Monumento Tortura Nunca Mais

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Monumento Tortura Nunca Mais homenagem às vítimas da Ditadura Militar de 1964-1985.

Monumento Tortura Nunca Mais é um monumento localizado na praça Padre Henrique, à Rua da Aurora, cidade do Recife, Pernambuco, Brasil.



  • "Histórias que não devem ser esquecidas: 1964 a 1985."
- Fonte: G1 - 19/08/2022.[1]
  • "A escolha do nome Primal remete ao primitivo, a cerâmica terracota traz este sentido original e terral”, conta Raoni Assis, que coordena a Casa Balea. "Eu sempre vi esse diálogo nos trabalhos dos dois artistas, mesmo que separadamente, agora promovemos este encontro no barro, na cerâmica de primeira queima e nas formas de criação em escultura e modelagem."
- Fonte: Jornal do Comércio -19/08/2022.[2]
- Mostra "Primal", realizada na Casa Balea, no Carmo, conta com esculturas de artistas que passeiam entre a cultura popular e arte moderna.
O Monumento Tortura Nunca Mais, no Recife, foi o primeiro monumento construído no país em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos brasileiros, e apresenta o corpo de um homem nu em posição da tortura de pau de arara.
  • "O Memorial Tortura Nunca Mais será contemplado com serviços de revitalização da área, possibilitando até mesmo a inclusão de novos homenageados. A iniciativa faz parte da etapa da varanda 6 do Projeto Cais da Aurora que está em andamento com a execução das obras nas varandas 3 e 4."
- Fonte: Diário de Pernambuco - 19/08/2022.[3]
- A Calçada da Memória em fevereiro de 2022, após os atos de vandalismo.

Referências

  1. No Recife, historiadores promovem aula pública sobre a ditadura militar G1. Publicado em 19 de agosto de 2022.
  2. Exposição reúne obras de Demétrio Albuquerque e Glauber Arbos em Olinda Emannuel Bento, Jornal do Comércio. Publicado em 19 de agosto de 2022.
  3. Homenagem aos desaparecidos políticos da ditadura militar é destruída no Recife Fabson Gabriel, Diário de Pernambuco. Publicado em 19 de agosto de 2022.

Ver também[editar]

Ligações externas[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Monumento Tortura Nunca Mais.
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Monumento Tortura Nunca Mais