Paulo de Tarso

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Paulo de Tarso (São Paulo)
Paulo de Tarso
Paulo de Tarso
Paulo de Tarso em outros projetos:

Paulo de Tarso, conhecido pelos católicos e anglicanos conhecido por São Paulo, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo") (Tarso, c. 9 — Roma, c. 64) é considerado por muitos cristãos como o mais importante discípulo de Jesus ("Yeshua") e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do cristianismo nascente.


Atos dos Apóstolos[editar]

  • "Estou diante do Tribunal de César, é lá que devo ser julgado; nenhum mal fiz aos judeus, como tu sabes muito bem. E, se lhes fiz algum mal, ou alguma coisa digna de morte, não recuso morrer..."
- Capítulo 25, versículos 10-11

Epístola aos Romanos[editar]

  • "A todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé".
- Capítulo 1, versículos 7-8
  • "Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos".
- Capítulo 1, versículo 25
  • "Os quais, tendo conhecido a justiça de Deus, não compreenderam que os que fazem estas coisas são dignos de morte; e não somente quem as faz, mas também quem aprova aqueles que as fazem."
- Capítulo 1, versículo 32
  • "Estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor".
- Capítulo 8, versículos 38-39
  • "Esta cegueira de uma parte de Israel só durará até que haja entrado a totalidade dos pagãos. Então, Israel em peso será salvo, como está escrito: Virá de Sião o libertador, apartará de Jacó a impiedade".
- Capítulo 11, versículos 25-26

Primeira Epístola a Timóteo[editar]

  • "Se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade".
- Capítulo 3, versículo 15
  • "Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições".
- Capítulo 6, versículo 10

Segunda Epístola a Timóteo[editar]

- Capítulo 1, versículo 7
  • "O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros".
- Capítulo 2, versículo 2
  • "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas".
- Capítulo 4, versículos 3-4
  • "Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé".
- Capítulo 4, versículo 7

Epístola aos Colossenses[editar]

  • "Eu completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja".
- Capítulo 1, versículo 24
  • "Portanto, ninguém vos julgue por questões de comida e de bebida, ou a respeito de festas anuais ou de lua nova ou de sábados, que são apenas sombra de coisas que haviam de vir, mas a realidade é o Corpo de Cristo. Ninguém vos prive do prêmio, com engodo de humildade, de culto dos anjos indagando de coisas que viu, inchado de vão orgulho em sua mente carnal, ignorando a Cabeça, pela qual todo o Corpo, alimentado e coeso pelas juntas e ligamentos, realiza seu crescimento em Deus".
- Capítulo 2, versículos 16-19
  • "Vós, mulheres, sede sujeitas a vossos maridos, como convém no Senhor. Vós maridos, persisti em amar as vossas esposas e não vos ireis amargamente com elas".
- Capítulo 3, versículos 18-19

Primeira Epístola aos Coríntios[editar]

  • "(...) a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) irá demonstrá-lo. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o cons­trutor receberá a recompensa. Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo".
- Capítulo 3, versículos 13-15
  • "Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora... Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muito amados. Com efeito, ain­da que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho. Por isso, vos conjuro a que sejais meus imitadores. Para isso é que vos enviei Timóteo, meu filho muito amado e fiel no Se­nhor. Ele vos recordará as minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas as igrejas".
- Capítulo 4, versículos 10-17
  • "Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade".
- Capítulo 5, versículos 7-8
  • "Porventura o cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor?"
- Capítulo 10, versículo 16
  • "Todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo e, assim, coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação".
- Capítulo 11, versículos 26-29
  • "O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
- Capítulo 13, versículos 4-8
  • "Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abra­çado a fé. Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e, em seguida, aos Doze".
- Capítulo 15, versículos 1-5

Segunda Epístola aos Coríntios[editar]

  • "Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório), quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito!"
- Capítulo 3, versículos 5-8
  • "Não fazemos como Moisés, que cobria o rosto com um véu para que os filhos de Israel não fixassem os olhos no fim daquilo que era transitório. Em consequência, a inteligência deles permaneceu obscurecida. Ainda agora, quando leem o Antigo Testamento, esse mesmo véu permanece abaixado, porque é só em Cristo que ele deve ser levantado. Por isso, até o dia de hoje, quando leem Moisés, um véu cobre-lhes o coração. Esse véu só será tirado quando se converterem ao Senhor".
- Capítulo 3, versículos 13-16
  • "Ó coríntios, acabamos de vos falar com toda a franqueza. O nosso coração está todo ele aberto. Não é estreito o lugar que nele ocupais. Estreito, isso sim, é vosso íntimo. Correspondei-me com igual ternura. Falo como a meus filhos: também vós outros abri largamente os vossos corações".
- Capítulo 6, versículos 11-13
  • "O que faço, continuarei a fazer, para cortar pela raiz todo pretexto àqueles que procuram algum pretexto para se envaidecerem e se afirmarem iguais a nós. Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras".
- Capítulo 11, versículos 12-15

Epístola aos Gálatas[editar]

  • "Certamente ouvistes falar de como outrora eu vivia no judaísmo, com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a assolava; avantajava-me no judaísmo a muitos dos meus companheiros de idade e nação, extremamente zeloso das tradições de meus pais".
- Capítulo 1, versículos 13-14
  • "Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa".
- Capítulo 3, versículos 27-29

Epístola aos Efésios[editar]

  • "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo".
- Capítulo 4, versículos 4-5
  • "Cada um de nós recebeu a graça na medida do dom de Cristo. Por isso se diz: Subindo ao alto levava cativos e repartiu dons aos homens. Que significa `subiu`, senão que desceu às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima dos céus para plenificar o universo".
- Capítulo 4, versículos 7-10
  • "Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente".
- Capítulo 5, versículos 10-11

Epístola aos Filipenses[editar]

  • "Trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência".
- Capítulo 2, versículo 12

Primeira Epístola aos Tessalonicenses[editar]

  • "O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!"
- Capítulo 5, versículo 23

Segunda Epístola aos Tessalonicenses[editar]

  • "Irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito".
- Capítulo 2, versículo 15

Epístola aos Hebreus[editar]

  • "Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor".
- Capítulo 12, versículo 14