Zé Dantas

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Zé Dantas
Zé Dantas
Zé Dantas
Zé Dantas em outros projetos:

José de Sousa Dantas Filho, mais conhecido como Zé Dantas (Carnaíba, 27 de fevereiro de 1921Rio de Janeiro, 11 de março de 1962), foi um compositor, poeta e folclorista brasileiro.


Citações[editar]

  • "Em 1947, conhecemos Luiz Gonzaga em Recife, na residência de um amigo comum, onde havia uma festa íntima. (…) A identidade da vocação artística nos dispensou apresentação, a surpreendente coincidência de motivação nos tornou amigos e a música nos fez parceiros."
- Fonte: RCA Records, 1959.[1]
  • "Eu vi dois siris jogando bola/ lá no mar/ eu vi dois siris bola jogar" – é basicamente o mesmo do citado coco: "Eu vi dois tatus jogando bola/ eu vi dois tatus bola jogar."
- Fonte:[1]
- A música foi lançada por Luiz Gonzaga em 1957.

Sobre[editar]

  • "Em 1951, ao lado de Gonzagão, Humberto Teixeira e do maestro Guio de Moraes, ele produziu para a Rádio Nacional uma série de programas intitulada No mundo do baião, que focalizava a cultura nordestina. Também conhecido como Sabiá do Pajeú, ele conquistou a simpatia dos ouvintes da emissora ao apresentar imitações de personagens sertanejos, contar casos e mostrar composições inéditas inspiradas no sertão do Nordeste."
- Fonte: [2]
- Segundo, o pesquisador e sanfoneiro pernambucano Diviol Lira.
  • "Passei a saber mais sobre a obra dele por meio do mestre Luiz Gonzaga, a quem conheci aqui no DF em 1970. Foram muitas as parcerias dos dois. Eu me inspirei muito nas letras de Zé Dantas para criar minhas composições, registradas em cinco discos e dois CDs que lancei."
- Fonte:[2]
- Segundo, o violeiro, pesquisador, produtor e apresentador do programa Acervo Origens, na Rádio Nacional FM, e do projeto Forró de Vitrola, Cacai Nunes.
  • "Ele traduziu em palavras a ambiência, a pureza e as tradições do povo nordestino, traduzidas em músicas por Luiz Gonzaga. A volta da Asa Branca, Sabiá e Vem morena são autênticos poemas. É da maior importância celebrar Zé Dantas no centenário dele."
- Fonte: [2]
- Segundo, o violeiro, pesquisador, produtor e apresentador do programa Acervo Origens, na Rádio Nacional FM, e do projeto Forró de Vitrola, Cacai Nunes.

Referências

  1. 1,0 1,1 Parceiro de Luiz Gonzaga, Zé Dantas completaria 100 anos neste sábado José Teles, Revista Continente. Publicado em 2 de agosto de 2022.
  2. 2,0 2,1 2,2 Parceiro de Luiz Gonzaga, Zé Dantas completaria 100 anos neste sábado Irlam Rocha Lima, Correio Braziliense. Publicado em 1 de agosto de 2022.

Ligações externas[editar]