Sacerdote

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Sacerdote é um ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em cerimônias de culto.


- The poet is the priest of the invisible
- Opus Posthumous: Poems, Plays, Prose‎ - Página 169, de Wallace Stevens, Samuel French Morse - Publicado por Knopf, 1957 - 300 páginas
  • "Que é o sacerdote? Um homem que ocupa o lugar de Deus, um homem que é revestido de todos os poderes de Deus."
- Qu'est-ce que le prêtre ? Un homme qui tient la place de Dieu, un homme qui est revêtu de tous les pouvoirs de Dieu.
- Pe. Alfred Monnin citando São João Maria Vianney em "Le curé d'Ars vie de M. Jean-Baptiste-Marie Vianney: publiée sous les yeux et avec l'approbation de Mgr l'évêque de Belley, Volume 2" - Página 452
  • "Este é o templo da inteligência. E eu sou o seu sacerdote mais alto. Sois vós que profanais este sagrado recinto. Ganhareis, porque possuis mais do que a força bruta necessária. Mas não convencereis. Porque para convencer é necessário persuadir. E para persuadir é necessário possuir o que vos falta: razão e direito em vossa luta."
- Miguel de Unamuno citado em "O conflito das idéias" - Página 117, Voltaire Schilling - Editora AGE Ltda, 1999, ISBN 8585627603, 9788585627607 - 199 páginas
  • "Você acha que um monge, com um único rosário, pode enfrentar lanças e espadas longas armado apenas de humildade e compaixão? Se não tiver muita coragem, ele nem sai do lugar. Prova disso é o sacerdote que oferece o incenso em um grande serviço memorial budista, tremendo por pura falta de coragem."
- Yamamoto Tsunetomo in: Hagakure - O Livro do Samurai, Capítulo VI
  • O Deus que comanda a palavra, Hermes, foi considerado outrora, com razão, como comum a todos os sacerdotes; aquele que preside a verdadeira ciência dos deuses é um e idêntico em todos. É a ele que a nossos antepassados dedicavam todas as descobertas de suas sabedoria, dados o nome de Hermes a seus próprios escritos.
- Jâmblico como citado in Os Mistérios dos Egípcios, Cap. I, Mário Dias Ferreira dos Santos, Pitágoras e o Tema do Número, Editora IBRASA, pag. 169
  • "Disseram-me que sou um bispo 'vermelho', comunista. Eu me confesso cristão. Um sacerdote, um bispo que se esforçou para ser cristão. Portanto, não devo ter medo das calúnias, das ameaças, nem da morte. Se trabalhar de maneira cristã pela paz, a justiça e os direitos humanos dos mais pobres é ser 'vermelho', oxalá que todos nos voltássemos a ser 'colorados'."
- Leônidas Proaño como citado in As opções fundamentais de Monsenhor Proaño, acesso em 22 de fevereiro de 2016.
  • "Os pecados não se perdoam a qualquer um, salvo quando um sacerdote os perdoa e ele crê que os pecados foram perdoados."
- Leão X in: Bula Exsurge Dómine
  • "Nos é dito pela palavra do Evangelho que o seu poder são duas espadas, o espiritual e o temporal [...] Ambos, o espiritual e o material estão completos no poder da Igreja. De fato para a igreja, mas ele será exercido pela igreja, pelo sacerdote, pela mão de reis e soldados, mas na vontade e tolerância do padre."
- In hac ejusque potestate duos esse gladios, spiritualem videlicet et temporalem, evangelicis dictis instruimur. […] Uterque ergo est in potestate ecclesiae, spiritualis scilicet gladius et materialis. Sed is quidem pro ecclesia, ille vero ab ecclesia exercendus, ille sacerdotis, is manu regum et militum, sed ad nutum et patientiam sacerdotis.
- Papa Bonifácio VIII in: Unam sanctam (1302)


Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Sacerdote.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: sacerdote


O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Sacerdote.