Wikiquote:Tema em destaque/2019/Setembro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

2 de setembro[editar]

Bee Collecting Pollen 2004-08-14.jpg
RomanA-01.png
BELHA é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, criada em larga escala para a produção de mel.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre entre os braços da flor que elegeu".
- "Os Thibault", de Roger Martin Du Gard - traduzido por Casemiro Fernandes, Publicado por Editora Globo, 1986
  • "Aquilo que não tem utilidade para o enxame não é útil à abelha."
- Marco Aurélio; The Meditations, VI, 54
- Millôr Fernandes; Millôr definitivo: a bíblia do caos‎ - Página 10, Millôr Fernandes - L&PM Editores, 1994, ISBN 8525404349, 9788525404343 - 524 páginas


16 de setembro[editar]

Skull and Crossbones.svg
RomanV-01.png
ENENO consiste em qualquer tipo de substância tóxica, seja ela sólida, líquida ou gasosa, que possa produzir qualquer tipo de enfermidade, lesão, ou alterar as funções do organismo ao entrar em contato com um ser vivo, por reação química com as moléculas do organismo.


Citações sobre o tema[editar]

- Dosis sola facit venenum
- Paracelso, dritte defensio, 1538
- Thomas Draxe; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 82.
  • "Ai! Dessa noite o veneno / Persiste em me envenenar / Oiço apenas o silêncio / Que ficou em teu lugar / E ao menos ouves o vento / E ao menos ouves o mar."
- Amália Rodrigues na música "Abandono"