Wikiquote:Tema em destaque/2011/Dezembro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

03 de dezembro[editar]

Man sitting under beach umbrella.JPG
RomanV-01.png
ERÃO é uma das quatro estações do ano, caracterizando-se pela temperatura que permanece elevada e os dias são longos. Geralmente o verão é também o período do ano reservado às férias. Tem início com o solstício de Verão (cerca de 21 de Junho no Hemisfério Norte e de 21 de Dezembro no Hemisfério Sul), e finda com o equinócio de Outono (que tem lugar em cerca de 23 de Setembro no hemisfério Norte e a 21 de Março no Hemisfério Sul).

Citações sobre o tema[editar]

  • "Nenhuma beleza primaveril ou de verão tem tanta graça como vi em uma face outonal."
- John Donne in: "The Autummal" in "Poems of John Donne", Volume 1‎ - Página 117, Lawrence & Bullen, 1896
  • "Comer e comer em santa liberdade,/ em meio aos homens de bem, aos amigos,/ em lugar quente quando é inverno, em lugar fresco quando é verão,/ digam o que quiserem, é um enorme prazer."
- Carlo Porta citado in Revista Caras, Edição 665.
  • "Este pó foram damas, cavalheiros, / Rapazes e meninas; / Foi riso, foi espírito e suspiro, / Vestidos, tranças finas. / Este lugar foram jardins que abelhas / E flores alegraram. / Findo o verão, findava o seu destino... / E como estes, passaram.
- Emily Dickinson; Fonte: Cemitério; Antologia da Poesia Americana, Ediouro, 1992 - RJ, Brasil.
  • "O talento é amiúde um fator secundário no sucesso. Convencemos-nos deste fato ao ler a vida dos homens célebres. Todos, poetas, oradores, historiadores, filósofos, estadistas, foram sobretudo trabalhadores incansáveis, mais viris na labuta que os jornaleiros e operários; consumiam-se nos seus livros e afazeres como a lâmpada que presidia às suas vigílias. Foram vistos trabalhar doze, quatorze, dezesseis horas por dia durante largos anos. Antes da aurora levantavam-se; no verão, madrugavam mais do que a cotovia e quando o ceifador ia colher paveias, já tinha amontoado tesouros."
- Louis Riboulet in: Rumo à Cultura


17 de dezembro[editar]

Fragonard, The Swing-detail voyeur.jpg
RomanP-01.png
RAZERé uma sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma tendência, de uma necessidade, do exercício harmonioso das atividades vitais.


Citações sobre o tema[editar]

  • "O que se faz com prazer particular, raras vezes é particularmente bom."
- Wilhelm Busch in: Sämtliche Werke‎ - v.6, Página 218, Publicado por Braun & Schneider, 1943
  • "Certo prazer existente na tristeza é mais doce do que o prazer do prazer."
- Percy Bysshe Shelley in: "A Defense of Poetry" in: "Essays, Letters from Abroad"‎ - Página 11, Publicado por Moxon, 1845 - 164 páginas
  • "Tudo o que é novo suscita na imaginação um raro prazer, porque ele enche a alma com uma agradável surpresa, gratifica sua curiosidade e lhe dá uma idéia do que antes não possuía."
- Joseph Addison in: "The Spectator" (1711-1714); No. 412 (23 de junho de 1712)
  • "O prazer é sempre no passado ou no futuro, nunca no presente".
- Giacomo Leopardi in: Zibaldone, 3550, 29 de setembro de 1823, Festa di San Michele Arcangelo) [Zibaldone, 3550 – 1823 - 09-23 , Festival of Saint Michael the Archangel]