Estética

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objecto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.



- l´émotion esthétique met l’homme dans un état favorable à la réception de l’émotion érotique.
- Le chemin de velours: nouvelles dissociations d'idées‎ - Página 145, de Remy de Gourmont - Publicado por Mercvre de France, 1928 - 321 páginas
  • "Stephen King é literatura de terceira categoria. Se acreditam que existe em sua obra algum valor literário, realização estética ou sinal de inteligência humana criativa, estão dando o testemunho da própria imbecilidade."
- Harold Bloom, crítico literário, desqualificando o autor de suspense que acabava de ser premiado pela National Book Foundation; como citado em Revista Veja, Edição 1821 . 24 de setembro de 2003.
  • "Eu não sou muito teórica. Tudo o que faço não está muito ligado à estética".
- Mira Schendel em entrevista à Revista Veja, em junho de 1981
  • A veneração dos egípcios pelos gatos não era nem tola nem infantil. Por meio do gato, o Egito definiu e refinou sua complexa estética.
- Camille Paglia; "Personas Sexuais" pg. 70/72
- l’Ethique est l’Esthétique du dedans
- Le Livre de mon bord, de Pierre Reverdy, 1948, p. 154
  • A ideia de que o romance atingiu o seu esgotamento literário, por não possibilitar o progresso na conquista do ser, originou na literatura contemporânea o sentimento firme e inevitável da morte do romance. De facto, o romance, que ainda perdura no nosso século, insiste na falta de inovação estética ao limitar-se à verosimilhança do humano, impedindo a própria progressão na sucessão das descobertas do ser.
- Carlos Vaz; In: Diários de um Real-Não-Existente
  • "A restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dupla polaridade estética e histórica, com vistas a sua transmissão ao futuro."
- Cesare Brandi, citado em "Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo: reflexões sobre a sua preservação"‎ - Página 205, de Beatriz Mugayar Kühl - Atelie Editorial, 1998, ISBN 8585851651, 9788585851651 - 436 páginas
  • "A nova geração tem de descobrir qual é o seu dinossauro Todos os países têm o seu dinossauro. Os franceses têm o Johnny Halliday, os espanhóis o Miguel Rios. Ambos são uma porcaria ao pé de mim. Sou infinitamente melhor do que eles e tenho uma melhor estética."
- José Cid in Pública, 2003


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Estética.


Commons-logo.svg
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Estética.