Wikiquote:Tema em destaque/2019/Novembro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

2 de novembro[editar]

EliseuVisconti-P978-Prece.jpg
RomanO-01.png
RAÇÃO é um ato religioso que visa a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração."
- Josemaria Escrivá in: Caminho, 335, como citado em Opus Dei
  • "Certos pensamentos são como orações, há momentos em que, seja qual for a posição do corpo, a alma está, sempre, de joelhos."
- De certaines pensées sont des prières. Il y a des moments où, quelle que soit l'attitude du corps, l'âme est à genoux.
- Les misérables‎ - Página 266, de Victor Hugo - Publicado por Pagnerre, 1863
  • "A salvação de muitos depende das orações e dos sacrifícios voluntários"
- Pio XII in: MYSTICI CORPORIS (1943)


17 de novembro[editar]

53-aspetti di vita quotidiana, insonnia, Taccuino Sanitatis,.jpg
RomanI-01.png
NSÔNIA é um distúrbio do sono caracterizado por dificuldades em adormecer ou manter-se adormecido durante o tempo desejado.


Citações sobre o tema[editar]

- Mário Quintana in: Caderno H, p. 376; Mario Quintana - Poesia Completa, RJ: Editora Nova Aguilar, 2005
  • "A insônia, musa de olhos arregalados, não me deixou dormir uma longa hora ou duas; as cócegas pediam-me unhas, e coçava-me com alma."
- Dom Casmurro - Capítulo LV; romance do escritor brasileiro Machado de Assis.
  • É à noite, quando talvez devêssemos estar sonhando, que a mente é mais clara, que nós estamos mais aptos a segurar nossas vidas na palma da nossa cabeça. Eu não sei se alguém ja notou a grande atração da insônia antes, mas é assim: a noite parece libertar um pouco mais da nossa vasta herança de instintos e sentimentos; como com o alvorecer, é permitido que um pouco de mel goteje entre as fatias do sanduíche, um pouco do recheio dos sonhos goteja na mente que acorda. Eu queria acreditar, como J. B. Priestley acreditava, que a consciência continua após a desincor­poração ou a morte, não para sempre, mas por um longo tempo. Setenta anos é uma fração de tempo tão miserável, quando há muito mais tempo à nossa volta. Talvez por isso alguns de nós sejamos insones: a noite é tão preciosa que seria covardia dormir por toda ela! Uma "má noite" nem sempre é uma coisa ruim.
- Brian Aldiss citado em "The Reader's digest" - Volume 131, página 229, DeWitt Wallace, Lila Bell Acheson Wallace - The Reader's Digest Association, 1987