Wikiquote:Tema em destaque/2022/Janeiro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de janeiro[editar]

Monasterio viejo de San Juan de la Peña (RPS 19-04-2019) capitel representando la vergüenza.png
RomanE-01.png
SCRÚPULO (do latim, scrupulus) pode referir-se a dúvidas de consciência sobre o caráter correto ou incorreto de algo que fizemos, ou então à característica de ser extremamente minucioso e cuidadoso no cumprimento de uma tarefa.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Os homens tem menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha."
- Nicolau Maquiavel, O Príncipe (1513), Capítulo XVII
  • "Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. Entretanto, se eu me ativer só à lembrança da sensação, não fico longe da verdade; aos quinze anos, tudo é infinito."
- Machado de Assis, in: Dom Casmurro, Capítulo L
  • "Vivemos em um mundo onde as pessoas não possuem os mesmos escrúpulos, onde todos os golpes podem ser dados e onde, a fim de derrubar alguém, todos os meios podem ser utilizados. Nada vai me levar desviaram do caminho que eu escolhi. Nada vai me desviar do caminho que escolhi."
- Nicolas Sarkozy, Le Monde, 2005


16 de janeiro[editar]

Tiffany Jesus Window in Pullman Memorial Universalist Church.jpg
RomanV-01.png
OCAÇÃO (do latim vocātiō, que significa 'um chamado, convocação') é uma ocupação para a qual uma pessoa é especialmente atraída ou para a qual é adequada, treinada ou qualificada. Embora agora frequentemente usado em contextos não religiosos, os significados do termo se originaram no cristianismo.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir".
- Clarice Lispector in: A paixão segundo G.H.
  • "Levo a América Latina no meu sangue, e a luta por justiça social tem origem na Argentina e na igreja latino-americana. Vivi nos tempos da ditadura militar, um momento de muitos confrontos, e ali nasceu minha vocação"
- Lúcia Caram in: entrevista a Pablo Esparza - BBC, publicado em 07/03/2017
  • "Já estava eu meio descrido das coisas, e mais dos homens;e por isso buscava na literatura diversão à tristeza que me infundia o estado da pátria entorpecida pela indiferença.Cuidava eu, porém, que você, político de antiga e melhor têmpora, pouco se preocupava com as coisas literárias, não por menosprezo, sim por vocação."
- Iracema - Página 207, José Martiniano de Alencar, ‎Guilherme de Almeida - Livraria Martins, 1941 - 213 páginas