Mulheres pilotos de automóvel
Aspeto
Esta página do Wikiquote não possui um equivalente na Wikipédia lusófona de acordo com o Wikidata. Apesar de haver casos de exceção, trata-se de um indício de que esta biografia ou tema não possui relevância enciclopédica e possivelmente nem no Wikiquote. Note que haver interwikis em outras línguas não é garantia de relevância. É desejável verificar se esta biografia ou tema deve ser (re)criada na Wikipédia lusófona ou então apagada aqui no Wikiquote. Após solucionar o problema, remova esta tag. |
As Mulheres pilotos de automóvel são mulheres que guiam carros de corrida. De um modo geral, o automobilismo é um esporte masculinizado e raramente mulheres tem sucesso nesse meio. É comum também que sejam vítimas de algum tipo de preconceito.
Citações por pessoa
[editar]Bernie Ecclestone
[editar]- “Não me interessa quem pilota. Só acho que seria que seria fantástico ter uma mulher negra e judia na Fórmula 1”
- - Fonte: Abril.[1]
- “Os americanos adoram ver as mulheres correndo. A aceitação no Brasil também está melhorando, mas ainda existe um pouco de preconceito, aquela coisa de latino, de macho…Na minha carreira no Brasil senti um pouco de preconceito, mesmo conseguindo bons resultados. Até perdi campeonatos por causa de batidas propositais”
- - Fonte: Diário do Nordeste.[2]
- “Prefiro correr no meio dos homens, que são mais loucos e arrojados. Vencendo eles, eu me sinto superior”
- - Fonte: Car Sale - UOL[3]
- “Acho que sou, definitivamente, apenas parte de uma onda de mulheres que fazem coisas diferentes, fora do mundo normal. Isso só mostra que podemos fazer qualquer coisa. Atualmente, há muito mais equilíbrio entre os sexos do que nunca. Sou parte de algo muito maior.”
- - Respondendo à pergunta: Sua vitória em Motegi foi muito importante para sua carreira. Mas o que você acha que ela significou para as mulheres?
- - Fonte: GLOBOESPORTE.COM.[4]
- “Acho que o fato de eu ser mulher não será esquecido. Ser feminina e fazer ensaios de fotos sempre atrairão críticas. Acho que isso faz parte: quanto mais você é popular, mais notícias você vai gerar, sejam elas boas ou ruins.”
- - Respondendo à pergunta: Agora você acha que a imprensa vai dar mais atenção à sua habilidade?
- - Fonte: GLOBOESPORTE.COM.[4]
- “Mas, em carros de F1 eu não vejo isso (sucesso feminino) acontecendo. Por causa da grande Força G que existe nas curvas rápidas…Além disso, durante uma semana por mês você não vai ficar querer ficar perto delas num autódromo. Ou vai? Uma garota com peitos grandes nunca ficará confortável dentro do carro. E os mecânicos não irão se concentrar. Você consegue imaginá-los apertando o cinto de segurança dela”
- - Ao ser questionado sobre o sucesso de mulheres em categorias de base e a possibilidade de haver mulheres na Fórmula 1.
- - Fonte: UOL Esportes, data 26/10/2005.[5]
- “Não vejo razão para mudar de opinião. Quando você vê gente dirigindo como malucos na estrada, quase sempre são homens. Isso acontece porque as mulheres pensam logicamente demais para acelerar um carro de Fórmula 1”
- - Ao ser questionado sobre ser contrário à entrada mulheres na Fórmula 1.
- - Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Data: Quinta-feira, 18/05/2006.[6]
- “Para ser honesta, não penso muito no fato de ser uma mulher num esporte em que predominam homens. Acho que isso até me ajudou por vezes, apesar de concordar que é difícil às pessoas acreditarem em mim como piloto”
- - Fonte: Terra Esportes. Publicado em 17 de dezembro de 2008.[7]
- “Não sou um símbolo sexual. Não quero mostrar isso. Seguramente sou uma mulher em um mundo dominado por homens, mas não quero posar de biquíni em cima do carro. Estou aqui porque trabalhei muito, não por ter exibido meu corpo.”
- - Ao ser perguntada sobre as comparações com Danica Patrick.
- - Fonte: Entrevista ao site swissinfo.ch, de 29 de Maio de 2009.[8]
Richard Branson
[editar]- “Teríamos adorado ter algumas mulheres como pilotos, fizemos uma pesquisa séria em todo o mundo. A F1 é um desporto físico e exaustivo e parece que não há, ainda, uma mulher piloto que o possa fazer”
- - O dono da equipe Virgin, afirma que queria uma mulher como piloto na temporada de 2010, entretanto não encontrou uma capaz de guiar um F1.
- - Fonte: AutoPortal.[9]
- “Não acho que sejamos diferentes, somos apenas mais um competidor. Quando você está de capacete, todos ficam iguais e você simplesmente compete tentando ser a melhor.”
- “Não. Acho que se você é uma mulher pilotando e está na pista, você é considerada simplesmente um piloto.”
- - Em resposta à pergunta “Você acha que mulheres que pilotam sofrem com algum tipo de rejeição, preconceito ou comportamento machista de pilotos homens?”
- - Fonte: Terra.[11]
Automobilismo | Basquete | Boxe | Futebol |
Jiu-Jitsu | Natação | Voleibol | Xadrez |
Referências
- ↑ France Presse (29 de Abril de 2009). «Ecclestone queria ter piloto negra e judia para animar a F1». Abril
- ↑ Da Redação (10 de março de 2010). «Prova contará com 4 mulheres». Diário do Nordeste
- ↑ UOL - Car Sale - Mulher ao Volante - Elas querem desafiar os "machões"
- ↑ 4,0 4,1 Rafael Lopes (22 de Maio de 2008). «Danica: 'Sou parte de algo muito maior'». globoesporte.com
- ↑ Da Redação (26 de Outubro de 2005). «Jenson Button defende o machismo de que mulheres não podem correr». Correio do Brasil
- ↑ GLOBOESPORTE.COM (18 de maio de 2005). «Webber não quer mulheres na F-1». GLOBOESPORTE.COM
- ↑ Da Redação (17 de dezembro de 2008). «Fórmula 2 terá mulher entre os pilotos em 2009». Terra
- ↑ Simon Bradley (29 de maio de 2009). «Suíça é a única mulher na Fórmula 2». SwissInfo.ch
- ↑ Da Redação (17 de dezembro de 2009). «F1: Virgin Racing queria uma mulher ao volante». Auto Portal
- ↑ Bruno Ceccon (30 de abril de 2011). «Fã de Schumacher, suíça de 22 anos sonha com F-1 e pede torcida brasileira». Gazeta Esportiva
- ↑ Emanuel Colombari (28 de abril de 2011). «Suíça afasta estereótipo e volta a SP em busca de sucesso». Terra