Templo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bella Iglesia de Santo Domingo.jpg
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Templo.
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: templo


Commons-logo.svg
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Templo.

Templo (do latim templum, "local sagrado") é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso, como culto. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real.



- My body is the temple of my art. I expose it as a shrine for the worship of beauty.
- Isadora Duncan como citado in: Isadora Duncan's Russian days & her last years in France‎ - Página 167, Irma Duncan, Allan Ross Macdougall - CoviciFriede, 1929 - 371 páginas
  • "A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; Pois oque é o tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes."
- Nursing is an art: and if it is to be made an art, it requires an exclusive devotion as hard a preparation, as any painter's or sculptor's work; for what is the having to do with dead canvas or dead marble, compared with having to do with the living body, the temple of God's spirit? It is one of the Fine Arts: I had almost said, the finest of Fine Arts
- Una and the Lion‎ - Página 6, de Florence Nightingale - Publicado por Riverside Press, 1871 - 22 páginas
  • "Este é o templo da inteligência. E eu sou o seu sacerdote mais alto. Sois vós que profanais este sagrado recinto. Ganhareis, porque possuis mais do que a força bruta necessária. Mas não convencereis. Porque para convencer é necessário persuadir. E para persuadir é necessário possuir o que vos falta: razão e direito em vossa luta."
- Miguel de Unamuno citado em "O conflito das idéias" - Página 117, Voltaire Schilling - Editora AGE Ltda, 1999, ISBN 8585627603, 9788585627607 - 199 páginas
  • “Em primeiro lugar: numa religião, tem mil e um deuses, eles de repente cismam que o bambambã é um só. E em Calcutá, por exemplo, onde Rama faz sucesso, como é que fica a coisa? E os templos de Siva, já não sai mais templos legítimos? É muita estupidez. Em segundo lugar: o hinduísmo é cheio de livros sagrados, não é um só; mas de repente só existe o Ramaiana. E o Gita? E os Puranas? Como é que eles têm a cara-de-pau de distorcer as coisas desse jeito? Só rindo! E em terceiro lugar: o hinduísmo não exige atos religiosos coletivos, mas sem isso como é que esses caras vão conseguir reunir multidões que eles adoram? Aí sem nem mais nem menos eles inventam essa tal de puja coletiva, que seria a única maneira correta de demonstrar devoção. Uma única divindade marcial, um único livro e a turba no poder: é nisso que eles transformaram a cultura hindu; com sua beleza multifacetada, sua paz.”
- Salman Rushdie in: O último suspiro do mouro
  • "Os Antigos, tendo em consideração a construção rigorosa do corpo humano, elaboraram todas as suas obras, como sobretudo os templos sagrados, de acordo com estas proporções, porque foi aqui que encontrei duas figuras principais, sem que nenhum projeto é possível: a perfeição da círculo, o princípio de todos os órgãos regulares, e o quadrado equilátero."
- ´Luca Pacioli na obra "De divina proportione"
  • "No mesmo templo do deleite / A velada Melancolia tem o seu santuário".
- John Keats in: "Ode on Melancholy"
  • “Cada carta é, em determinado sentido, um ser vivo, e suas relações com as vizinhas são o que poderia-se chamar de diplomáticas. Ao estudante cabe a tarefa de incorporar estas pedras vivas a seu templo vivente.”
- Aleister Crowley in: O Livro de Toth
  • "Disseram-me que os chineses me enterrariam próximo ao Lago Ocidental e construiriam um templo em memória a mim. Tenho um leve arrependimento de que isto não tenha acontecido, pois eu poderia ter me tornado um deus, o que teria sido muito chique para um ateu."
- I was told that the Chinese said that they would bury me by the Western Lake and build a shrine to my memory. I have some slight regret that this did not happen, as I might have become a god, which would have been very chic for an atheist.
-The Autobiography of Bertrand Russell, vol. 2: 1914-1944. Allen & Unwin, 1968. Página 188.
- A temple is a landscape of the soul.
- Joseph Campbell como citado in: The Independent - Volume 16 - Página 41, Foundation for Independent Video and Film, 1993