Angústia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.


- The beauty of the world, which is so soon to perish, has two edges , one of laughter, one of anguish, cutting the heart asunder.
- A room of one's own - página 17, Virginia Woolf, Editora Harcourt, Brace & World, 1957, ISBN 0156787326, 9780156787321, 117 páginas
  • "O existencialista declara freqüentemente que o homem é angústia. Tal afirmação significa o seguinte: o homem que se engaja e que se dá conta de que ele não é apenas aquele que escolheu ser, mas também um legislador que escolhe simultaneamente a si mesmo e a humanidade inteira, não consegue escapar ao sentimento de sua total e profunda responsabilidade."
- Jean-Paul Sartre; O existencialismo é humanismo
- Criminal Minds; The Popular Kids [1.10]
- Criminal Minds; 3ª temporada, 3x02 - In birth and Death
  • "Quando a aflição aperta, quando o corpo se nos desmanda de dor e angústia, então é que se vê o animalzinho que somos."
- José Saramago; Ensaio sobre a Cegueira
- Avaliação publicada no Le National, de Paris; Fonte: 22º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
  • "Tenho o corpo varado de angústias / e não encontro posição de repouso. / Porque aos de minha geração / foi dado existir numa cama de pregos, / entre o espasmo e o grito, / antes da primeira frase se fazer orvalho / contra as paredes da cela. / Não há possibilidade de fuga / para nosso instinto."
- Eduardo Alves da Costa in "A Cama de Pregos"; "No caminho, com Maiakóvski: poesia reunida", Eduardo Alves da Costa, Geração Editorial, 2003.
- Clarice Lispector; A paixão segundo G.H.
  • “A calma que resultava de minhas angústias findas dava-me uma alegria extraordinária, não menos que a espera, a sede e o medo do perigo.”
- Marcel Proust; No caminho de Swann
  • A minha alma não se angustia apenas, a minha alma sangra. As dores morais transformam-se-me em verdadeiras dores físicas, em dores horríveis, que eu sinto materialmente - não no meu corpo, mas no meu espírito.
- Mário de Sá-Carneiro; A confissão de Lúcio
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Angústia.