Vela (iluminação)

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nota: Se procura outros significados para Vela, consulte: Vela.


Candle-flame-and-reflection.jpg

Vela é um objeto feito de parafina feito para iluminar; sua fonte de luz consiste tipicamente num rastilho inserido num combustível sólido, tipicamente cera.



  • "Até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão.
- Confúcio
  • "Sejamos como a vela, que consome a sua própria substância para dar luz e calor aos que a cercam".
- Elizabeth Leseur
  • “Nunca pensei que no dia em que completasse 70 anos eu fosse acender velas em vez de apagá-las”
- Zuenir Ventura; quando comemorou o seu aniversário na segunda-feira 4 em clima de apagão
- Fonte: Revista IstoÉ Edição 1654
  • Bogu świeczke i diabłu ogarek.
- Tradução: Acenda uma vela a Deus e outra ao diabo.
- Provérbios poloneses
  • "Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela, ou o espelho que a reflete".
- Edith Wharton
  • "Aquele que recebe de mim uma idéia tem aumentada a sua instrução sem que eu tenha diminuído a minha. Como aquele que acende sua vela na minha recebe luz sem apagar a minha vela. Que as idéias passem livremente de uns aos outros no planeta, para a instrução moral e mútua dos homens e a melhoria de sua condição, parece ter sido algo peculiar e benevolentemente desenhado pela natureza ao criá-las, como o fogo, expansível no espaço, sem diminuir sua densidade em nenhum ponto."
- Thomas Jefferson
  • "Deve-se estar em condições de acompanhar estas senhorinhas em casa e de ouvir seus comentários, no quarto de dormir, à luz da vela; deve-se estar a seu lado quando acordam, na manhã seguinte; deve-se assistir às progressões que ambas fazem no decurso do dia. Quem tiver feito isso, e não só por um dia, mas por vários, será então capaz de aquilatar os valores das impressões que estarão por ser recebidas à noite, na sala de visitas."
- Virginia Woolf
  • "Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a idéia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto."
- Érico Veríssimo
  • Een oogje in het zeil houden
- Tradução Literal: "Vigiando a vela"
- Significado: "Continuamente checando o estado de um projeto ou coisa"
- Provérbios holandeses
  • "A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras."
- Machado de Assis
  • “Estamos tão ocupados ajudando a vida dos outros que nos esquecemos que a vida essencial é a nossa. Sente-se com seu companheiro, de vez em quando, e façam alguma coisa louca, como comer bolinho de peixe à luz de velas. Se não gostar de bolinho de peixe, experimente um hambúrguer do Mcdonalds! Mas acenda uma vela e toque música romântica! Abra uma garrafa de vinho e faça uma farra! ‘ Esse é o nosso momento. Nem atendemos ao telefone.’ Mesmo que seja à meia-noite – em todo caso, é a melhor hora. Já nos esquecemos de como é bom ver o amanhecer”.
- Leo Buscaglia


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Vela (iluminação).
Commons-logo.svg
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Vela (iluminação).