Nova matriz econômica

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Nova matriz econômica.

Citações sobre a nova matriz econômica, o conjunto de medidas macroeconômicas adotadas no governo Dilma Rousseff.


  • "Como diz um colega de profisão: parece que, depois do descobrimento, em 1500, e da Independência, em 1822, a Nova Matriz Econômica foi o principal evento da história brasileira"
Bráulio Borges, pesquisador associado do Ibre/FGV, minimizando a responsabilidade da nova matriz pela crise econômica de 2015/2016
(Fonte: Nexo Jornal 5 de outubro de 2017)
  • "Não concordo de jeito nenhum com a ideia de que a nova matriz econômica tenha fracassado"
Guido Mantega, então ministro da Fazenda, declara em janeiro de 2014.
(Fonte: Época
17 de janeiro de 2016)
  • "O governo culpou a crise externa e o fato de o mundo não estar completamente reestabelecido do abalo de 2008. Não foi essa a causa. O determinante foi a política econômica à qual o primeiro mandato tentou dar ares de ciência, definindo-a como 'a nova matriz macroeconômica'. Essa suposta teoria teve morte rápida por falência múltipla das premissas"
Miriam Leitão sobre a causa da crise econômica
(Fonte: livro História do Futuro 3 de agosto de 2015)
  • "Eu chamo essa política de 'agenda Fiesp' porque houve uma lista de demandas da Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo] em 2011, que incluíam desde desonerações de impostos ao congelamento das tarifas elétrica, redução rápida da taxa de juros e desvalorização do real. Enfim, uma série de medidas que são implementadas e que eu considero equivocadas tanto no diagnóstico quanto do ponto de vista do contexto desfavorável daquele período."
Laura Carvalho, economista
(Fonte: O Povo 4 de junho de 2018)
  • "Parece fora de dúvida de que o retrocesso conceitual materializado pelas inovações introduzidas pela nova matriz configurou um conjunto formidável de erros e trapalhadas auto-infligidas sem qualquer precedente em nossa história, e de efeito devastador sobre a economia"
– Trecho do livro Moeda e Lei, de Gustavo Franco (Fonte: 1)
  • "Definitivamente a minha ideia não parece em nada [...] com... como é? a nova matriz econômica da Dilma. Não tem nada a ver mesmo. [...] Eu proponho os dois grandes preços centrais na economia: o câmbio ser expressado para ser mais competitivo para quem produz; o juro ser expressado para ficar em algum ponto abaixo da rentabilidade média dos negócios; e fazer um enorme esforço, concentrado esforço na restauração da saúde fiscal do Brasil. Acho que a partir daí a gente começa a reverter expectativas.
Ciro Gomes em pré-campanha presidencial (Fonte: YouTube, 18 de abril de 2018)
  • "eles [o PT] nutriam o sonho de criar uma teoria econômica própria". "E a cobaia era o povo brasileiro". "A última tentativa foi a nova matriz econômica. E deu no que deu"
Moreira Franco, ministro do governo Temer (Fonte: Estado de Minas, 22 de maio de 2018)