Amazônia
Aspeto
Amazônia é uma região localizada na América do Sul, também conhecida como Floresta Equatorial Amazônica ou Hiléia Amazônica. Engloba o rio Amazonas e todos os seus afluentes. Além disso, passa por nove países: Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa e Brasil, estando 60% de sua cobertura localizada no território brasileiro. A Amazônia Brasileira engloba os estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão e Pará.
- "Todo mundo culpa o Brasil pelo desmatamento da Amazônia".
- - Mick Jagger, cantor norte-americano e vocalista da banda Rolling Stones no programa Superpop da RedeTV do dia 22 de fevereiro de 2006.
- "Para um biólogo, a Amazônia é a coisa mais importante que pode acontecer. Você tem um desafio atrás do outro."
- - Warwick Estevam Kerr, geneticista, engenheiro agrônomo e entolomologista brasileiro no Jornal da Unicamp, 19 á 26 de Dezembro de 2005, p. 3.
- "Importante a união de todos os estados amazônicos para que a nossa região mereça o respeito e a atenção no cenário nacional e não se mantenha isolada das possibilidades de desenvolvimento."
- - Domingos Juvenil, político brasileiro [1].
- "Essa talvez seja a principal característica da temporalidade e espacialidade amazônicas, a espera. O espaço-tempo na Amazônia na perspectiva da sociedade nacional e da elite local é sempre inacabado, é o que nunca chega ao ponto transitório. Aqui se está sempre à espera das migalhas que se possam vir dos de fora. (...) A tentativa de retomada da economia da borracha se enquadra nesta perspectiva, pois três décadas de crise não contribuíram em nada para a busca de alternativas perenes para a Amazônia. Foi mais fácil esperar."
- - José Aldemir de Oliveira, geógrafo brasileiro in:_________. Manaus de 1920 - 1967: A cidade doce e dura em excesso. Manaus: Editora Valer/ Governo do Estado/ Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2003. pg. 53.
- "Sem este objetivo firme e permanente [de conhecer o interior inóspito] (...), a Amazônia, mais cedo ou mais tarde, se destacará do Brasil, naturalmente e irresistivelmente, como se despega um mundo de uma nebulosa — pela expansão centrífuga do seu próprio movimento."
- - Euclides da Cunha, escritor brasileiro em Contrastes e Confrontos (1907).
- "A floresta esconde todos os símbolos."
- -Álvaro Maia, escritor e político amazonense; citado em "Princesa do Madeira: os festejos entre populações ribeirinhas de Humaitá-AM" - página 49, MARIA TERESINHA CORREA, Editora Humanitas, 2008, ISBN 857732088X, 9788577320882, 249 páginas.
- "Na realidade, a Amazônia foi reinventada pelo Brasil, que propôs para ela a sua própria imagem."
- -Márcio Souza, escritor amazonense. In: _________. A Expressão Amazonense. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2003. p. 13.
- "As potencialidades imaginárias que os autores de ficção pensam existir na Amazônia ainda guardam o vigor dos tempos primeiros dos navegadores de águas turvas e cristalinas do rio das Amazonas e de seus tributários no bordado de suas estradas líquidas."
- - Neide Gondim, escritora amazonense. In: _________. A Invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994. p. 271.
- "Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar, tem o Atlântico, tem vista pro mar. A Amazônia é o jardim do quintal e o dólar deles paga o nosso mingau."
- -Raul Seixas, cantor brasileiro na música Aluga-se
- "A população rural tem sido e continua ser a grande enteada da Amazônia: na enchente é perseguida pela água; na vazante tem cortadas, nos altos rios, as limitadas comunicações."
- - Djalma Batista, médico e intelectual acreano. Complexo da Amazônia - Análise do Processo de Desenvolvimento, Djalma Batista. 2 ed. Manaus: Editora Valer, EDUA e INPA, 2007, p. 115.
- "Mas a verdade é que na Amazônia o homem foi sempre desviado para a floresta, tal como os próprios aborígenes, dela e para ela vivendo... A selva prendeu-o continuamente, absorveu-lhe todo o esforço, seduziu-o desde que a conheceu e desde que começou a recolher as suas dádivas magníficas."
- - À margem do Amazonas - Página 96, Aurélio Pinheiro - Editora Universal, 1945, 190 páginas
- "Esta terra não é inferno nem paraíso, não é terra misteriosa nem paradoxal: é simplesmente uma terra lastimavelmente fraudada e saqueada."
- - José Francisco de Araújo Lima, médico e escritor amazonense em Amazônia: a Terra e o Homem (1932).
- "Uma consciência nacional que não mais aceita a permanência dos atuais desníveis regionais oferece à nossa geração a oportunidade que não podemos perder: a de enquadrar a Amazõnia, efetivamente, na vida econômica do País."
- - Speridião Faissol, recenseador brasileiro no artigo Amazônia do Panorama Regional do Brasil (1969) da Fundação IBGE.