Tales de Mileto

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Tales de Mileto
Tales de Mileto
Tales de Mileto
Tales de Mileto em outros projetos:

Tales de Mileto, Thalès (do grego θαλες Thalễs) (Mileto, 625 a.C. - 547 a.C.), foi um matemático e filósofo turco (apesar de ter nascido em Mileto, atual Turquia, consta-se que esta cidade fazia parte da Grécia na época de seu nascimento). É considerado o pai da filosofia ocidental.


  • "Toma para ti o conselho que dás aos outros."
  • "A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm ainda a possuem."
- Tales de Mileto como citado in: Rosa Dourada - Página 14, Rosângela Isabel Teixeira Coelho Dos Santos - 2006
  • "Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria."
  • "Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito."
  • "Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros."

Sobre[editar]

  • "A filosofia grega parece começar com uma idéia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário determo-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida (estado latente, prestes a se transformar), está contido o pensamento; 'Tudo é Um'. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e o mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego".
- Friedrich Nietzsche


  • "O certo é que a convivência com Heráclito, Epicuro, Plotino, Agostinho, Abelardo, Tomás de Aquino e mais alguns outros que davam de aparecer em minha “ágora”, ou no claustro de meu convento, me incendiava com alguma frequência o espírito, e aqui também os alunos tocavam fogo. Peguei um amor extraordinário por aqueles pensadores, não porque me forneciam o pão de cada dia (o material, mesmo), mas porque me empurravam escada acima, às vezes com certa violência, para contemplar as estrelas, aquelas mesmas que levaram o filósofo Tales a cair num buraco. O velho milésio caiu para cima, como convém a todo filósofo que se preze."
- Fonte: "ENTREVISTA com Prof. Dr. Maurilio Camello, filósofo e poeta", para o blog Moça & Poesia (2020).