Vela (náutica)
Aspeto
Vela é qualquer tipo de superfície que gere trabalho quando exposta ao vento. Geralmente são usadas em embarcações chamadas veleiros.
- "O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas".
- - Regierungen sind Segel, das Volk ist Wind, der Staat ist Schiff, die Zeit ist See
- - Gesammelte Schriften von Ludwig Börne: Volumes 6-7 - Página 33, item 46, Ludwig Börne - Hoffmann und Campe, 1829
- - Regierungen sind Segel, das Volk ist Wind, der Staat ist Schiff, die Zeit ist See
- "Um barco sai para o leste e o outro para o oeste / Levados pelo mesmo vento que sopra; / É a posição das velas, e não o sopro do vento, / Que determina o caminho que eles seguem. / Como os barcos no mar, assim são os caminhos do destino / Ao navegarmos ao longo da vida; / É a posição da alma que determina a meta, / E não a calmaria ou a briga".
- - Ella Wheeler Wilcox, em "Os ventos do destino" (1916), tradução de Israel Belo de Azevedo, como citado na Revista Enfoque, n. 63, out/2006
- "(...) senti-me penetrado por um indescritível prazer ao ouvir, nas enormes muralhas graníticas do fiorde, o eco da voz dos marinheiros ao levantarem a âncora e içarem as velas. O ritmo áspero desses gritos tocou-me como um presságio de alegria e tomou forma, em breve, como tema da canção dos marinheiros".
- - Richard Wagner em sua autobiografia, descrevendo a origem do coro tempestuoso dos Marinheiros no Navio Fantasma.
- - Fonte: SPENCE, Keith. O Livro da Música, SP: Círculo do Livro, 1991. p. 82
- "As paixões são como ventanias que enfunam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveria viagens nem aventuras nem novas descobertas."
- - Voltaire