Wikiquote:Tema em destaque/2011/Novembro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

01 de novembro[editar]

Statue-place-Republique2.jpg
RomanR-01.png
EPÚBLICA provém do latim "Res publica" e quer dizer "coisa pública"; é uma forma de governo onde um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.


Citações sobre o tema[editar]

  • "A forma republicana de governo requer o tipo mais elevado da natureza humana - um tipo que presentemente não existe em lugar nenhum".
- Herbert Spencer in: "Herbert Spencer on the Americans and the Americans on Herbert Spencer ..."‎ - Página 18, 1883
  • "Despotismo pode governar sem , mas liberdade não pode. Religião é muito mais necessária nas repúblicas que se estabeleceram em cores brilhantes, que na monarquia que eles atacam, e é mais necessária nas repúblicas democráticas do que em qualquer outra. Como será possível aquela sociedade escapar da destruição, se o nó moral não é fortalecido em proporção ao quanto o nó política é relaxado? E o que pode ser feito com pessoas cujos próprios mestres são, ou se eles não são, submissos à Divindade?"
- Alexis de Tocqueville in: "Democracy in America" - página 288, Henry Reeve, Edição 2, G. Adlard, 1838, 464 páginas
  • "Na República da Bruzundanga, nunca houve grande gosto pelas coisas de espírito. A atividade espiritual daquelas terras se limita a alguns doutorados de sabedoria equívoca; entretanto alguns espíritos daquele Fonkim se esforçavam por dar um verniz espiritual à sociedade da terra. Escreviam livros e folhetos, revistas e revistecas de modo que, artificialmente, o país tinha uma certa atividade espiritual".
- Afonso Henriques de Lima Barreto, em "Os Bruzundangas"