Dogma

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Igreja de Nossa Senhora da Glória no Rio de Janeiro : Escadaria : Placa memorial das celebrações pela Proclamação do Dogma da Assunção de Maria

Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. O termo deriva do grego δόγμα, que significa "o que parece uma opinião ou crença" ou senão da palavra δοκέω (dokeo) que significa "a pensar, supor, imaginar".



  • “Não se pode ensinar a um velho dogma novos truques.”
- You can't teach an old dogma new tricks .
- Dorothy Parker citada em Western water shortage? - página 92, Roy Nels Vernström, Kish J. Sharma - Nero and Associates, 1984 - 114 páginas
  • "Os estudantes estão sendo doutrinados pelo dogma do relativismo e do niilismo por professores pós-estruturalistas ou pós-construtivistas que parecem não ter valores ou paixão real pelo aprendizado. Por exemplo, Michel Foucault considerou "Esperando Godot", de Samuel Beckett, uma influência marcante na geração de pensadores da França pós-guerra. Eu sempre desprezei Godot pelo pessimismo reacionário e visão neurótica da fragmentação da cultura. A grande forma de arte da minha geração foi o rock, música empática, emocional, sensorial e conduzida pelos ritmos sublimes da natureza."
- Camille Paglia in: Entrevista para a Folha de S.Paulo - 27.3.06
  • "Não devemos perder de vista que a religião era uma das melhores armas nas mãos de nossos tiranos, um de seus dogmas primordiais era: 'Dai a César o que é de César'. Mas nós derrubamos César do trono e não queremos dar-lhe mais nada."
- Ne perdons pas de vue que cette puérile religion était une des meilleures armes aux mains de nos tyrans : un de ses premiers dogmes était de rendre à César ce qui appartient à César ; mais nous avons détrôné César et nous ne voulons plus rien lui rendre.
- Marquês de Sade; Français, encore un effort si vous voulez être républicains, La religion in: La Philosophie dans le boudoir (1795)
  • "... a pobreza da língua nos primeiros tempos, o gosto por frases curtas e concisas, retoricamente eficientes, a consideração pelos ânimos cultos e ingênuos dos ouvintes levaram e seduziram os fundadores de religiões a verbalizar na forma linguística do dogma o que eles próprios entendiam como ficções conscientes. De acordo com a lei do "deslocamento de ideias"... a ficção consciente do mestre vira em seguida inconscientemente dogma para o discípulo."
- Hans Vaihinger in: A Filosofia do como se (1911) - Parte II
  • “Com cada nova descoberta da química, da física, da biologia, das ciências antropológicas, da aplicação prática de princípios sólidos, o dogma colapsa. É uma parte daquele velho edifício da religião que desmorona e cai em ruínas.”
- Benito Mussolini in: Deus não existe — 1904.
- Ulysses Guimarães In: discurso proferido em 18 de junho de 1967
  • "Da velha confusão de teorias médicas, da grande época obscura do empirismo, como um dogma da ciência de então, uma forma errónea e cheia de preconceito, como se fora um mandado religioso e por isso mesmo eivado de má fé, surgiu com esta frase perturbante: O homem é omnívoro. Como à boca se pode levar tudo que se queira, daí resultou essa monstruosidade deturpante da humanidade!"
- Amílcar de Sousa, O homem é frugívoro, em O Vegetariano, volume I, Sociedade Vegetariana Editora, Porto, 4ª edição 1912, p. 45.


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Dogma.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: dogma