Utilizador Discussão:Corsario

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
For other languages, consider using Wikiquote:Babel
Olá Corsario, bem-vindo(a) ao Wikiquote,
O Wikiquote surgiu em 2004, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar no Wikiquote.
Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Página de testes
Para fazer experiências sem danificar o Wikiquote
Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Normas de conduta
Reserve algum tempo a explorar as Normas de Conduta
Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
FAQ
O que toda a gente pergunta
Políticas do Wikiquote
Regulamentos gerais a saber
Ajuda
Manual geral do Wikiquote
Café dos novatos
Sane suas dúvidas com usuários experientes.
Seja audaz
Não tenha medo de editar o Wikiquote.
English language.png If you do not speak Portuguese, please refer to Wikiquote:Global help
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros Usuários. Para deixar uma mensagem a um Usuário deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia no Wikiquote! --Feen 18h55min de 16 de Dezembro de 2011 (UTC)

Alex periscinoto[editar]

Saudações, Corsario. Gostei do nome de usuário. Sobre o artigo que você criou, Alex periscinoto, alguns pequenos problemas e um ponto importante:

  • O Wikiquote não é uma enciclopédia e, sendo assim, não serve para a colocação de informações biográficas extensivas. Mantemos só uma pequena introdução para identificar.
  • O nome de um artigo, quando de uma pessoa, deve ser capitalizado, como qualquer nome pela nossa gramática. Seria, portanto, "Alex Periscinoto"
  • Nos projetos da Wikimedia, como o Wikiquote e a Wikipédia, todos colaboramos juntos pela qualidade dos artigos. Por isso, ninguém é o autor de nada e portanto não assinamos os artigos ao fim.

Agora o mais importante:

  • O Wikiquote é uma coleção de citações e o artigo que criou não contém nenhuma. Sendo assim, não seria um artigo cabível ao projeto porque nosso escopo é o das citações.

Você não precisa arrumar tudo isso, qualquer um aqui pode fazê-lo. Eu mesmo teria imediatamente corrigido, mas não tenho como fazer isso sem ter uma citação sequer no artigo. Saudações, boas edições e sinta-se convidado a sanar todas as dúvidas que tiver comigo. --Feen 01h28min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Corsario, duas coisas antes de começarmos:
  • Sempre assine suas mensagens colocando quatro tiles (~~~~) no final delas.
  • Quando for enviar uma mensagem a alguém, use o botão "adicionar tópico" no topo da página, ao lado da caixa de busca ou crie a seção sempre no final da página (a primeira opção é mais prática).
Quanto à sua dúvida: uma citação é algo que uma pessoa disse ou escreveu que é de certa forma importante para entender ou exemplificar um assunto ou aquela pessoa e sua obra. Você pode ver vários exemplos de nossas páginas nos artigos que temos, como Fiódor Dostoiévski, Fernando Collor de Mello ou Guerra. O artigo que você criou sobre o publicitário foi apagado por não conter citações, mas você pode recriá-lo sem nenhum problema, contando que inclua citações. Mas o mais importante que posso lhe dizer de tudo isto é: forneça referências para suas citações. Isto é, informe de alguma forma algo que comprove que o que você está inserindo foi de fato dito por aquela pessoa. Ligações para artigos em páginas de revistas e jornais são bons exemplos. Se precisar de mais ajuda na criação deste artigo e, espero, na de muitos outros aqui conosco, estou à sua disposição. --Feen 16h56min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Ok, prezado Feen. Entendi. Sua explicação foi ótima, direta, clara. A figura que estou tentando inserir no Wikiquote é rica em citações pois é um palestrante de sucesso e um profissional ligado à criatividade e, nesse sentido, o blog que ele escreve contém muitas citações de ótima qualidade pelo humor, pela perspicácia no comportamento humano e inteligência. Vou tentar novamente. Abraço e obrigado por ser uma "bússola" para a gente.

Corsario, se quiser autenticar-se clicando em "entrar" no topo das páginas, é uma boa ideia para assegurar identidade, gravar suas edições e ser notificado quando lhe enviarem uma mensagem. Você já aprendeu a assinar, mas precisa estar autenticado para que seu nome saia corretamente. Quanto ao artigo, estamos caminhando em uma boa direção desde sua primeira tentativa. Fiz alguns ajustes: movi a página para "Alex Periscinoto", com P maiúsculo; mudei os endereços completos para ligações clicáveis (você pode fazer isso colocando, entre colchetes, o endereço seguido de um espaço e em seguida o que será a ligação. Pode ver exemplo na própria página em que está trabalhando); removi uma citação pois a referênica indicada parecia estar disponível somente a quem tivesse uma conta de administrador no blogue do sr. Periscinoto; removi outra que era o título de uma publicação. Imagino que você tenha intenção de citar o texto todo, ao prover o título e o endereço. No Wikiquote focamos em citações breves ou mesmo frases. Você já compreendeu como adicionar citações e que deve prover referências para elas. Contando que mantenha estes requisitos, pode expandir o quanto quiser com várias e várias citações relevantes. --Feen 20h07min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Ok, prezado Feen. Entendi, vi seus ajustes e agradeço. Vamos em frente. Abraço. Corsario 21h00min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Re: Como inserir foto do criador de citações?[editar]

Caro Corsario, se quiser fazer um cabeçalho para suas mensagens, basta colocar isto que colocaste em caixa alta entre dois sinais de igual (==), como pode ver em qualquer página de discussão. Quanto á sua pergunta, que é muito frequente com pessoas que vêm para criar artigos sobre pessoas específicas, a resposta é ligeiramente complicada, mas vou suprimir a primeira parte.

O fato de termos uma política intrínseca de imagens deve-se a, além do que eu suprimi, basicamente ao fato da Wikipédia ser um projeto sério. Nós não podemos colocar qualquer imagem aqui: as imagens têm autores e os direitos deles devem ser levados à risca. Se um autor colocou direitos autorais sobre sua fotografia e a colocou na Internet, não significa que podemos copiá-la. Se não sabemos se ele colocou-a numa licença restrita ou não, continuamos no escuro e não podemos usá-la. Agora, há exceções: existem pessoas que colocam suas fotografias sob licenças permissivas, que nos deixam reproduzi-las na Wikipédia. Entre elas, as mais populares são a Creative Commons CC-BY-SA, a GFDL e o domínio público (comum também em governos e trabalhos muito antigos).

O que você precisaria encontrar (ou produzir!) seria uma fotografia do Alex Periscinoto que estivesse sob uma licença permissiva. Lugares para encontrar isso incluem o Google (a pesquisa avançada permite filtrar por licenças permissivas), a própria página do Creative Commons e o Flickr. Contudo, uma pesquisa superficial de minha parte já resulta em zero resultados. Espero que tenha ficado claro. Se não for o caso, não hesite em insistir. --Feen 01h09min de 20 de Dezembro de 2011 (UTC)

Ok, Feen. Obrigado. Realmente o direito autoral é sagrado. Mas no caso do Alex Periscinoto, a ideia seria usar uma das fotos que ele mesmo libera, estão em seu poder, feitas por fotógrafo da AlmapBBDO quando ele era o presidente e o fotógrafo funcionário da agência. Nesse caso não há direito sobre a foto. E assim a ideia seria usar a que ele tem no blog ou outra equivalente. Fora esse aspecto, eu continuo sem saber a operação prática pra inserir a foto. Estaria em algum botão do site? Abraço. Corsario 01h52min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)
Corsário, se não há direito, não pode ser colocado sob uma licença livre e portanto, não pode ser colocado no projeto. Qualquer foto que seja, do blogue ou qualquer equivalente, precisa estar sob uma licença livre licenciada pelo fotógrafo ou por quem detiver os direitos autorais.
Se você tiver certeza de que a licença é livre e tem como comprovar isto, o endereço para enviar sua imagem é este.
Se você tiver contato com o detentor dos direitos autorais de uma imagem, pode orientá-lo a colocá-la no Flickr e selecionar a licença Creative Commons Attribution Share-alike e de lá seria mais fácil adicionar e comprovar a licença. Mas somente o detentor dos direitos autorais poderia fazer isso, quer seja um CPF ou CNPJ. Semrpe às ordens. --Feen 02h00min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Ok, entendi, vou entrar com o fotógrafo que, aliás, é meu amigo pessoal. Se ele me mandar por escrito, tudo bem. Caso não, abortarei a inserção da foto. Obrigado pela dica. Abr 187.21.132.218 02h51min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Não aborte, insista! Tenho certeza que o fotógrafo saberá com facilidade colocar no Flickr e selecionar uma licença. Creio que é uma adição de valor que servirá não só o artigo no Wikiquote, mas na Wikipédia também, bem como poderá ser utilizado no artigo sobre publicidade e tudo o mais. Como você diz, vamos em frente. --Feen 05h10min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Alex Periscinoto[editar]

Caro Corsário, que bom que voltou a contribuir. Uma observação: ao citar uma página, evite usar a página inicial. Se usarmos http://bloglog.globo.com/alexperiscinoto/ como referência, quando o autor fizer novas postagens, elas tomarão o lugar da postagem onde está a citação, e ela sumirá. Prefira usar a ferramenta disponível ao final das postagens, onde se lê "Link deste post". Com ela você obtém um endereço permanente para esta postagem e qualquer pessoa que quiser consultar a fonte pode encontrar a citação lá. Boas edições! --Feen 02h46min de 19 de Janeiro de 2012 (UTC)

Ok, Feen, obrigado pela atenção da orientação. Efetivamente o Alex Periscinoto sempre foi conhecido dessa forma, embora tivesse o "José" e o "Alex" fosse Alexandre. Mas o Perissinoto ele teve que alterar por razões jurídicas a fim de obter o passaporte da comunidade europeia. Mas, diante do que foi colocado por vc, acho que é melhor deixar o Periscinoto como sempre. Pegar a documentação só pra fazer constar, não vale a pena. Era só um "face lift" (rs) no nome. Abraço. Corsario 187.21.132.218 12h52min de 4 de Fevereiro de 2012 (UTC)

Fontes[editar]

Prezado, propus uma discussão quanto à identificação das fontes citadas no artigo Alex Periscinoto. --Chico 17h35min de 20 de Fevereiro de 2012 (UTC)

Particularmente, não vejo a necessidade de eliminar 100% das fontes a partir de blogs. Mas, se necessário utilizar, que seja o minimo possível.
Se, como mencionou, existe possibilidade de citar a partir de livros publicados, faça-o.
Agradeço pela atenção e compreensão.
--Chico 23h00min de 20 de Fevereiro de 2012 (UTC)