Atos dos Apóstolos

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Atos dos Apóstolos
Atos dos Apóstolos
Atos dos Apóstolos
Atos dos Apóstolos em outros projetos:

Atos dos Apóstolos é o quinto livro do Novo Testamento, composto de 28 capítulos.


  • "Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder".
- Atos dos Apóstolos 1:7
  • "Elevou-se à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. Como estivessem olhando para o céu, quando ele ia subindo, eis que se apresentaram junto deles dois personagens vestidos de branco, os quais lhes disseram: «Homens da Galileia, por que estais aí parados olhando para o céu? Esse Jesus que, separando-se de vós, foi arrebatado ao céu, virá do mesmo modo que o viste ir para o céu»."
- Atos dos Apóstolos 1:9-11
  • "Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".
- Atos dos Apóstolos 2:1-4
  • "Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios".
- São Pedro aos israelitas
- Atos dos Apóstolos 2:22-23
  • "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações".
- Atos dos Apóstolos 2:42
  • "De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em macas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados".
- Atos dos Apóstolos 5:15, 16
  • "O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro".
- São Pedro aos judeus
- Atos dos Apóstolos 5:30
  • "Aceitastes a tenda de Moloc e a estrela do vosso deus Renfão, figuras que vós fizestes para adorá-las! Assim eu vos deportarei para além da Babilônia".
- Atos dos Apóstolos 7:43
  • "Homens de dura cerviz, e de corações e ouvidos incircuncisos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procederam os vossos pais, assim procedeis vós também! A qual dos profetas não perseguiram os vossos pais? Mataram os que prediziam a vinda do Justo, do qual vós agora tendes sido traidores e homicidas".
- São Estêvão aos judeus
- Atos dos Apóstolos 7:51-52
  • "Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías e perguntou-lhe: «Porventura entendes o que estás lendo?» Respondeu-lhe: «Como é que posso, se não há alguém que me explique?» E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele".
- Atos dos Apóstolos 8:30-31
  • "Então, como sentisse fome, quis comer. Mas, enquanto lho preparavam, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e descer uma coisa parecida com uma grande toalha que baixava do céu à terra, segura pelas quatro pontas. Nela havia de todos os quadrúpedes, dos répteis da terra e das aves do céu. Uma voz lhe falou: «Levanta-te, Pedro! Mata e come». Disse Pedro: «De modo algum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma profana e impura». Esta voz lhe falou pela segunda vez: «O que Deus purificou não chames tu de impuro»".
- Atos dos Apóstolos 10:10-15
  • "De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus".
- Atos dos Apóstolos 12:5
  • "E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o Meu coração, que executará a Minha vontade".
- Atos dos Apóstolos 13:22
  • "Depois que a assembleia terminou, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais com muitas palavras os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus. Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava. Então, Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: «Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a Palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos»".
- Atos dos Apóstolos 13:43-46
  • "Os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território".
- Atos dos Apóstolos 13:50
  • "Irmãos, sabeis que Deus, há muito tempo, me escolheu entre vós para que da minha boca ouvissem os gentios a palavra do Evangelho e abraçassem a fé".
- São Pedro dirigindo-se aos apóstolos e aos presbíteros de Jerusalém
- Atos dos Apóstolos 15:7
  • "Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos".
- Atos dos Apóstolos 19:11-12
  • "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite".
- Atos dos Apóstolos 20:7
  • "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue".
- Atos dos Apóstolos 20:28
  • "Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!"
- Ato dos Apóstolos 20:35
  • "E, clamando eles, e arrojando de si as vestes, e lançando pó para o ar, o tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele. E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado? E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano".
- Atos dos Apóstolos 22:23-26