Livro de Judite

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
O Livro de Judite
Livro de Judite
Livro de Judite
Livro de Judite em outros projetos:

Judite é um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia Católica. Possui 16 capítulos. Vem depois do livro de Tobias e antes do livro de Ester.


  • "Os filhos de Israel fizeram como lhes tinha mandado Eliaquim, pontífice do Senhor. Todo o povo clamou ao Senhor com grande instância. Humilharam suas almas com jejuns e orações, eles e suas mulheres. Os sacerdotes vestiram-se de cilício, os meninos prostraram-se diante do templo do Senhor, e cobriu-se de cilício o altar do Senhor. Clamaram unânimemente ao Senhor Deus de Israel, que não fossem dados em presa seus filhos, nem roubadas suas mulheres, nem destruídas as suas cidades, nem profanado o seu santuário, nem eles se tornassem o opróbrio das nações. Então Eliaquim, sumo sacerdote do Senhor, percorreu todo o Israel e falou ao povo, nestes termos: Sabei que o Senhor ouvirá as vossas súplicas, se permanecerdes constantes nos jejuns e nas orações diante do Senhor. Lembrai-vos de Moisés, servo do Senhor, o qual, não combatendo com ferro, mas suplicando com santas orações, destroçou Amalec, que confiava na sua força, no seu poder, no seu exército, nos seus escudos, nos seus carros e cavaleiros. Assim sucederá a todos os inimigos de Israel, se vós perseverardes nesta obra que começastes. Com tais exortações, os Israelitas permaneciam na presença do Senhor, orando ao Senhor; mesmo aqueles que ofereciam os holocaustos ao Senhor, ofereciam-nos, vestidos de cilícios e com as suas cabeças cobertas de cinza. Todos rogavam a Deus, de todo o seu coração, que visitasse o seu povo de Israel".
- Judite 4:7-17
  • "Depois de saírem do Mar Vermelho, acamparam nos desertos do monte Sinai, onde nunca homem algum pôde habitar, onde ninguém se pôde fixar. Ali as fontes amargosas tornaram-se doces para eles beberem, e por espaço de quarenta anos receberam do céu o alimento. Em toda a parte onde entraram sem arco e sem frecha, sem escudo e sem espada, o seu Deus pelejou a favor deles e venceu. Não houve ninguém que insultasse este povo, senão quando ele se apartou do culto do Senhor, seu Deus. Porém, todas as vezes que eles adoraram outro deus, que não fosse o seu, foram entregues ao roubo, à espada e ao opróbrio. E todas as vezes que se arrependeram de ter abandonado o culto do seu Deus, o Deus do céu lhes deu forças para resistirem".
- Judite 5:14-19
  • "Tendo eles partido, Judite entrou em seu oratório, pôs o seu cilício, cobriu a cabeça com cinzas e, prostrando-se diante do Senhor, orou".
- Judite 9:1
  • "Ganhará o teu nome uma glória memorável, se a mão de uma mulher o derrubar. O teu poder, Senhor, não está na multidão, nem tu te comprazes na força dos cavalos; nunca te agradaram os soberbos, mas sempre te agradou a súplica dos humildes e dos mansos. Deus dos céus, Criador das águas e Senhor de todas as criaturas, ouve esta miserável, que te suplica e que espera tudo da tua misericórdia. Lembra-te, Senhor, da tua aliança, põe tu as palavras na minha boca, fortifica a resolução do meu coração, para que a tua casa permaneça sempre santificada e para que todas as nações conheçam que tu és Deus e que não há outro senão tu".
- Judite 9:15-19
  • "Ó filha, tu és bendita do Senhor Deus Altíssimo, sobre todas as mulheres que há na terra. Bendito seja o Senhor, que criou o céu e a terra, que te dirigiu para cortares a cabeça do nosso maior inimigo".
- Ozias, príncipe do povo de Israel, a Judite
- Judite 13:23-24
  • "O aniversário de sua vitória [sobre o general assírio Holofernes] foi posto pelos hebreus no número dos dias santos e ainda hoje é celebrado pelos judeus".
- Judite 16:27