Wikiquote:Esplanada/Arquivo/2011

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Boas-vindas à Esplanada!

Sente-se, peça um cafezinho e sinta-se à vontade. Esta página é um espaço de entrada para vários locais que servem para todo o género de conversas e perguntas sobre o Wikiquote.

  • Se tiver pouca experiência e quiser tirar alguma dúvida sobre o projeto, veja nossa página de boas-vindas.
  • Se você tiver dúvidas editoriais, veja nosso guia sobre como editar o Wikiquote.
  • Ao adicionar uma mensagem escolha um título sucinto, que seja bastante claro e objetivo.
  • No final da sua mensagem assine com quatro tis: ~~~~ ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data.
  • Preencha o sumário da edição, para que seja facilmente identificado nas mudanças recentes das esplanadas.
  • Clique aqui para abrir um novo tema de conversa na Esplanada.

Welcome!

Arquivos da Esplanada

2005200620072008
2009201020112012
2013201420152016
2017201820192020



mudar nome[editar]

olá, gostaria que mudassem meu nome completo para nome de usuário (LeonardoG) da quote na página Wikiquote:Esplanada/Arquivo_1 por motivos de segurança. desde já agradeço, LeonardoG 02h37min de 2 de Janeiro de 2011 (UTC)

Feito --Chico 19h35min de 2 de Janeiro de 2011 (UTC)
muito obrigado. LeonardoG 23h37min de 2 de Janeiro de 2011 (UTC)

10º Aniversário da Wikipédia em Portugal[editar]

A Wikimedia Portugal convida todos os Wikimedistas para o evento comemorativo dos 10 anos da Wikipédia a celebrar no próximo Sábado, dia 15 de janeiro no Instituto Superior Técnico em Lisboa. O programa e página de inscrição para o evento estão disponíveis em http://dez-anos.wikipedia.pt/. A participação é gratuita, mas requer inscrição devido à limitação de lugares. O programa inclui a exibição do documentário Truth in Numbers? seguido de um painel de discussão. Mais detalhes na página indicada. Obrigado a todos!

GoEThe (Discussão) 17h38min de 9 de Janeiro de 2011 (UTC)

O anúncio de que todos estavam à espera![editar]

(*knock knock*) Viva!

Vocês já devem ter ouvido falar deste projecto incrível, o Wiki Loves Monuments <http://wikilovesmonuments.eu/>. É um concurso pan-Europeu, destinado à recolha de fotografias de todos os monumentos em mais de dez países, desde Portugal à Estónia!

O concurso vai ter início entre 1 de Setembro e 30 de Setembro, coincidindo com as celebrações dos Dias do Património Europeu.

As regras são simples. Vocês tiram as fotos, transferem-nas em Setembro para o Wikimedia Commons, e habilitam-se a ganhar um prémio. Ou mesmo vários prémios! E não só: as melhores dez fotografias de cada país serão também candidatas ao concurso Europeu.

O projecto conta já com o apoio de várias organizações europeias, incluindo o Conselho da Europa, bem como instituições locais e capítulos Wikimedia. Ainda estamos à procura de parceiros -- se tiverem ideias partilha-as connosco!

Assim sendo, caros Wikipedistas entusiastas do Património, espalhem a palavra para as vossas famílias e amigos! Lembrem-se disto durante as vossas férias! Visitem os monumentos e não se esqueçam de levar a câmera convosco!

Enquanto tiram fotografias, estaremos a fazer o nosso melhor para tornar a participação de todos mais fácil, pelo que não deixem de consultar Commons:Wiki Loves Monuments 2011 para mais informações sobre como ajudar!

Lusitana 11h47min de 18 de Maio de 2011 (UTC)

Convite para o referendo sobre o filtro de imagem[editar]

A Wikimedia Foundation, sob a direção do Conselho diretivo, organizará uma votação para determinar se membros da comunidade apoiam a criação e uso de um filtro de imagem pessoal opcional, que permitiria a leitores esconder voluntariamente certos tipos de imagens apenas para as próprias contas.

Mais detalhes e material informativo estará disponível em breve. O referendo está agendado para ocorrer de 12 a 27 de agosto deste ano e será conduzido em servidores hospedados por terceiros. Detalhes sobre o referendo, funcionários, requerimentos para o voto e material de suporte serão postados em m:Image filter referendum em breve.

Pelo comitê de coordenação,
Philippe (WMF)
Cbrown1023
Risker
Mardetanha
PeterSymonds
Robert Harris

Atualização dos scripts[editar]

MediaWiki:Common.js[editar]

Gostaria de pedir que um administrador faça estasestas alterações no MediaWiki:Common.js com o código que está na página de testes, para melhorar a compatibilidade com o MediaWiki 1.17 e corrigir alguns erros que foram apontados pelo JSHint, que é uma ferramenta recomendada pelos desenvolvedores do MediaWiki para validar o código dos scripts. Também foi corrigido o erro que atualmente aparece ao visitar páginas especiais (como a Especial:Upload):

Uncaught ReferenceError: wgRestrictionEdit is not defined
(anonymous function)load.php:23

Se possível, comparem os scripts da lista de gadgets do Wikiquote com os da Wikipédia ou os do Wikilivros que em sua maioria já foram atualizados. Em alguns casos deve ser suficiente fazer uma simples cópia de lá.

Há também um guia de migração que pode ser útil para quem for atualizar outros scripts: mw:ResourceLoader/Migration guide (users). Helder 18h47min de 25 de Julho de 2011 (UTC)

Já que não atualizaram ainda, coloquei uma nova versão na página de testes com mais algumas atualizações. Basta copiar para o Common.js. Helder 21h16min de 11 de Agosto de 2011 (UTC)
Feito pelo Sir Lestaty [1]. Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Forcepreview.js[editar]

Por favor, façam também esta atualização na MediaWiki:Forcepreview.js. Helder 21h16min de 11 de Agosto de 2011 (UTC)

Feito pelo Sir Lestaty [2]. Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-rightsfilter.js[editar]

Este gadget está desatualizado. Poderiam fazer uma cópia do código que está na w:MediaWiki:Gadget-rightsfilter.js para MediaWiki:Gadget-rightsfilter.js? Assim sempre será usada a versão mais recente disponível no Wikimedia Commons (a centralização dos gadgets é recomendada no guia de migração).

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para ativar o ResourceLoader:

* rightsfilter[ResourceLoader|dependencies=mediawiki.util]|rightsfilter.js

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-UTCLiveClock.js[editar]

O código da MediaWiki:Gadget-UTCLiveClock.js deve ser trocado pelo da w:MediaWiki:Gadget-UTCLiveClock.js, para que permaneça sincronizado com a versão central do MediaWiki.org.

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para ativar o ResourceLoader:

* UTCLiveClock[ResourceLoader]|UTCLiveClock.js

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-HotCat.js[editar]

Este gadget está desatualizado. Poderiam fazer uma cópia do código que está na w:MediaWiki:Gadget-HotCat.js para MediaWiki:Gadget-HotCat.js? Assim sempre será usada a versão mais recente disponível no Wikimedia Commons.

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para usar o ResourceLoader:

* HotCat[ResourceLoader]|HotCat.js

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-popups.js[editar]

Este gadget está desatualizado. Poderiam fazer uma cópia do código que está na w:MediaWiki:Gadget-popups.js para MediaWiki:Gadget-popups.js? Assim sempre será usada a versão mais recente disponível na Wikipédia inglesa.

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para usar o ResourceLoader:

* Navigation_popups[ResourceLoader]|popups.js|navpop.css

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-userrights.js, MediaWiki:Gadget-OngletPurge.js, MediaWiki:Gadget-FlecheHaut.js e MediaWiki:Gadget-blocktab.js[editar]

Atualizar:

(e ativar o ResourceLoader na MediaWiki:Gadgets-definition) como foi sugerido nestes 4 tópicos da Wikipédia.

PS: note que ao propor a atualização do userrights e do blocktab na Wikipédia eu havia feito um typo, então cuidado para não copiá-lo para cá também (por segurança, basta copiar a versão mais recente de lá, que foi corrigida pouco depois ;-). Helder 22h31min de 18 de Agosto de 2011 (UTC)

Please, create the "Wikiversidade" template[editar]

Please, create the "Wikiversidade" template. Example see on my page - Utilizador:Averaver. --Averaver 04h18min de 7 de Agosto de 2011 (UTC)

Thank you. --Averaver 16h55min de 7 de Agosto de 2011 (UTC)

Feito --Chico 11h04min de 8 de Agosto de 2011 (UTC)

Wiki Loves Monuments 2011[editar]

Já podem limpar as lentes das câmaras, formatem a memória porque aquilo que à tanto tempo aguardamos

já começou!

Alchimista 02h35min de 1 de Setembro de 2011 (UTC)

Eliminação rápida[editar]

Olá a todos!

Acredito que deveríamos rever nossas atuais regras para eliminação rápida, que, pelo menos ao meu ver, não nos atendem. As regras, copiadas da Wikipédia, estabelecem casos em que o proponente não pode proceder à eliminação da página per si, sendo obrigado a pôr a tag {{ER}} na página e aguardar que outro administrador a apague. De acordo com o disposto na seção 'Regras formais' em WQ:ER, número 20, podem ser eliminados por Eliminação rápida os artigos que encaixam no perfil de lixo e impróprio: 20.1 Desde que não seja o proponente. Tal procedimento, que, a inferir pelo registro de eliminações, nem está sendo seguido, seria ideal para projetos grandes, com muitos usuários, nos quais há certa controvérsia na capacidade do administrador de julgar o que seria lixo e impróprio e vários administradores ativos. Para nós, vejo esse procedimento como inviável.

Proponho que substituamos as regras atuais pelas seguintes:

  1. Lixo: página cujo conteúdo não pode ser aproveitado. Isso inclui edições de teste (e.g., "asdfg" ou "Como faço para criar uma página), conteúdo sem sentido ou incompreensível, páginas em branco ou simplesmente vandalismo.
  2. Redirecionamento desnecessário ou quebrado
  3. Título errado, inapropriado, mal formatado ou impróprio
  4. Impróprio: páginas com conteúdo que não corresponde ao Wikiquote (e.g., uma entrada de dicionário ou um artigo enciclopédico)
  5. Sem citações
  6. Falta de fontes
  7. Categoria vazia, desnecessária ou substituída.
  8. Predefinição sem uso, desnecessária ou substituída
  9. Discussão de página inexistente.
    1. Não se aplica ao domínio "Usuário_Discussão", às instruções presentes no domínio "MediaWiki_Discussão" e aos arquivos de discussões.
  10. Discusão de histórico/conteúdo irrelevante, inapropriado ou usada como fórum.
  11. Página já eliminada anteriormente.
  12. Conteúdo propagandista.
  13. Eliminação proposta pelo próprio criador da página:
    1. Desde que o único contribuidor significativo seja o próprio criador da página e o conteúdo desta não seja útil ao Wikiquote.
  14. Eliminação temporária para resolver problemas técnicos, como a fusão de históricos, renomeação.
  15. Página que constitui violação de direitos autorais (VDA).
  16. Página ou subpágina do próprio proponente.
  17. Página de usuário que não existe.

Predefinição[editar]

Hoje criei a predefinição {{delete}} para substituir, pelo menos por hora, a atual {{ER}}, que só permite apresentar as razões previstas aqui ao propor uma página para eliminação. A meu ver, {{delete}} fica melhor, além de ser a predefinição padrão que membros do SWMT tentam usar para nomear páginas para ER.

Eu gostaria de saber a opinião de vocês acerca das mudanças.

Um abraço, Striker talk + 05h27min de 14 de Outubro de 2011 (UTC)


Apoio Considero apropriadas as sugestões. --Chico 11h02min de 14 de Outubro de 2011 (UTC)
Discordo que qualquer administrador deva ser capaz de apagar uma página de maneira autônoma. A eliminação já é um mecanismo abrupto, que não deixa revisões e históricos abertos para contestação, então sou absolutamente contrário a permitir que um administrador tenha esta autonomia que, ainda que presumamos a boa fé dos administradores, pode sim desencadear arbitrariedades a longo prazo. Discordo também da manutenção de uma predefinição temporária. Nós estamos debatendo para implementar uma mudança, como vamos implementar ela adiantadamente com uma predefinição nova? Creio que {{delete}} deva ser matida como uma predefinição de marcação para o SWMT que só serviria como um alerta aos administradores. E, já que estamos falando de ER, creio que (e eu poderia fazê-lo pessoalmente) é importante fazer uma versão aqui no Quote do WP:Impróprio e deixar claro nas regras da ER que impróprio é isto e não isto para que não aconteça isto. --Feen 17h19min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)
Feen, defendo que um administrador poderia ter autonomia para apagar páginas em casos incontroversos, como vandalismos, redirecionamentos quebrados ou desnecessários, páginas sem utilidade alguma, não qualquer página. Quiçá eu não fui explícito na proposta. No Wikcionário pode-se eliminar diretamente uma página, sem a necessidade de pôr tag de eliminação e delegar o apagamento a outro usuário, nestes casos. Se há qualquer controvérsia ou possibilidade de questionamento a respeito, coloca-se a tag ou, em casos controversos, procede-se à eliminação votada. O mesmo verifica-se no meta e em outros projetos pequenos. Striker talk + 20h15min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)
Por mais que eu veja o valor de ser direto e antiburocrático em coisas que obviamente deveriam ser apagadas, o cenário observado na Wikipédia mesmo com a incapacidade do proponente excluir é uma previsão horrenda. É comum que um editor nomeie um artigo para ser apagado porque contém VDA ao invés de, simples e puramente, remover o VDA e trocar por um {{Predefinição:mínimo}}. É igualmente comum nomear tudo que não cai nas outras regras convenientemente para ER20, o coringa da lista de regras. É por este motivo, por ser uma brecha nas coisas e principalmente por não ser passível de revisão, mesmo que a princípio incontroverso, que ainda sou contrário. Não duvido da boa fé dos administradores do Quote, mas defendo normas melhores iguais para todos, e esta transparência é necessária, principalmente na hora de apagar conteúdo. --Feen 20h42min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)
Infelizmente, em grande parte do tempo que estou aqui, vejo entrar e sair administradores (ou alguns ficam inativos), e, na prática eu tinha que decidir sozinho mesmo.
Agora temos um número razoavelmente mínimo de administradores ativos no projeto. Creio que, se continuar assim, poderemos adotar a política de sempre indicar as páginas para eliminação para avaliação da comunidade.
Concordo com a forma democrática de avaliação
--Chico 23h59min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Recentemente o usuário Wjalves inicou essa categorização, separando atores de atrizes, com o que não sou muito a favor. Seguindo tal padrão, terei de criar as categorias Categoria:Apresentadoras do Brasil, Categoria:Psicólogas do Brasil, Categoria:Atrizes dos Estados Unidos da América e muitas outras e ainda terei de alterar uma penca de páginas para implementar esse padrão. Considero um pouco improcedente separar homens e mulheres em categorias distintas. Isso nos acarretará mais trabalho sem necessidade. Qual a opinião de vocês quanto a essa querela? Devemos proceder assim? Striker talk + 15h28min de 26 de Outubro de 2011 (UTC)

A distinção é comum na wikipédia, e se justifica pela quantidade de artigos lá (hoje mais de 700.000 na versão portuguesa); já o wikiquote conta hoje pouco mais de 6.000 artigos.
Mas também não vejo como impróprio, a princípio.
Quero opiniões de outras pessoas para firmar um entendimento.
--Chico 00h27min de 27 de Outubro de 2011 (UTC)
O único malefício que vejo é que um usuário interessado em ver citações de atores ficaria dividido entre duas categorias e teria que visualizar ambas para passar os olhos pelos nomes. Fora isso, acho totalmente benéfico adiantar o trabalho que teríamos mais tarde, inevitavelmente conforme fossem sendo criados mais artigos, de categorizar de acordo com o sexo. --Feen 17h19min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Terms of Use update[editar]

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

Hello,

The Wikimedia Foundation is discussing changes to its Terms of Use. The discussion can be found at Talk:Terms of use. Everyone is invited to join in. Because the new version of Terms of use is not in final form, we are not able to present official translations of it. Volunteers are welcome to translate it, as German volunteers have done at m:Terms of use/de, but we ask that you note at the top that the translation is unofficial and may become outdated as the English version is changed. The translation request can be found at m:Translation requests/WMF/Terms of Use 2 -- Maggie Dennis, Community Liaison 01h13min de 27 de Outubro de 2011 (UTC)

Tradução
A Fundação Wikimedia está discutindo mudanças em seu termos de uso. A discussão pode ser encontrada em Talk:Terms of use (Discussão: Termos de Uso. Todos estão convidados a juntar-se porque a nova versão do Termos de Uso não está na forma final; não somos capazes de apresentar traduções oficiais do mesmo. Voluntários são bem-vindos para traduzi-lo, como os voluntários alemães têm feito em m:Terms of use/de, mas pedimos que você note no topo que a tradução não é oficial e pode se tornar desatualizada à medida que a versão em Inglês é alterada. Os pedidos de tradução podem ser encontrados em m:Translation requests/WMF/Terms of Use 2. Maggie Dennis, Comunidade de Ligação 01h13min de 27 de Outubro de 2011 (UTC)

Open Call for 2012 Wikimedia Fellowship Applicants[editar]

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

  • Do you want to help attract new contributors to Wikimedia projects?
  • Do you want to improve retention of our existing editors?
  • Do you want to strengthen our community by diversifying its base and increasing the overall number of excellent participants around the world?

The Wikimedia Foundation is seeking Community Fellows and project ideas for the Community Fellowship Program. A Fellowship is a temporary position at the Wikimedia Foundation in order to work on a specific project or set of projects. Submissions for 2012 are encouraged to focus on the theme of improving editor retention and increasing participation in Wikimedia projects. If interested, please submit a project idea or apply to be a fellow by January 15, 2012. Please visit https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Fellowships for more information.

Thanks!

--Siko Bouterse, Head of Community Fellowships, Wikimedia Foundation 03h02min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Done --Feen 05h07min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Chamada Aberta para candidatos à Wikimedia Fellowship

  • Você quer ajudar a atrair novos editores para os projetos da Wikimedia?
  • Você quer melhorar a retenção de nossos editores atuais?
  • Você quer fortalecer a nossa comunidade ao diversificar sua base e aumentar o número geral de excelentes participantes em todo o mundo?

A Fundação Wikimedia está procurando Community Fellows e ideias para projetos para o Community Fellowship Program. Uma Fellowship (irmandade) é uma posição temporária na Fundação Wikimedia que pretende trabalhar num projeto específico ou em um grupo de projetos. Entradas para 2012 são encorajadas a focar na melhora da retenção de editores e aumento da participação em projetos Wikimedia. Se se interessar, por favor envie sua ideia de projeto ou candidate-se para ser um fellow (camarada) até 15 de janeiro de 2012. Por favor visite https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Fellowships para mais informações.

Obrigado! --Siko Bouterse, Head of Community Fellowships, Wikimedia Foundation 03h02min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Distribuído via Global message delivery (Envio global de mensagens). (Página errada? Arrume aqui.)