Wikiquote:Página de discussão

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Uma página de discussão é uma página especial da Wikiquote que contém a discussão sobre o conteúdo da página original à qual está associada. Para aceder à página de discussão de um artigo, clique em "discussão" na barra de opções localizada sobre o campo de visualização do artigo ou (ou digite a expressão "Discussão:" na barra de endereço de seu browser, entre as palavras /wiki/ e o título do artigo). Para retornar ao artigo propriamente dito, clique em "Artigo".

Inevitavelmente, surgirão situações em que colaboradores de um mesmo artigo podem discutir mutuamente o conteúdo do artigo.


Para que serve?[editar]

Na Wikiquote, o objectivo de uma página de discussão é de ajudar a melhorar o conteúdo de um artigo, de um ponto de vista enciclopédico. Perguntas, desafios, texto na forma de rascunhos (devido a desentendimentos quanto à forma do artigo, por exemplo), argumentos relevantes para alterar o texto ou para apenas comentar o artigo. É tudo jogo limpo: os wikiquotistas em geral se opõem ao uso das páginas de discussão com o propósito único de promover uma discussão partidarizada sobre o assunto tratado no artigo em questão. É preciso ressaltar que a Wikiquote não é um fórum de discussões, ela é uma coletânea. Em outras palavras, discuta o artigo, não o assunto tratado por ele. Nós encorajamos os usuários a manterem este tipo de hábito para que a Wikiquote não se torne um outro H2G2 ou o Everything2 (ou até mesmo para que ela não venha a se transformar numa espécia de rede social como o orkut). Veja também: Normas de conduta.

No entanto, saiba que os Wikiquotistas são criaturas passíveis de erros, e então é perfeitamente natural que ocorram debates nas páginas de discussão - o que às vezes até mesmo leva a melhorias nos artigos! Por isso, há um certo nível de tolerância, e a maioria dos Wikipedians sucumbe a um pouco de debate de vez em quando.

Páginas de discussão de usuários[editar]

A sua página de usuário (utilizador) tem também uma página de discussão, e essa tem algumas funcionalidades especiais. Existe um link para ela no topo da interface, ao lado do seu nome (caso use uma "skin" diferente do padrão, poderá estar em outro lugar). Além disso, se forem feitas alterações a ela por terceiros, o texto Você tem mensagens novas aparece no topo das páginas. Estas páginas são ocasionalmente usadas para comunicação privada entre usuários, mas note que estas páginas são públicas. Caso deseje comunicar privadamente, use o e-mail.

Para escrever na página de discussão de um outro usuário, clique no link discussão da página pessoal do respectivo usuário (o link está localizado no mesmo local que qualquer outro link para páginas de discussão, ou seja, ao lado da guia "página de usuário" quando se visualiza tal página). Na lista de mudanças recentes ou na sua lista de artigos vigiados, você pode acessar diretamente uma página de discussão de um determinado usuário simplesmente clicando no link (Discussão) ao lado do nome do respectivo usuário (ou de seu número IP, no caso de um anônimo).

Ferramenta "Adicionar comentário a esta discussão" (botão "+")[editar]

A fim de editar uma página de discussão, você pode opcionalmente usar o botão "+" (localizado ao lado do link "discussão" da página de discussão), mas apenas para iniciar um novo tópico ou para responder à última postagem localizada na parte inferior da página. Se você passar o cursor do mouse sobre o botão, notará o texto "Adicionar comentário a esta discussão", descrevendo seu funcionamento.

  • Para iniciar um novo tópico de discussão, escreva no formulário identificado como "Assunto/cabeçalho:" o título da discussão que está propondo. Com isso, o sumário de edição é automaticamente preenchido com o texto digitado naquele formulário.
  • Para responder a um comentário posicionado na seção mais inferior da página, não escreva nada no formulário supracitado. Neste caso, não é possível preencher o campo "sumário de edição". Se preferir fazê-lo, edite diretamente a seção desejada pelos meios convencionais.

Utilizando-se da ferramenta "Adicionar comentário a esta discussão", a ocorrência de um conflito de edição é impossível. Entretanto, no caso de você estar respondendo a um tópico existente ao invés de criar um, sua resposta pode eventualmente ser transferida para uma seção criada após você começar a editar, causando mal-entendidos entre as várias partes. Portanto, é recomendável editar diretamente as seções pretendidas, no caso de desejar responder a elas, especialmente em se tratando de páginas constantemente editadas, reservando a ferramenta "+" apenas para a criação de novos tópicos. Se, porém, seu comentário for publicado no lugar errado, simplesmente edite novamente a página e posicione-o no local correto.


Exemplo de uma página de discussão[editar]

Segue um exemplo do funcionamento de uma página de discussão sobre um artigo fictício.

Este artigo é excelente. Get_It ¤ 18:46, 7 Mar 2005 (UTC)

Não é nada! --Marcelo
É excelente sim senhor!! --Tiago
Eu estava a falar com o Get_It! --Guilherme
Tenham calma... --André

Precisamos mais de isto ?

Precisamos mais de um artigo sobre facas do que esta confusão. --Alfredo, o vizinho do lado

Sim, mas e sobre p0rn? -- Gordon