Comércio

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos.


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Comércio.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Comércio.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: comércio


- Advertising is the life of trade.
- Calvin Coolidge citado em "The economics of advertising‎" - Página 6, de Edward Hall Gardner, Advetising federation of America. Educational research committee - 1931 - 32 páginas
  • Um povo... que está dotado do espírito do comércio, que vê e que procurará suas vantagens pode alcançar quase qualquer coisa.
- A people... who are possessed of the spirit of commerce, who see and who will pursue their advantages may achieve almost anything.
- George Washington em carta a Benjamin Harrison (10 de Outubro de 1784)
  • "A palavra é no comércio dos pensamentos o que o dinheiro é no comércio das mercadorias, a real expressão dos valores, porque, em si mesma, é um valor."
- La parole est donc, dans le commerce des pensées, ce que l'argent est dans le commerce des marchandises, expression réelle des valeurs, parce qu'elle est valeur elle-même.
- Oeuvres complètes de M. de Bonald, Pair de France et Membre de l ..., Volume 1‎, coluna 1082, Louis-Gabriel-Ambroise Bonald (vicomte de) - Migne, 1859
  • "Não é da abertura de canais e estradas, do acréscimo das exportações, do fomento da indústria, que depende a felicidade futura do povo: é da educação. Ilustre-se, civilize-se, aprenda a conhecer o que lhe convém, renasça nele a boa moral, e a antiga virtude portuguesa, que depois será o próprio povo quem, sem socorro do governo, e até apesar do governo se preciso for, abrirá canais e estradas, melhorará a agricultura, aumentará o comércio, aperfeiçoará a indústria".
- Alexandre Herculano in: O Panorama, 1839.
  • "O design parece ocupar um lugar entre artes plásticas e artesanato, entre estética e comércio, beleza e persuasão, novidade e familiaridade e assim por diante…"
- Design seems to occupy a place between fine art ad craft, between aesthetics and commerce, beauty and persuasion, novelty and familiarity and so on.
- Milton Glaser em entrevista Commercial Art Interview
  • "A amizade é um comércio desinteressado entre semelhantes"
- Friendship is a disinterested commerce between equals
- The poetical and dramatic works of Oliver Goldsmith, M.B.: Now first collected. With an account of the life and writings of the author - Volume 2, Página 19, Oliver Goldsmith, Thomas Evans - Printed by H. Goldney, for Messieurs Rivington, T. Carnan and F. Newbery, in St. Paul's Church-Yard; T. Lowndes and G. Kearsley, in Fleet-Street; T. Cadell and T. Evans in the Strand., 1780
  • "Os homens, em sua maioria, aprenderam a ler para satisfazer a uma mesquinha conveniência, assim como aprenderam a calcular a fim de organizarem sua contabilidade e não serem enganados no comércio, mas sabem pouco ou nada a respeito da leitura como um nobre exercício intelectual. Contudo, num sentido elevado, a leitura é exatamente isso, não o que nos acalenta como um luxo e faz adormecer nossos mais nobres sentidos, mas o que nos coloca em alerta e a que dedicamos nossas horas mais intensas."
- Henry Thoreau; Fonte: "Leituras", extraído de "Walden"
  • "Muito marginalizado. Na vida política, parece quase indecente falar de Deus, como se fosse um ataque à liberdade de quem não crê. O mundo político segue suas normas e caminhos, excluindo Deus como algo que não é deste mundo. A mesma coisa acontece no comércio, na economia e na vida privada. Deus fica à margem. Para mim parece necessário voltar a descobrir, e existem forças para isso, que também a esfera política e econômica precisa de uma responsabilidade moral, que nasce do coração do homem e está ligada à presença ou ausência de Deus. Uma sociedade em que Deus está totalmente ausente se autodestrói."
- Papa Bento XVI; Em entrevista ao jornal "La Repubblica" em 2004, citado in La Nacion
  • "As coisas deste mundo estão em fluxo tão constante que nada permanece muito tempo no mesmo estado. Dessa forma, o povo, as riquezas, o comércio, o poder mudam suas condições."
- John Locke; Segundo Tratado do Governo, (Capítulo XIII) #157
  • "sete pecados sociais":
Política sem princípios,
Riqueza sem trabalho,
Prazer sem consciência,
Conhecimento sem caráter,
Comércio sem moralidade,
Ciência sem humanidade,
Religião sem sacrifício.
- seven social sins: Politics without principles, Wealth without work, Pleasure without conscience, Knowledge without character, Commerce without morality, Science without humanity, Worship without sacrifice
- Mahatma Gandhi; Uma lista fechando um artigo em "Young India" (22 de Outubro 1925); "Collected Works of Mahatma Gandhi" Vol. 33 (PDF) p. 135
  • "A boa fé é uma moeda, que quase não tem curso no comércio da vida."
- Provérbios em Português; (Portugal)
  • "Inda há de surgir o Nietzche americano que ponha em filosofia e imponha ao mundo, como dogma novo, a impetuosidade alegre dos grandes Vândalos que estão a criar o mundo de amanhã. Que divinize como a coisa mais grata ao nosso instinto fundamental o murro de martelo-pilão com que um Tunney mete por terra um Dempsey. Que divinize a audácia de arrancar as catedrais à mística religiosa para dá-las, multiplicadas em ímpeto ascensor, ao comércio, ao cinema, ao rádio. Que divinize o 'mais, mais, mais' que não se perde em refletir à grega: 'sim, mas mais até onde?' Que realize a supressão da palavra 'até'. O 'até' limita, e por que limitar?"
- Monteiro Lobato; América (1929)– pp. 122-3.
  • "É que nos apresentavam o progresso como divindade irrisória. Progresso do comércio e da indústria; das belas-artes, principalmente, que estupidez! Progresso do conhecimento, sim, sem dúvida. Mas o que importa é o progresso do próprio Homem."
- "Os frutos da Terra" - página 203, André Gide; tradução de Sérgio Milliet - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982 - 214 páginas
  • "O comércio é uma cura para os preconceitos mais destrutivos; pois é quase uma regra geral que onde quer que as maneiras sejam gentis, há comércio; e onde quer que haja comércio, as maneiras são gentis."
- Montesquieu, O Espírito das Leis (1749)
  • "Em todas as minhas publicações, onde o assunto admite, tenho sido um defensor do comércio, porque sou amigo de seus efeitos. É um sistema pacífico, operando para cordializar a humanidade, tornando as nações, assim como os indivíduos, úteis uns aos outros".
- Thomas Paine, The Rights of Man (1792)
  • "O espírito do comércio não pode coexistir com a guerra e, mais cedo ou mais tarde, esse espírito domina todos os povos. Pois entre todos os poderes (ou meios) que pertencem a uma nação, o poder financeiro pode ser o mais confiável para forçar as nações a buscar a nobre causa da paz (embora não por motivos morais); e onde quer que a guerra ameace estourar, eles tentarão impedi-la por meio da mediação, como se estivessem permanentemente ligados para esse fim".
- Immanuel Kant, A Paz Perpétua: Um Projeto Filosófico (1795)
  • "É o comércio que está rapidamente tornando a guerra obsoleta, fortalecendo e multiplicando os interesses pessoais que estão em oposição natural a ela. E pode-se dizer sem exagero que a grande extensão e rápido crescimento do comércio internacional, sendo a principal garantia da paz do mundo, é a grande segurança permanente para o progresso ininterrupto das idéias, das instituições e do caráter da raça humana."
- John Stuart Mill, Principles of Political Economy with some of their Applications to Social Philosophy (1848)