Buda
Aspeto
(Redirecionado de Gautama Buddha)
Buda | |
---|---|
Nascimento | I milénio a.C. Lumbini (Shakya) |
Morte | I milénio a.C. Kushinagar (Malla) |
Residência | Índia, Nepal |
Cidadania | Shakya |
Progenitores |
|
Cônjuge | Yashodhara |
Filho(a)(s) | Rahula |
Irmão(ã)(s) | Nanda, Sundari Nanda |
Ocupação | bhikkhu, filósofo, father of faith, líder religioso, escritor, reformador social, spiritual teacher, psiquiatra, psicólogo, pregador |
Movimento estético | Nobre Caminho Óctuplo, nirvana, darma |
Título | príncipe |
Religião | budismo |
Siddharta Gautama ou "Shakyamuni" (o sábio do clã dos Shakya), mais conhecido como Buda, o iluminado, (Kapilavastu, 563 a.C. - 483 a.C.), foi um filósofo, professor e líder espiritual, fundador do Budismo.
- "Não busque o passado
- Nem acalente levianamente o futuro.
- O passado já ficou para trás,
- e o futuro ainda está por vir.
- Saiba discernir com clareza a natureza do presente
- em meio à realidade.
- Aquele que, sem se perturbar ou se deixar abalar,
- percebe claramente o presente,
- eleva seu estado de vida.
- Dedique-se simplesmente a fazer aquilo
- que deve ser feito hoje"[1]
- "Ao percorrer todos os quadrantes com a mente, não se encontra ninguém mais estimado que a si mesmo. Da mesma forma, cada pessoa aprecia a si mais que os outros; assim, aquele que ama a si mesmo não deve ferir os demais."[2]
- “Basta matar o desejo de matar.”[3]
- "A sabedoria dos budas é infinitamente profunda e imensurável. O portal dessa sabedoria é difícil de compreender e de transpor"[4]
- "Tal como uma flor de lindas cores, mas desprovida de perfume, são as belas palavras de quem não as aplica em sua conduta".[5]
- Variante: "Igual a uma flor bela e de brilhante cor, mas sem perfume, assim são estéreis as boas palavras de quem não as põe em prática."[6]
- "Maior que a conquista em batalha de mil vezes mil homens é a conquista de nós mesmos."
- Variante: "Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha."
- Variante: "É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas."[7]
- "Melhor conquistar a si mesmo que conquistar a outros. Nem um deus nem um semideus, nem Mara e nem Brahma podem desfazer a vitória daquele que conquistou a si mesmo e que se conduz sempre com moderação."[8]
- "Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada."[9]
- "Nós nos tornamos aquilo que pensamos."[10]
- "É capaz quem pensa que é capaz." [11]
- "Ardentemente faça hoje aquilo que deve ser feito. Quem sabe? Amanhã, a morte chega." [12]
- "Ajudar mãe e pai, acalentar esposa e crianças, e se envolver em ocupação pacífica - essa é a maior bênção." [13]
- "A raíz do sofrimento é o apego." [14]
Atribuídas
[editar]Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. |
- "Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo."
- "Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiro de meus próprios atos; os atos são meu parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei." Eis em que deve refletir todo homem e toda mulher."
- "O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos."
- "Tudo o que nasceu vai morrer, tudo o que foi reunido será espalhado, tudo o que foi acumulado terá fim, tudo o que foi construído será derrubado, e o que esteve nas alturas será rebaixado".
- "Se o telhado for mal construído ou estiver em mau estado, a chuva irá entrar na casa; assim a cobiça facilmente entra na mente, se ela é mal treinada ou fora de controle."
- "Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte dos seres é como olhar os momentos da dança. A duração da vida é como o brilho de um relâmpago no céu, tal como uma torrente que se precipita montanha abaixo."
- "Se o desejo, que se aloja na raiz de toda a paixão humana, puder ser removido, aí então, morrerá esta paixão e desaparecerá, conseqüentemente, todo o sofrimento humano."
- "Praticar o bem, abster-se do mal e purificar seus pensamentos, são os mandamentos de todo iluminado."
- "Uma mente perturbada está sempre ativa, saltitando daqui para lá, sendo difícil de controlar; mas a mente disciplinada é tranqüila; portanto, é bom ter sempre a mente sob controle."
- "Aquele que protege sua mente da cobiça, e da ira, desfruta da verdadeira e duradoura paz"
- "O leite fresco demora em coalhar; assim, os maus atos nem sempre trazem resultados imediatos. Esses atos são como brasas ocultas nas cinzas e que, latentes, continuam a arder até causar grandes labaredas."
- "O homem que busca a fama, a riqueza e casos amorosos é como uma criança que lambe o mel na lâmina de uma faca... É como um tolo que carrega uma tocha contra um vento forte, corre o risco de ter o rosto e as mãos queimados."
- "Viver apenas um dia e ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento."
- "Um homem será tolo se alimentar desejos pelos privilégios, promoção, lucros ou pela honra, pois tais desejos nunca trazem felicidade, pelo contrário, apenas trazem sofrimentos."
- "Um bom amigo, que nos aponta os erros e as imperfeições e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro."
- "Um rochedo não é abalado pelo vento; a mente de um sábio não é perturbada pela honra ou pelo abuso."
- "Aqueles que se respeitam e se amam a si mesmos devem estar sempre alerta, a fim de que não o sejam vencidos pelos maus desejos."
- "Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente."
- "Não acrediteis numa coisa, apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições, só porque foram transmitidas por longas gerações. Não acrediteis numa coisa só porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis numa coisa só pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis numa coisa só porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a te-la por verdadeira. Não acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior a revelou. Não acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta." - Kalama Sutta
- "Meditação traz sabedoria; a falta de meditação deixa a ignorância. Saiba bem o que lhe conduz para frente e o que lhe prende atrás, e escolha o caminho que o guia à sabedoria."
- "Antes de dar, o coração se alegra; durante o ato de dar, ele se purifica; e, depois de dar, ele se sente satisfeito".
- "Somos aquilo que pensamos ser."
- "O fato de não haver nascimento é a Verdade Suprema."
- "Aquele que inveja outros não tem paz."
- "Todas as coisas são precedidas pela mente, guiadas e criadas pela mente. Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que hoje pensamos determina o que seremos amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente."
- "Não tenham medo em seus corações de coisas como elefantes selvagens. Porém, o que devem temer são as más companhias! Um elefante selvagem destrói apenas o corpo da pessoa; ele não pode destruir seu coração. No entanto, a má companhia destrói ambos. Se você for morto por um elefante selvagem, não cairá em nenhum dos três maus caminhos (inferno, fome e animalidade). Mas se as más companhias o levarem a morte, você certamente cairá em um dos três!"
- "Um homem no campo de batalha conquista um exército de mil homens... Um outro conquista a si mesmo, e este é o maior."
- "Todas as forças são cegas. Cada elemento sabe o que faz e para onde vai. Cabe ao homem espreitar estas forças e descobrir-lhes o itinerário, para nunca errar seu rumo!"
Veja também
[editar]Referências
- ↑ Majihima-Nikaya vol. 3, página 187
- ↑ BODHI, trad. The Connected Discourses of the Buddha [Os Discursos Compilados do Buda], p. 171
- ↑ (cit. in “Soft Power” 210.)
- ↑ The Lotus Sutra, cap. 2, pág. 23
- ↑ Como citado por Mansour Chalita em "Os mais belos pensamentos de todos os tempos" - 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 77
- ↑ Dhammapada, 51
- ↑ Dhammapada, 101
- ↑ Dhammapada, 104-105
- ↑ citado em "Frases Geniais" - Página 14, de PAULO BUCHSBAUM - Editora Ediouro Publicações, ISBN 8500015330, 9788500015335
- ↑ citado em "Raciocínio Rápido" - Página 297, de K. VENKATARAMAN - Editora Marco Zero, ISBN 8527904241, 9788527904247, 297 páginas
- ↑ citado em "Raciocínio Rápido" - Página 297, de K. VENKATARAMAN - Editora Marco Zero, ISBN 8527904241, 9788527904247, 297 páginas
- ↑ Bhaddekaratta Sutta.
- ↑ Mangala Sutta.
- ↑ Cânon Pali