Wikiquote:Tema em destaque/2011/Abril
Aspeto
01 de abril
[editar]
ASA ou residência é, no seu sentido mais comum, uma estrutura artificial construída pelo ser humano cuja função é constituir-se de um espaço de moradia para um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores (precipitação, vento, calor e frio, além de servir de refúgio contra ataques de terceiros).
Citações sobre o tema
[editar]- "Se se construísse a casa da felicidade, a maior divisão seria a sala de espera."
- - Jules Renard in: Journal - página 368, Gallimard, 1935 - 45 ed., 879 páginas
- "Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm."
- - Voltaire; Page:Voltaire - Œuvres complètes Garnier tome32.djvu/614
- "A casa é uma máquina de morar"
- - Le Corbusier in: Vers une architecture, éd. G. Crès, 1924, p. 73
- "A melhor maneira de manter os filhos dentro de casa é criar uma atmosfera doméstica agradável - e esvaziar os pneus do carro".
- - Dorothy Parker in: Her Own Words: In Her Own Words" - Página 76, de Dorothy Parker, Barry Day - Publicado por Taylor Trade Pub., 2004, ISBN 1589790715, 9781589790711 - 203 páginas
[ Continua... ]
15 de abril
[editar]
ANTASIA é uma situação imaginada por um indivíduo ou grupo que não tem qualquer base na realidade, mas expressa certos desejos ou objectivos por parte do seu criador.
Citações sobre o tema
[editar]- "A fantasia é tanto mais robusta quanto mais débil for o raciocínio."
- - Giambattista Vico in: Principi di Scienza nuova - Página 137, G. Truffi, 1831
- "Abandonei a minha busca pela verdade, e agora estou procurando uma boa fantasia"
- - Ashleigh Brilliant; título da obra "I have abandoned my search for truth, and am now looking for a good fantasy: more brilliant thoughts", Woodbridge Press Pub. Co., 1980, ISBN 0912800909, 9780912800905 - 160 páginas
- "Dotado desse fino tato que o solitário adquire graças às suas perpétuas meditações e à visão apurada com que capta as coisas que caem em sua esfera, Eugênia, habituada pelo infortúnio e por sua educação dos últimos tempos a tudo advinhar, sabia que o presidente desejava a sua morte para ver-se de posse daquela imensa fortuna, acrescida ainda mais pelas heranças de seu tio abade, que Deus teve a fantasia de chamar a si."
- - Honoré de Balzac in: Eugênia Grandet
- "Estou à procura de um livro para ler. É um livro todo especial. Eu o imagino como a um rosto sem traços. Não lhe sei o nome nem o autor. Quem sabe, às vezes penso que estou à procura de um livro que eu mesma escreveria. Não sei. Mas faço tantas fantasias a respeito desse livro desconhecido e já tão profundamente amado. Uma das fantasias é assim. Eu o estaria lendo e de súbito, uma frase lida, com lágrimas nos olhos diria em êxtase de dor e de enfim libertação: Mas é que eu não sabia que se pode tudo, meu Deus!"
- - Clarice Lispector in: A paixão segundo G.H.
[ Continua... ]