Wikiquote:Tema em destaque/2012/Julho

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

01 de julho[editar]

Young woman in sensual pose.jpg
RomanS-01.png
ENSUALIDADE é aquilo que excita os sentidos ou os apetites sexuais.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Em cada caso, minha sensualidade, para só falar dela, era tão real que, mesmo por uma aventura de dez minutos, eu renegaria pai e mãe, mesmo que se tivesse de lamentá-lo amargamente. Que digo eu! Sobretudo por uma aventura de dez minutos, e mais ainda, se eu tivesse a certeza de que ela não teria futuro. Eu tinha princípios, é claro; por exemplo: a mulher dos amigos era sagrada. Simplesmente, eu deixava, com toda sinceridade, alguns dias antes, de ter amizade pelos maridos."
- Albert Camus in: A queda?, traduzido por José Terra, Edição "Livros do Brasil" - 1960 - 218 páginas
  • "Se a balança de nossa vida não dispusesse de um prato de razão para contrabalançar o da sensualidade, o sangue e a baixeza de nossa natureza nos conduziriam às mais absurdas situações".
- William Shakespeare; Otelo, Ato: I - Cena III: Iago
  • "Eu gosto das mulheres demais. Eu não vou fotografar mulheres e violentar elas como se fossem um pedaço de carne pra um sexo burro do outro lado. Eu acho que essa coisa da sensualidade, do erotismo, do exotismo, têm que ser cuidadas e muito bem cuidadas. Para que as pessoas possam sonhar com algo, para poder se inspirar e até - se quiser - se masturbar, mas com algo melhor e não degradante."
- Luiz Tripolli; Entrevista ao UOL Estilo 29/03/2005


16 de julho[editar]

Cruikshank - The Head Ache.png
RomanD-01.png
OR é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.


Citações sobre o tema[editar]

  • "O homem, pobre ou rico, resiste melhor à dor do que à tentação."
- Concepción Arenal in: La beneficencia, la filantropía y la caridad: Memoria premiada por la Real Academia de Ciencias Morales y políticas.‎ - Página 120, Colegio Nacional de Sordo-Mudos y de Ciegos de Madrid, Real Academia de Ciencias Morales y Políticas (Madrid) - 1861 - 123 páginas
  • "A dor floresce um ramo e faz brotar um verso."
- Teixeira de Pascoaes in: Dor, em Para a Luz
  • "A felicidade não passa de um sonho, e a dor é real... Há oitenta anos que o sinto. Quanto a isso, não posso fazer outra coisa senão me resignar, e dizer que as moscas nasceram para serem comidas pelas aranhas e os homens para serem devorados pelo pesar."
- Arthur Schopenhauer in: O Mundo como Vontade e Como Representação
  • "As enfermidades duradouras proporcionam à carne mais prazer que dor."
- Epicuro in: Máximas capitais, IV.