Wikiquote:Tema em destaque/2016/Abril

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de abril[editar]

RomanC-01.png
IDADÃO é um ser com direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).


Citações sobre o tema[editar]

  • Alguém poderia pensar que seria ainda mais necessário limitar a população em vez da propriedade, e que o limite deve ser fixado por meio do cálculo das chances de mortalidade das crianças, e da esterilidade em pessoas casadas. A negligência deste assunto, que em estados existentes é tão comum, é uma causa que nunca falha da pobreza entre os cidadãos, e a pobreza é o pai da revolução e do crime.
- Aristóteles in: Política, Livro II, seção VI
- Millôr Fernandes; Revista Veja, edição 2015, 04/07/2007

"O meu sonho é o mesmo sonho de qualquer cidadão ou cidadã: o de que uma mãe e um pai possam oferecer aos filhos oportunidades melhores do que as que tiveram em suas vidas. Este é o sonho que constrói uma família. Este é o desafio que ergue uma nação."

- Dilma Rousseff in: Discurso de Dilma Rousseff à Nação (1° de janeiro de 2011)
  • "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático".
- Louis Blanc, citado por Hayes, C., História Política e Cultural da Europa Moderna, Editorial Juventude, Vol. II, pág. 77.
- na música "Vozes da Seca"; composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953)

19 de abril[editar]

Human brain.png
RomanC-01.png
ÉREBRO é um órgão do sistema nervoso central situado no interior da caixa craniana de diversos animais vertebrados, dentre eles o ser humano.


Citações sobre o tema[editar]

- Nada hay tan vacío como un cerebro lleno de sí mismo
- Obras completas, Volume 23‎ - Página 33, Ignacio Manuel Altamirano, Catalina Sierra Casasús - Secretaría de Educación Pública, 2001, ISBN 9701868617, 9789701868614 - 430 páginas
  • "Não uso apenas o meu cérebro, mas todos que posso tomar emprestado."
- I not only use all the brains I have, but all I can borrow
- The public papers of Woodrow Wilson‎ - Volume 3, Página 95, Woodrow Wilson, Ray Stannard Baker, Howard Seavoy Leach - Harper & brothers, 1926
- Karl Marx; Dezoito Brumário de Louis Bonaparte (1852)