. Alcan, 1908, 399 páginas
  • "A idéia do futuro, prenhe de uma infinidade de possíveis, é pois mais fecunda do que o próprio futuro, e é por isso que há mais encanto na esperança do que na posse, no sonho do que na realidade."
- Fonte: "Ensaio sobre os dados imediatos da consciência"
  • "É preciso agir como homem de pensamento e pensar como homem de ação."
- Fonte: Citações da Cultura Universal - Página 329, Alberto J. G. Villamarín, Editora AGE Ltda, 2002, ISBN 8574970891, 9788574970899

Ética

  • "Demoraria muito tornar-se misantropo quem se ativesse à observação de outrem. É notando nossas próprias fraquezas que acabamos por lamentar ou por desprezar o homem. A humanidade da qual nos afastamos então é a que descobrimos no fundo de nós. O mal esconde-se tão bem, o segredo é tão universalmente guardado, que cada um de nós é aqui vítima do logro de todos: por mais severamente que pretendamos julgar os outros homens, cremo-los, no fundo, melhores do que nós. É sobre esta feliz ilusão que assenta uma boa parte da vida social."
- Fonte: "As duas fontes da moral e da religião"

Duração

  • "...o que é duração pura exclui toda idéia de justaposição, de exterioridade recíproca e de extensão"
- Fonte: "Introdução à Metafísica"
  • "...não há estado de alma, por mais simples que seja, que não mude a cada instante, pois não há consciência sem memória, não há continuação de um estado sem adição, ao sentimento presente, da lembrança de momentos passados. Nisto consiste a duração. A duração interior é a vida contínua de uma memória que prolonga o passado no presente, seja porque o presente encerra distintamente a imagem incessantemente crescente do passado, seja, mais ainda porque testemunha a carga sempre mais pesada que arrastamos atrás de nós, à medida que envelhecemos. Sem esta sobrevivência do passado no presente, não haveria duração, mas somente instantaneidade."
- Fonte: "Introdução à Metafísica"

Pensamento

  • "Pensar consiste, ordinariamente, em ir dos conceitos às coisas, e não das coisas aos conceitos."
- Fonte: "Introdução à Metafísica"