Cegueira

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Cegueira é a falta do sentido da visão.



  • "Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio".
- Lya Luft no artigo "As elites e o povão" in Revista Veja, Edição 1940 . 25 de janeiro de 2006
  • Não tenham medo de ser patetas. Lembrem-se, não podem ser jovens e sensatos ao mesmo tempo. Os jovens que fingem conhecer como o mundo funciona são, na sua maioria, cínicos. O cinismo disfarça-se de conhecimento, mas não podia estar mais longe disso. Porque os cínicos não aprendem nada. Porque o cinismo é uma cegueira imposta pelas próprias pessoas, uma rejeição do mundo porque temos medo que ele nos magoe ou desaponte. Os cínicos dizem sempre que não, mas dizer sim inicia as coisas. Dizer sim é deixar as coisas crescer. Dizer sim leva ao conhecimento. O "Sim" é para os jovens. Por isso, até vos acabarem as forças, digam sim.
- Stephen Colbert in: Discurso de iniciação na Universidade de Knox (3 de Junho de 2006)
  • "O desamparo e necessidade espiritual que aqui se padece é verdadeiramente extremo; porque os gentios e os cristãos todos vivem quase igual cegueira, por falta de cultura e doutrina, não havendo quem catequize nem administre sacramentos; havendo, porém quem cative e quem tiranize, e, o que é pior, quem o aprove; com que portugueses e índios todos se vão ao inferno."
- Padre Antônio Vieira in: Carta ao Príncipe Teodósio, logo após chegar ao Maranhão em 1653; como citado in: Os Jesuítas no Maranhão e Grão-Pará Seiscentista: Uma Análise Sobre os Escritos dos Protagonistas da Missão, acesso em 11 de novembro de 2016.
- No happy marriage but betwixt a blind wife and a deaf husband.
- Pítaco citado in "The complete works of Michael de Montaigne: comprising the essays (translated by Cotton), the letters, the journey into Germany and Italy : now first translated : a life, by the editor : notes from all the commentators : the critical opinions of eminent authors on Montaigne" - 402, Michel de Montaigne, William Hazlitt - J. Templeman, 1842 - 660 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Cegueira.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: cegueira


O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Cegueira.