Dor

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cruikshank - The Head Ache.png

A Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.


  • "Contaram-me que os peixes não se importam de serem pescados, pois têm o sangue frio e não sentem dor. Mas não foi um peixe que me contou isso".
- They told me that the fish cared very little and that they were cold blooded and felt no pain. But they were not fish who told me.
- Sitting on the World‎ - Página 17, de Heywood Broun - Publicado por G. P. Putnam's sons, 1924 - 276 páginas
  • "A felicidade não passa de um sonho, e a dor é real... Há oitenta anos que o sinto. Quanto a isso, não posso fazer outra coisa senão me resignar, e dizer que as moscas nasceram para serem comidas pelas aranhas e os homens para serem devorados pelo pesar."
- Arthur Schopenhauer; O Mundo como Vontade e Como Representação
  • "As enfermidades duradouras proporcionam à carne mais prazer que dor."
- Epicuro; Máximas capitais, IV.
  • "Quando falo de dor, não falo apenas de teorias. Nem me limito a registrar experiências alheias quando confirmo que, se alguma vez sentimos vacilar a alma perante a realidade do sofrimento, o remédio é olhar para Cristo. A cena do Calvário proclama a todos que as aflições devem ser santificadas, se vivemos unidos à Cruz."
-Josemaria Escrivá de Balaguer; É Cristo que passa, 168.
  • "Que nobre inteligência assim perdida! O olhos do cortesão, a língua e o braço do sábio e do guerreiro, a mais florida esperança do Estado, o próprio exemplo da educação, o espelho da elegância, o alvo dos descontentes, tudo em nada! E eu, a mais desgraçada das mulheres, que saboreei o mel de suas juras musicais, ter de ver essa admirável razão perder o som, qual sino velho, essa forma sem par, a flor da idade, fanada pela insânia! Ó dor sem fim! Ter já visto o que vi, e vê-lo assim!"
- Shakespeare , em Hamlet, Ato III, Cena I
- el hombre, pobre ó rico, resiste mejor al dolor que á la tentación
- La beneficencia, la filantropía y la caridad: Memoria premiada por la Real Academia de Ciencias Morales y políticas.‎ - Página 120, de Concepción Arenal, Colegio Nacional de Sordo-Mudos y de Ciegos de Madrid, Real Academia de Ciencias Morales y Políticas (Madrid) - 1861 - 123 páginas
  • "A dor floresce um ramo e faz brotar um verso."
- Teixeira de Pascoaes, Dor, em Para a Luz
  • "Quem sofre resplandece. A lágrima alumia."
- Teixeira de Pascoaes, Dor, em Para a Luz
  • "A dor é a estrada que vai dar ao Ideal."
- Teixeira de Pascoaes, Dor, em Para a Luz
  • "Só os olhos que choram sabem ver."
- Teixeira de Pascoaes, Divina Tragédia, em Vida Etérea


Veja também[editar]

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Dor.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: dor