Fome

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
há pessoas que para contornar sua fome recorrem aos lixões para recolher restos de comida

Fome é o nome que se dá à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. O termo comumente é usado mais amplamente referir a casos de malnutrição ou privação de comida entre as populações, normalmente devido a pobreza, conflitos políticos ou instabilidade, ou condições agrícolas adversas. Em casos crônicos, pode levar a um mal desenvolvimento e funcionamento do organismo.


  • "Nenhum homem pode ser patriota de estômago vazio."
- No man can be a patriot on an empty stomach.
- "Brann, the iconoclast: a collection of the writings of W.C. Brann in two volumes with biography by J.D. Shaw", Volume 1‎ - Página 82, William Cowper Brann, J. D. Shaw - Press of Hill-Kellner-Frost, 1905
- Cícero
  • "O homem só é genial aos vinte anos de idade. E quando tem fome".
- Josué de Castro
  • "Mandaram uma camisa do Fome Zero para o Cruzeiro quando eu era o técnico. Eu não botei a camisa porque o Brasil não precisa de Fome Zero, precisa de emprego."
- Vanderlei Luxemburgo
  • "Morre-se mais de indignação do que de fome nos Estados Unidos".
- John Kenneth Galbraith
  • "Não conheço nenhum colégio em que o tema da fome, que a cada dia mata a mais gente do que todas as guerras juntas do planeta, figure em seu programa. Não existe nenhum tipo de curso em que o problema da fome seja analisado, seja discutido, em que se examinem suas raízes e os meios de acabar com ela".
- Mino Carta
"A fome e a miséria terão que estar em todos os debates, palanques e comícios."
- Betinho
  • "Jogador de futebol, tem que ir na bola com a mesma disposição com que vai num prato de comida. Com fome, para estraçalhar."
- Neném Prancha
- Provérbios búlgaros
- Raduan Nassar, em "Lavoura Arcaica"
  • "Criminosos são uma pequena minoria em qualquer época ou país. E o dano que eles causaram à humanidade é infinitesimal quando comparado com os horrores-- o derramamento de sangue, as guerras, as perseguisões, as fomes, as escravizações, as destruições em grande escala-- perpetradas pelos governos da humanidade. Potencialmente, o governo é a mais perigosa ameaça aos direitos do homem: ele mantem o monopólio do uso de força física contra vítimas legalmente desarmadas. Quando irrestrito e ilimitado pelos direitos individuais, um governo é o mais mortal inimigo do homem".
- Criminals are a small minority in any age or country. And the harm they have done to mankind is infinitesimal when compared to the horrors-the bloodshed, the wars, the persecutions, the confiscations, the famines, the enslavements, the wholesale destructions-perpetrated by mankind’s governments. Potentially, a government is the most dangerous threat to man’s rights: it holds a legal monopoly on the use of physical force against legally disarmed victims. When unlimited and unrestricted by individual rights, a government is men’s deadliest enemy.
- The virtue of selfishness: a new concept of egoism‎ - Página 115, de Ayn Rand, Nathaniel Branden - Publicado por Signet/New American Library, 1964, ISBN 0451163931, 9780451163936 - 173 páginas
  • "A fome latina não é somente um sintoma alarmante: é o nervo da própria sociedade."
- Glauber Rocha
  • "Os capitalistas chamam 'liberdade' a dos ricos de enriquecer e a dos operá-rios para morrer de fome. Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra dela pelos ricos, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública."
- Vladimir Lenin
  • "Vivemos por nosso público. Se não for assim morremos de fome."
- Slash, Guns N'Roses
  • "O LSD abriu meus olhos. Se somente usamos uma décima parte de nosso cérebro, imagine o que podemos conseguir usando o resto. Se os políticos usassem LSD, não haveriam mais guerras, pobreza e fome."
- Paul McCartney, músico inglés.
  • "O brasileiro não pode se contentar com 100 reais para matar a fome. Este é um país onde há riqueza para todo lado: no campo, nas cidades, na indústria. Nossos recursos são incomparavelmente maiores que de outros países onde os resultados têm sido muito melhores. O Brasil é vítima de um paradoxo. Possui uma natureza maravilhosa e um povo gerador de uma classe dirigente inculta, rapinante e atrabiliária. Nosso problema continua a ser de gestão. E de educação. Um povo de cabeça erguida, como só a educação produz, não se contenta com migalhas."
- Thales Guaracy
  • "Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar."
- Bíblia: Mateus 25:35-6
  • Quando a fome aperta, a vergonha afrouxa... "
- El Chavo del Ocho
  • "O que é excesso para uns é fome para outros. Alguns desperdiçam alimentos finos porque não têm como digeri-los: Não nasceram para ocupações elevadas e não estão acostumados a elas."
- Baltasar Gracián
  • "Má conselheira é a fome, especialmente para a multidão, em cujo seio há muitos instintos bons, muitas tendências nobres, muitos impulsos desinteressados, mas há também as paixões da ignorância, da indigência, da força. Quando, portanto, a necessidade, que, creio eu, desde que o mundo é mundo, não tem lei, lhe estiver surdamente despertando n'alma esses sentimentos cegos, importa reagir, com certa prudência, no sentido oposto, avivando-lhe esses sentimentos contrários, de abnegação, de paciência, de esperança, de altivez, de fé no trabalho, de ódio à injustiça, tão profundos no povo, mas tantas vezes entibiados, e, entretanto, tão necessários, tão salvadores nesses tempos de provação. [...]"
- "Obras completas de Rui Barbosa" - Página 47, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério de Educação e Saúde, 1942
  • "Uma política de Estado, onde alguns indivíduos têm milhões de rendimento enquanto outros morrem de fome, poderá subsistir quando a religião deixa de lá estar com as suas esperanças noutro mundo, para explicar o sacrifício?"
- Un état politique où des individus ont des millions de revenu, tandis que d'autres individus meurent de faim, peut-il subsister quand la religion n"est plus là avec ses espérances hors de ce monde pour expliquer le sacrifice?
- Mémoires d'outre-tombe, Volume 1‎ - Página 742, François-René Chateaubriand - Librairie polytechnique espagnole et étrangère de Thomas Gorchs, 1850 - 155 páginas - (vide wikisource)
  • "...De um lado, milhões de camponese mortos de fome, com os seus corpos normalmente inchados por falta de comida; do outro lado, soldados, membros do OGPU que executavam as instruções da ditadura do proletariado. Percorreram o país como uma nuvem de gafanhotos e levaram tudo o que havia de comestível; fuzilaram ou exilaram milhares de camponeses, por vezes, aldeias inteiras; transformaram algumas das terras mais férteis do mundo num melancólico deserto."
- Malcolm Muggeridge (correspondente britânico). "War on the Peasants", Fortnightly Review, 1 de Maio de 1933.
  • "É preferível morrer pelo fogo, em combate, que em casa, pela fome."
- Furacão sôbre Cuba: Em apêndice: Trata-se du uma revolução - página 146, Jean-Paul Sartre, Editôra do Autor, 1961
(variação) "A fome é o melhor condimento." (Portugal)
- Provérbios portugueses
  • Cibi condimentum est fames
Tradução: "A fome é condimento para qualquer refeição."
- Provérbios latinos
  • Auri sacra fames.
Tradução: "A amaldiçoada fome por ouro."
- Sêneca - Provérbios latinos
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Fome.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: fome