Cidadão

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Cidadão é um ser com direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).


  • Alguém poderia pensar que seria ainda mais necessário limitar a população em vez da propriedade, e que o limite deve ser fixado por meio do cálculo das chances de mortalidade das crianças, e da esterilidade em pessoas casadas. A negligência deste assunto, que em estados existentes é tão comum, é uma causa que nunca falha da pobreza entre os cidadãos, e a pobreza é o pai da revolução e do crime.
- Aristóteles in: Política, Livro II, seção VI
- Millôr Fernandes; Revista Veja, edição 2015, 04/07/2007

"O meu sonho é o mesmo sonho de qualquer cidadão ou cidadã: o de que uma mãe e um pai possam oferecer aos filhos oportunidades melhores do que as que tiveram em suas vidas. Este é o sonho que constrói uma família. Este é o desafio que ergue uma nação."

- Dilma Rousseff in: Discurso de Dilma Rousseff à Nação (1° de janeiro de 2011)
  • "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático".
- Louis Blanc, citado por Hayes, C., História Política e Cultural da Europa Moderna, Editorial Juventude, Vol. II, pág. 77.
- na música "Vozes da Seca"; composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953)
  • "O primeiro e mais absoluto dos direitos do cidadão está no pleno conhecimento da lei. E para isso, é preciso que a lei seja uniforme e clara, e que haja uma única fonte de interpretação definitiva."
- "Na virada do milênio", ‎Página 229, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
- Avoir des esclaves n'est rien, ce qui est intolérable c'est d'avoir des esclaves et de les appeler citoyens.
- Denis Diderot citado em "Chronique française du XXe siècle", Volume 10‎ - Página 167, Paul Vialar - Del Duca, 1955
  • "É uma questão de formar uma nova consciência do estado que inclua todo cidadão produtivo. Já que os políticos do momento não querem nem tem como criar uma tal situação, o socialismo só será conquistado com luta."
- Joseph Goebbels; Fonte: "Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken" (1932)
  • "Eu não acredito que nossos amigos no Sul tenham qualquer idéia justa do estado de sentimento, apressando-se neste momento a um arremesso de exasperação intensa, entre esses que respeitam suas obrigações políticas, e esses que aparentemente não têm nenhum poder mas que os impele a uma posição fanática sobre a questão de transmissão da Escravidão doméstica. Sem discutir a questão de direito — de poder separar-se abstratamente — eu nunca acreditei que essa perturbação real da União pode ocorrer sem sangue; e se, pela loucura de Abolucionistas do norte, essa calamidade terrível deve vir, a luta não será ao longo de Mason e Dixon meramente. Ela [irá] é dentro das nossas próprias fronteiras, em nossas próprias ruas, entre as duas classes de cidadãos a quem eu referi.
- I do not believe that our friends at the South have any just idea of the state of feeling, hurrying at this moment to a pitch of intense exasperation, between those who respect their political obligations, and those who apparently have no impelling power but that which a fanatical position on the subject of domestic Slavery imparts. Without discussing the question of right — of abstract power to secede — I have never believed that actual disruption of the Union can occur without blood; and if, through the madness of Northern Abolitionists, that dire calamity must come, the fighting will not be along Mason's and Dixon's line merely. It [will] be within our own borders, in our own streets, between the two classes of citizens to whom I have referred.
- Franklin Pierce in: Carta a Jefferson Davis (6 de janeiro de 1860)
  • "Certamente o governo dos Estados Unidos é um governo limitado, e assim que é cada governo do estado um governo limitado. Com nós esta idéia da limitação se espalha através de todas as formas da administração - geral, estadual, e municipal - e repousa sobre o grande princípio da diferenciação o reconhecimento dos direitos do homem. As antigas repúblicas absorveram o indivíduo no estado - prescreveu sua religião e controlou sua atividade. O sistema americano repousa sobre a afirmação da igualdade de direito de cada homem à vida, a liberdade e à busca da felicidade, a liberdade de consciência, à cultura e ao exercício de todas as suas faculdades. Consequentemente, a administração estadual está limitada - como a das Administrações Públicas no interesse da União, como para o cidadão individual no interesse da liberdade."
- Certainly the Government of the United States is a limited government, and so is every State government a limited government. With us this idea of limitation spreads through every form of administration — general, State, and municipal — and rests on the great distinguishing principle of the recognition of the rights of man. The ancient republics absorbed the individual in the state — prescribed his religion and controlled his activity. The American system rests on the assertion of the equal right of every man to life, liberty, and the pursuit of happiness, to freedom of conscience, to the culture and exercise of all his faculties. As a consequence the State government is limited — as to the General Government in the interest of union, as to the individual citizen in the interest of freedom.
- Andrew Johnson in: First State of the Union Address (4 de dezembro de 1865)
  • "Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, não podendo mais suportar a escravidão na Marinha Brasileira, a falta de proteção que a Pátria nos dá, e até então não nos chegou, rompemos o negro véu, que nos cobria aos olhos do patriótico e enganado povo. Achando-se todos os navios em nosso poder, tendo a seu bordo prisioneiros todos os oficiais, os quais tem sido os causadores da Marinha Brasileira não ser grandiosa, porque durante vinte anos de República ainda não foi bastante para tratar-nos como cidadãos fardados em defesa da Pátria, mandamos esta honrada mensagem para que V. Excia. faça aos Marinheiros Brasileiros possuirmos os direitos sagrados que as leis da República nos facilita, acabando com a desordem e nos dando outros gozos que venham engrandecer a Marinha Brasileira; bem assim como: retirar os oficiais incompetentes e indignos de servir a Nação Brasileira. Reformar o Código Imoral e Vergonhoso que nos rege, a fim de que desapareça a chibata, o bolo, e outros castigos semelhantes; aumentar o nosso soldo pelos últimos planos do ilustre Senador José Carlos de Carvalho, educar os marinheiros que não têm competência para vestir a orgulhosa farda, mandar pôr em vigor a tabela de serviço diário que a acompanha. Tem V. Excia o prazo de doze (12) horas, para mandar-nos a resposta satisfatória, sob pena de ver a pátria aniquilada. Bordo do Encouraçado "São Paulo" em 22 de novembro de 1910. Nota - não poderá ser interrompida a ida e a volta do mensageiro. [assinado] Marinheiros" Edmar Morel. A Revolta da Chibata [respeitada a grafia original].
Ultimato enviado pelos rebeldes da Revolta da Chibata ao Presidente Hermes da Fonseca
Fonte: <http://www.afropress.com/correspo_2.asp?id=31>. Acesso em 11 jul. 2006.
  • "Não dá para suportar um cidadão que diz fazer mais milagres, a cada programa diário, do que Cristo fez em toda a sua vida"
- Aguinaldo Silva, autor de Senhora do Destino, sobre o programa televisivo do pastor R.R. Soares
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 272 (25/10/2004)
  • "O contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem ter que prestar concurso."
- Ronald Reagan citado em "Frases Geniais" - Página 388, PAULO BUCHSBAUM, Ediouro Publicações, 2004, ISBN 8500015330, 9788500015335 - 440 páginas


Veja também[editar]

cidadania

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Cidadão.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: cidadão