Igualdade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Igualdade é a inexistência de diferenças entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, idéias, conceitos ou quaisquer coisas que se comparem.


  • "Não existe na natureza uma igualdade de direito, e jamais uma igualdade de fato".
- Il n'y a dans la nature qu'une égalité de droit, et jamais une égalité de fait.
- Guilherme Thomas François Raynal; "Histoire philosophique et politique des établissemens et du commerce des Européens dans les deux Indes", Tomo 9, página 95; Por Raynal (Guillaume-Thomas-François), Antoine Jay; Publicado por A. Costes, 1820
- Démocratie et socialisme n'ont rien en commun sauf un mot, l'égalité. Mais pendant que la démocratie cherche l'égalité dans la liberté, le socialisme cherche l'égalité dans la restriction et la servitude.
- Alexis de Tocqueville como citado em Commentaire, Edições 115-116 - página 801, Editora Julliard., 2006
  • "A sociedade que coloca a igualdade à frente da liberdade irá terminar sem igualdade e liberdade".
- Milton Friedman; From Created Equal, the last of the Free to Choose television series (1990, Volume 5 transcript)[1].
  • "É preciso que compreenda que não existe liberdade sem igualdade e que a realização da maior liberdade na mais perfeita igualdade de direito e de fato, política, econômica e social ao mesmo tempo, é a justiça."
- Mikhail Bakunin
  • "A bomba atômica é fundamental. Não para jogar em ninguém, mas para sermos respeitados. É o que em geopolítica se chama dissuasão estratégica. Isto quer dizer, deixem-nos em paz. Quando se tem a bomba atômica senta-se para conversar em condições de igualdade. O mesmo acontece com as Forças Armadas. Se eleito, irei triplicar o seu efetivo. Elas são o braço armado do povo."
- Enéas Carneiro; entrevista à Revista Isto É, no dia 13/05/98.
  • "Não me deterei diante de nada, seguirei o caminho até o fim, farei todo o esforço possível. conversarei com amigos e com inimigos também, para apoiar a causa do Líbano e de seu povo - a causa da paz, da tolerância e da igualdade entre os homens".
- Amin Gemayel; Os Gemayel, Coleção Os Grandes Líderes - Nova Cultural
  • O Deus da parecença / que nos costura em igualdade / que nos papel-carboniza / em sentimento / que nos pluraliza / que nos banaliza / por baixo e por dentro, / foi este Deus que deu / destino aos meus versos.
- Elisa Lucinda in: O POEMA DO SEMELHANTE in: 50 poemas escolhidos pelo autor - página 19, Volume 14 de Coleção "50 poemas escolhidos pelo autor", Edições Galo Branco, 2004, ISBN 8586276669, 9788586276668, 122 páginas
  • "Igualdade é o reconhecimento público, efetivamente expresso em instituições e modos, do princípio de que um grau igual de atenção é devido às necessidades de todos os seres humanos."
- Simone Weil
  • "Se a igualdade entre os homens- que busco e desejo- for o desrespeito ao ser humano, fugirei dela."
- Graciliano Ramos
  • "As feministas foram marginalizadas nos Estados Unidos por causa dos excessos dos anos 80 e início dos 90. A visão é negativa, de estridência e extremismo. É uma situação desconcertante, mas é culpa das próprias líderes feministas. Elas ficaram obcecadas com aborto e assédio sexual e negligenciaram assuntos muito mais importantes que afetam as mulheres no mundo. Eu acredito em igualdade de oportunidade: os obstáculos para o avanço devem ser removidos, mas sem proteções especiais."
- Camille Paglia; Entrevista para a Folha de S.Paulo - 27.3.06
  • "Onde houver igualdade não pode haver felicidade."
- Marquês de Sade
  • "Os amigos têm tudo em comum. A amizade é a igualdade."
- Pitágoras
  • "No meu dicionário, 'socialista' é o cara que alardeia intenções e dispensa resultados, adora ser generoso com o dinheiro alheio, e prega igualdade social, mas se considera mais igual que os outros..."
- "Na virada do milênio", ‎Página 180, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Igualdade.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: igualdade