Rio de Janeiro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Rio de Janeiro (Estado))

Estado do Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil.


  • "As Organizações Globo me pertencem assim como, reciprocamente, eu pertenço às Organizações Globo Por elas trabalhei e trabalho em cada instante de minha vigília há 65 anos. ( ... ) E é nestas condições que me dirijo ao companheiro Lula para dizer-lhe: Não caia na tentação de repetir a cantilena demagógica de Leonel Brizola. Ele é um fazendeiro que investe no estrangeiro seus bens, cuja origem não é conhecida. Do meu trabalho resultam empreendimentos que geram empregos para dezenas de milhares de brasileiros. Do dele, provavelmente, meia dúzia de peões uruguaios, cujo salário tenho alguma curiosidade de conhecer. Ele é um homem próspero, mas por onde passou no governo do Estado do Rio de Janeiro deixou um rastro de destruição física e moral. Não o copie, companheiro Lula. Julgue por si e como alguém que reconhece o valor do trabalho".
- Roberto Marinho em carta ao então candidato a presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva sobre Leonel Brizola que o criticava duramente em seu horário político em 1989. Jornal do Brasil 19/12/1989
  • "Nas vésperas de abolição da escravatura no Brasil toda a gente discutia e tomava partido, uns a favor do fim rápido para aquela vergonha, outros garantindo que sempre tinha havido escravos e que tinha de continuar a haver. Orlando, Ana e João mergulham nessa época e são obrigados a enfrentar situações complicadas no Rio de Janeiro e numa magnífica propriedade, uma fazenda de café onde os escravos ansiavam pela liberdade. Alguns tentaram a fuga pela calada da noite depois de uma baile fantástico oferecido pelos donos de casa a muitos convidados, entre os quais Ana, João e Orlando... Com missões especiais."
- Viagens no Tempo

Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Rio de Janeiro.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Rio de Janeiro.