Saltar para o conteúdo

Zé Dantas

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Zé Dantas
Zé Dantas
Zé Dantas
Wikipédia
Wikimedia Commons

José de Sousa Dantas Filho, mais conhecido como Zé Dantas (Carnaíba, 27 de fevereiro de 1921Rio de Janeiro, 11 de março de 1962), foi um compositor, poeta e folclorista brasileiro.


Citações[editar]

  • "Em 1947, conhecemos Luiz Gonzaga em Recife, na residência de um amigo comum, onde havia uma festa íntima. (…) A identidade da vocação artística nos dispensou apresentação, a surpreendente coincidência de motivação nos tornou amigos e a música nos fez parceiros."
- Fonte: RCA Records, 1959.[1]
  • "Eu vi dois siris jogando bola/ lá no mar/ eu vi dois siris bola jogar" – é basicamente o mesmo do citado coco: "Eu vi dois tatus jogando bola/ eu vi dois tatus bola jogar."
- Fonte:[1]
- A música foi lançada por Luiz Gonzaga em 1957.

Sobre[editar]

  • "Em 1951, ao lado de Gonzagão, Humberto Teixeira e do maestro Guio de Moraes, ele produziu para a Rádio Nacional uma série de programas intitulada No mundo do baião, que focalizava a cultura nordestina. Também conhecido como Sabiá do Pajeú, ele conquistou a simpatia dos ouvintes da emissora ao apresentar imitações de personagens sertanejos, contar casos e mostrar composições inéditas inspiradas no sertão do Nordeste."
- Fonte: [2]
- Segundo, o pesquisador e sanfoneiro pernambucano Diviol Lira.
  • "Passei a saber mais sobre a obra dele por meio do mestre Luiz Gonzaga, a quem conheci aqui no DF em 1970. Foram muitas as parcerias dos dois. Eu me inspirei muito nas letras de Zé Dantas para criar minhas composições, registradas em cinco discos e dois CDs que lancei."
- Fonte:[2]
- Segundo, o violeiro, pesquisador, produtor e apresentador do programa Acervo Origens, na Rádio Nacional FM, e do projeto Forró de Vitrola, Cacai Nunes.
  • "Ele traduziu em palavras a ambiência, a pureza e as tradições do povo nordestino, traduzidas em músicas por Luiz Gonzaga. A volta da Asa Branca, Sabiá e Vem morena são autênticos poemas. É da maior importância celebrar Zé Dantas no centenário dele."
- Fonte: [2]
- Segundo, o violeiro, pesquisador, produtor e apresentador do programa Acervo Origens, na Rádio Nacional FM, e do projeto Forró de Vitrola, Cacai Nunes.

Referências

  1. 1,0 1,1 Parceiro de Luiz Gonzaga, Zé Dantas completaria 100 anos neste sábado José Teles, Revista Continente. Publicado em 2 de agosto de 2022.
  2. 2,0 2,1 2,2 Parceiro de Luiz Gonzaga, Zé Dantas completaria 100 anos neste sábado Irlam Rocha Lima, Correio Braziliense. Publicado em 1 de agosto de 2022.

Ligações externas[editar]