Saltar para o conteúdo

São Pedro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
São Pedro
São Pedro
São Pedro
Wikipédia
Wikimedia Commons

São Pedro ou São Pedro Apóstolo, em hebraico כיפא, em grego koiné Πέτρος, Petros, em copta Ⲡⲉⲧⲣⲟⲥ, Petros, em latim Petrus (Betsaida, Galileia, séc. I — Roma, ca. 67 D.C.) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.


Atos dos Apóstolos[editar]

  • "Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios".
- Capítulo 2, versículos 22-23
  • "O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro".
- Dirigindo-se aos judeus
- Capítulo 5, versículo 30

Primeira epístola[editar]

  • "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações".
- Capítulo 1, versículo 15
  • "Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação. Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós. Por ele tendes fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos e glorificou, a fim de que vossa fé e vossa esperança se fixem em Deus. Em obediência à verdade, ten­des purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração. Pois fostes regenerados não de uma semente corruptível, mas pela Palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna".
- Capítulo 1, versículos 17-23
  • "Vós, porém, sois uma raça escolhi­da, um sacer­dócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa. Vós que outrora não éreis seu povo, mas agora sois povo de Deus; vós que outrora não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia".
- Capítulo 2, versículos 9-10
  • "Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres".
- Capítulo 3, versículo 1
  • "Se for vontade de Deus, melhor é sofrer por fazer o bem do que sofrer por fazer o mal. Porque Cristo morreu uma vez por vossos pecados, o justo pelos injustos, para vos conduzir a Deus: sofreu a morte no corpo, ressuscitou pelo Espírito e assim foi proclamar também para as almas encarceradas: para aqueles que outrora não acreditavam, quando a paciência de Deus contemporizava e Noé fabricava a arca, na qual poucos — oito pessoas — se salvaram atravessando a água. Para vós é símbolo do batismo que agora vos salva, o qual não consiste em lavar a sujeira do corpo, mas em comprometer-se diante de Deus com uma consciência limpa; pela ressurreição de Jesus Cristo que subiu ao céu e está sentado à direita de Deus, e lhe foram submetidos os anjos, potestades e dominações".
- Capítulo 3, versículos 17-22
  • "Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre!"
- Capítulo 4, versículos 10-11

Segunda epístola[editar]

  • "Deveis saber, antes de tudo, que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Ao contrário, foi sob o impulso do Espírito Santo que alguns falaram da parte de Deus".
- Capítulo 1, versículos 20-21
  • "Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nesses assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras. Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro desses homens ímpios".
- Capítulo 3, versículos 15-17