Otimismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Otimista)
Esta página foi marcada para revisão!
Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, revise as informações a respeito do autor ou tema.


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Otimismo.

Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis é uma forma de pensamento. Uma pessoa otimista opta pelo pensamento positivo, que é ver as coisas pelo lado positivo. O otimismo é um estado onde se tende a ter uma visão favorável da vida. O otimismo pode ser tanto bom quanto ruim, uma pessoa com o otimismo moderado tende a ser menos pessimista e evita ver o lado ruim das coisas do dia a dia, enquanto alguém com excesso de otimismo pode muito bem esquecer deste lado ruim que existe, e passar a achar que tudo é perfeito.

Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: otimismo

Otimismo se caracteriza por ser uma forma de pensamento. É sinônimo de pensamento positivo, ou seja, uma pessoa otimista é uma pessoa que vê as coisas pelo lado bom. O otimismo é a posição contrária à do pessimismo. O otimismo pode ser bom ou ruim, tendo em vista que uma pessoa com o seu otimismo controlado pode passar a pensar mais no lado bom das coisas, assim, sendo mais difícil a pessoa se frustrar. Todavia, uma pessoa muito otimista pode passar a não ver o lado ruim das coisas nunca, achando que tudo é perfeito, porém nada é. O otimismo é uma atitude mental com tendência a ter uma visão favorável sobre as situações da vida.

Otimismo é o padrão de comportamento, tendência a ver tudo o que acontece por um lado positivo, conformando-se de que tudo está ou irá ficar bem. O mesmo ainda está associado à paciência de que o melhor virá e alegria em ter satisfação pelos momentos vividos. Podemos notar que “o otimista vê oportunidade em qualquer dificuldade” (Bertran Carr).



  • "[...] o otimismo é imprescindível para alcançar a vida significativa. Com firme crença num futuro positivo, você pode se dedicar àquilo que é maior do que seu ego" (WYNNEWOOD, 2005, p.5)
  • "Nem que seja para fazer alfinetes, o entusiasmo é indispensável para sermos bons no nosso ofício.”
  • “Ne fit-on que des épingles, il faut être enthousiaste de son pour y exceller.”- “Observations su la sculpture at sur Bourchardon.”
  • Oeuvres de Denis Diderot, Volume 4-pág. 575, Denis Diderot-A, Belin, 1818.
  • "O pessimismo leva à fraqueza, o otimismo ao poder"



  • "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
- William James
  • "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela."

-Paulo Coelho

  • "Mesmo as noites completamente sem estrelas, podem anunciar a aurora de uma grande realização."
- Even the most starless midnight may herald the dawn of some great fulfillment.
- "Strength to love" - página 65, Martin Luther King - Collins-World, 1963, ISBN 0529053918, 9780529053916 - 155 páginas

" O mundo pertence aos otimistas, os pessimistas são meros espectadores."

- Dwight Eisenhower.

“Os otimistas sempre se dão bem na vida,por pensar sempre o melhor sobre ela e ver o lado positivo de todos os acontecimentos”

" Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo."

- Nemo Nox.

" O pessimismo nunca venceu nenhuma batalha"

- Dwight Eisenhower.
  • "Não são nossas ideias que nos fazem otimistas ou pessimistas, mas o otimismo e o pessimismo de origem fisiológica que fazem as nossas ideias."
- Miguel de Unamuno (1864-1936), educador e filósofo espanhol, Caras edição 800 [1]
  • "Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si".
- One of the things I learned the hard way was that it doesn't pay to get discouraged. Keeping busy and making optimism a way of life can restore faith in yourself.
- Lucille Ball citada em "The Last word: a treasury of women's quotes‎" - Página 217, de Carolyn Warner - Prentice Hall, 1992 ISBN 0135243726, 9780135243725- 363 páginas
  • "O otimismo é, e deve ser, o ânimo dos que combatem e aspiram ao bem comum".
- Afrânio Peixoto; citado em "Revista internacional de espiritismo" - Página 406; de Centro Espírita "Amantes da Pobreza."
- An optimist is one who believes marriage is a gamble
- Peter's quotations: ideas for our time‎ - Página 360, de Laurence J. Peter - Morrow, 1977, ISBN 0688032176, 9780688032173 - 540 páginas
- when the place where optimism most flourishes is the lunatic asylum.
- "The dance of life"‎ - Página 86, Havelock Ellis - The Modern Library, 1929, 20 ed. - 363 páginas
  • "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
- Bertram Carr

Sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor. Para todo fim, um recomeço." -There is always another chance, another friendship, another love. For every end a restart. (inglês) -Il y a toujours une autre chance, une autre amitié, un autre amour.Pour chaque fin un redémarrage. (francês) -Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)- citado em "O Pequeno Príncipe"- Em abril de 1943- 132 páginas

  • "Nem que seja para fazer alfinetes, o entusiasmo é indispensável para sermos bons no nosso ofício.”
- “Ne fit-on que des épingles, il faut être enthousiaste de son pour y exceller.”
- “Observations su la sculpture at sur Bourchardon.” Oeuvres de Denis Diderot, Volume 4-pág. 575, Denis Diderot-A, Belin, 1818.
  • "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.
- Winston Churchill
  • "A única pessoa livre é aquela que não tem medo do ridículo"
- Luiz Fernando Veríssimo- 1936
  • "Otimismo, ópio maravilhoso, obtido de si mesmo."
- «Оптимизм, чудесный опиум, полученный из самого себя».
- Mironovich, Igor Guberman, https://ru.citaty.net/tsitaty/638037-igor-mironovich-guberman-optimizm-izumitelnyi-opium-iz-sebia-samogo-dobyv/ - Poeta 1936
  • "O otimismo é a fé que te levará ao sucesso"
-Matheus Sousa

"Diga o que você pensa com esperança. Pense no que você faz com fé. Faça o que você deve fazer com amor!"

- Ana Carolina


  • "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela."

-Paulo Coelho -Nota: Trecho do texto "Recriando o Passado", publicado em 09/10/2009 na coluna de Paulo Coelho, no site Globo.com


  • "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
  • "The pessimist sees difficulty in every opportunity; the optimist sees opportunity in every difficulty."( inglês)

-Bertram Carr -Nota: A citação é erroneamente atribuída a Winston Churchill, mas não há fontes que confirmem essa autoria. A utilização mais antiga de que se tem notícia é de Bertram Carr em 1919.




  • "Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante."

-Augusto Branco -Nota: Adaptação de trecho do poema "Vida" de Augusto Branco


•"O otimino é muito para poucos e pouco para muitos ,mas se ajudarmos os outros a se acharem estaremos nos ajudando ,e ajudando o prosimo ,você vem comigo nessa aventura que é o otimismo ."

"Considero o como um jogo ,o jogo da felicidade,com ele eu me animo e sempre procuro ver o lado bom das coisas "

-ketlin

"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela." Autor: Paulo Coelho,Trecho do texto "Recriando o Passado", publicado em 09/10/2009 na coluna de Paulo Coelho, no site Globo.com


Pt.m.wikiquote.org

-01/06/2023


-Kauany Jhemilly

"Sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor. Para todo fim, um recomeço." -There is always another chance, another friendship, another love. For every end a restart. (inglês) -Il y a toujours une autre chance, une autre amitié, un autre amour.Pour chaque fin un redémarrage. (francês) -Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)- citado em "O Pequeno Príncipe"- Em abril de 1943- 132 páginas

Otimismo é um termo que se refere à atitude mental positiva e esperançosa em relação às situações, acreditar no melhor resultado possível e esperar que as coisas deem certo. É uma visão otimista da vida e a crença de que os eventos futuros terão resultados positivos. Abaixo estão cinco fontes diferentes que fornecem definições e explicam o conceito de otimismo:

Enciclopédia Britannica: Otimismo é um termo usado para descrever uma perspectiva mental positiva ou uma disposição geral para esperar o melhor possível em qualquer circunstância. Essa atitude envolve a crença de que as coisas acabarão bem e que os eventos futuros resultarão em resultados positivos. Fonte: Encyclopædia Britannica

Dicionário Oxford: Otimismo é uma disposição mental ou atitude de esperar o melhor possível, ou seja, acreditar que as coisas terão um desfecho positivo. É uma crença na realização de algo favorável no futuro, mesmo diante de dificuldades ou incertezas. Fonte: Oxford Languages

Psicologia Positiva: A Psicologia Positiva, campo de estudo que busca entender e promover o bem-estar humano, define o otimismo como uma tendência cognitiva que envolve acreditar em resultados positivos e esperar que eventos futuros sejam favoráveis. É uma perspectiva que ressalta a importância de ver o lado bom das coisas e manter uma visão esperançosa. Fonte: Seligman, M. E. P. (2004). Authentic Happiness: Using the New Positive Psychology to Realize Your Potential for Lasting Fulfillment.

Filosofia: Na filosofia, o otimismo pode ser compreendido como uma posição metafísica ou ontológica que defende que o universo é fundamentalmente bom ou que existe uma força benevolente que governa a realidade. O otimismo filosófico pode variar em termos de suas implicações, mas geralmente envolve a ideia de que a vida tem um propósito positivo e que as coisas tendem a se desenvolver para o bem. Fonte: Voltaire, C. (1759). Cândido, ou o Otimismo.

Estudos Empíricos: Diversos estudos empíricos na psicologia e nas ciências sociais têm investigado o otimismo como um traço de personalidade e uma atitude psicológica. Essas pesquisas mostram que o otimismo está associado a diversos benefícios, como maior resiliência, melhor saúde física e mental, maior sucesso acadêmico e profissional, e uma maior capacidade de lidar com o estresse e enfrentar adversidades. Fonte: Carver, C. S., & Scheier, M. F. (2014). Dispositional optimism. Trends in cognitive sciences, 18(6), 293-299 - Ibrahim Homero

Pt.m.wikiquote.org

-01/06/2023

"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela"

Nome do autor:Paulo Coelho Publicação retirada de:https.frasesdobem.com.br Ano de publicação:Fevereiro de 2014