Wikiquote:Tema em destaque/2011/Maio

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

01 de maio[editar]

ENSURA é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Censura teus amigos particularmente, e louva-os em público."
- Públio Siro
  • "Faça amizades com quem estiver pronto a censurá-lo."
- Nicolas Boileau Despréaux in: "L'Art Poétique - Chant I" in: "Oeuvres de Boileau-Despréaux"‎ - Tome Deuxième Página 186, Pierre Tiffon de Saint-Surin - Publicado por J. J. Blaise, 1821
  • "O exagero ou descuido, no ato de representar, podem provocar riso aos ignorantes, mas causam enfado às pessoas judiciosas, cuja censura deve pesar mais em tua apreciação do que os aplausos de quantos enchem o teatro."
- Hamlet, Ato III, cena II
  • Nós censuramos ao marxismo contemporâneo o relegar ao azar todas as determinações concretas da vida humana (...) O resultado é que ele perdeu inteiramente o sentido do que seja um homem: ele não dispõe, para preencher as suas lacunas, senão da absurda psicologia de Pavlov.
- Jean-Paul Sartre; (Crítica da razão dialética, pág. 109)


17 de maio[editar]

OTOGRAFIA é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa, designada como o seu suporte.


Citações sobre o tema[editar]

  • "O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente.‎"
- Roland Barthes in: La chambre claire‎ - Página 15, Éditions de l'Étoile, 1980 - 192 páginas
  • "É sua fotografia tanto quanto sua história, que me comove. Olhando sua fotografia ‘reconheço’ sua vida. É uma mulher muito negra(...), com os olhos espantados e ofendidos dos pobres inteligentes. Só olhando a fotografia podemos saber que ela é o único meio de sustento dos filhos, pois o pescoço é tão rígido quanto os traços são suaves (...) na minha imaginação ela é a primeira das nossas mães arrastadas, maltratadas e resistindo sempre, para a América."
- Alice Walker in: "Vivendo Pelas Palavras"
  • "Minha fotografia podia mudar minha vida. Mas, na Cidade de Deus, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come."
- personagem Buscapé in: Cidade de Deus
  • Gideon: Diane Arbus uma vez disse, "Uma fotografia é um segredo de um segredo. Quanto mais ela te fala, menos você sabe."
- Criminal Minds, Somebody's Watching [1.18]