Saltar para o conteúdo

Discussão:Alex Periscinoto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Fontes fiáveis

[editar]

Levanto uma preocupação quanto à identificação da origem da maiorina das citações inseridas no artigo Alex Periscinoto identificadas como origem em seu blog pessoal.

O projeto wikimedia, que inclui além do wikiquote outros projetos, tais como wikipédia, desestimula citar um blog como fonte principal.

A propósito, consulte os seguintes artigos:

  1. w:Wikipédia:Verificabilidade
  2. w:Wikipédia:Fontes fiáveis
  3. w:Wikipédia:Livro de estilo/Cite as fontes
  4. w:Wikipédia:Sem fontes fiáveis, sem verificabilidade, sem artigo

Prefira indicar citações em que possa identificar o livro ou artigo em que foram publicados.

--Chico 17h30min de 20 de Fevereiro de 2012 (UTC)

Creio que quando os projetos tentam distanciar-se disto é para evitar (a) a falsificação de informações através de um falso blogue (b) a inserção de opiniões pessoais como fatos enciclopédicos. Como o Wikiquote trata de citações, acho válidas sim as adições que usam como referência um blogue, desde que seja sabido que aquele blogue é de fato da pessoa. Se se tratasse de um endereço gratuito e aberto ao público, como alexperiscinoto.blogspot.com, eu estaria com você, Chico. Mas este portal, bloglog, é administrado pela Globo.com e é restrito a personalidades da mídia. As opiniões, verificadamente, provém do citado como fontes primárias, partindo da boa fé deste. Entendo, contudo, que você está levantando questões que já são políticas, então abro o debate para mudá-las. Se um blogue é verificadamente de uma pessoa e ela atesta algo através dele, consideraria uma perda não poder utilizá-lo como fonte. Declarações importantes e em primeira mão são cada vez mais frequentes hoje em dia, tanto em blogues quanto em redes sociais. --Feen 20h20min de 20 de Fevereiro de 2012 (UTC)

Acho que você entendeu parcialmente meu ponto de vista.

Em nenhum momento disse que é proibido utilizar um blog como fonte. É possível, mas com precauções, conforme indicado no texto que desestimula citar um blog como fonte principal.

No caso sob análise trata-se de uma pessoa em evidência, que justificaria algumas citações de seu blog.

A questão leva a outras, tais como o desestimulo a publicar pesquisas inéditas.

--Chico 13h20min de 21 de Fevereiro de 2012 (UTC)

O assunto me lembra uma discussão ocorrida no META (onde se discute diretrizes comums de todos os projetos wikimedia) chegou-se a discutir a eliminação de todos os projetos wikiquote, além do francês, que chegou a ser realmente todo apagado (envolve questões legais da França), e algum tempo depois voltou a ser editado a partir do zero.

Desde aquela época foi oritençao geral inserir as fontes; entre os projetos wikiquote que merecem destaque é o francês e o alemão. Ambos já se adaptaram completamente, com citações apenas com fontes informadas.

Outro destaque é o projeto wikquote alemão, interpretando o direito autoral alemão, passsou a restringir alguns números de citações em determinados artigos. Para pessoas vivas restringe número de até 10 citações curtas; para filmes e seriados, restringe a 5 citações, em média.

--Chico 18h48min de 21 de Fevereiro de 2012 (UTC)