Oração

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Prece (Eliseu Visconti, 1926).
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Oração.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: oração


Oração é um ato religioso que visa a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.



  • "Para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração."
- Josemaria Escrivá in: Caminho, 335, como citado em Opus Dei
- The only way to obtain truth and wisdom is, not In ask it from books, but to go to God in prayer anil obtain divine teaching.
- History of the Church of Jesus Christ of Latter Day Saints‎ - v.2, Página 546, de Joseph Smith, Heman Conoman Smith, Reorganized Church of Jesus Christ of Latter Day Saints, Reorganized Church of Jesus Christ of Latter Day Saints. Board of Publication - Publicado por Board of Publication of the Reorganized Church of Jesus Christ of Latter Day Saints, 1897
  • "Sou muito devota do Menino Jesus de Praga, porque alcancei muitas graças com as orações a ele. É uma novena milagre, eu sei tudo de cor: 'Oh Jesus que dissestes: Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e a porta se abrirá´".
- Tarsila do Amaral citada in Revista Veja, fevereiro de 1972.
  • "Nesta linha, se encontra a solução da questão estética da verdade: a arte é um laboratório e, na mesma medida, uma festa de possibilidades desenvolvidas, junto às alternativas experimentadas, tendo presente que tanto o desenvolvimento como o resultado, tem lugar na maneira da aparência fundada, ou seja, da pré-aparência perfeita no mundo. Na grande arte, tanto o exagero como a fabulação são claramente vistos, e mais do que nunca, como dirigidos em direção a uma consequência tendencial e a uma utopia concreta. Mas é claro, se esse clamor pela perfeição – que pode ser chamada de oração atéia da poesia – vai se tornar, de alguma maneira, prático e não vai permanecer simplesmente na pré-aparẽncia estética, é algo que não se decide na poesia, mas na sociedade".
- Ernst Bloch in O Princípio Esperança
  • "Certos pensamentos são como orações, há momentos em que, seja qual for a posição do corpo, a alma está, sempre, de joelhos."
- De certaines pensées sont des prières. Il y a des moments où, quelle que soit l'attitude du corps, l'âme est à genoux.
- Les misérables‎ - Página 266, de Victor Hugo - Publicado por Pagnerre, 1863
  • "Que a salvação de muitos depende das orações e dos sacrifícios voluntários"
- Pio XII in: MYSTICI CORPORIS (1943)
  • De Morus teria dito Erasmo: "É um homem que vive com esmero a verdadeira piedade, sem a menor ponta de superstição. Tem horas fixas em que dirige a Deus suas orações, não com frases feitas, mas nascidas do mais profundo do coração. Quando conversa com os amigos sobre a vida futura, vê-se que fala com sinceridade e com as melhores esperanças. E assim é More também na Corte. Isto, para os que pensam que só há cristãos nos mosteiros."
- (João Paulo II, (31 de outubro de 2000) ao proclamá-lo patrono dos governantes).
  • "Quando os deuses querem nos punir, eles atendem nossas orações."
- When the gods wish to punish us they answer our prayers.
- Orson Welles citado em "The Columbia dictionary of quotations‎", Robert Andrews - Columbia University Press, 1993, ISBN 0231071949, 9780231071949 - 1092 páginas