Wikiquote:Tema em destaque/2010/Dezembro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

01 de dezembro[editar]

Asymmetrical symbol of Chaos.ant.svg
RomanD-01.png
OUTRINA pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Minha doutrina é esta: se nós vemos coisas erradas ou crueldades, as quais temos o poder de evitar e nada fazemos, nós somos coniventes".
- Anna Sewell in Black Beauty (1877), Chapter 38: Dolly and a Real Gentleman
  • "As doutrinas falsas somente buscam a imposição, e a verdadeiras preferem justificar-se"
- Julián Marías in: El intelectual y su mundo‎ - Página 84, Espasa-Calpe, 1968 - 156 páginas
  • "A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."
- Immanuel Kant in: Kritik der praktischen Vernunft‎ - Página 90, 1827


16 de dezembro[editar]

Ideology Icon.png
RomanI-01.png
DEOLOGIA é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas


Citações sobre o tema[editar]

  • "Minha ideologia, como figura pública, que escreve uma coluna de opinião, está muito bem resolvida. Imprensa não é propaganda. Se um jornalista faz propaganda do governo, não tenho o menor pudor corporativo: debocho dele."
- Diogo Mainardi; chat no portal Comunique-se, em 09/12/2004
  • "Há quinze, vinte anos, Wen Jiabao já tinha aprendido uma lição que Lula da Silva não conseguiu entender: é uma grande estupidez pensar que as nações capitalistas fecham as portas do desenvolvimento aos países atrasados. Essa foi uma mentira propalada pelo marxismo e irresponsavelmente repetida por vozes dessa vasta família de gente embotada pela ideologia e pelas diretrizes que os dirigentes da China continental baniram de suas análises."
- Carlos Alberto Montaner; Fonte: Revista VEJA, Edição 1962 . 28 de junho de 2006
  • "Nenhum ser humano é uma ilha... por isso não perguntem por quem os sinos dobram. Eles dobram por cada um, por cada uma, por toda a humanidade. Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz. (...) As tragédias dão-nos a dimensão da inumanidade de que somos capazes. Mas também deixam vir à tona o verdadeiramente humano que habita em nós, para além das diferenças de raça, de ideologia e de religião. E esse humano em nós faz com que juntos choremos, juntos nos enxuguemos as lágrimas, juntos oremos, juntos busquemos a justiça, juntos construamos a paz e juntos renunciemos à vingança."
- Leonardo Boff, in: Manifesto pela concórdia e pela paz