Daisaku Ikeda

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Daisaku Ikeda em outros projetos:

Daisaku Ikeda (池田 大作, nasceu dia 2 de janeiro de 1928, Tóquio, Japão) é presidente da Soka Gakkai International (SGI), uma associação Budista com 12 milhões de membros, em 192 países e territórios, desenvolvendo atividades educacionais, culturais e de pesquisa.


Atribuídas[editar]

  • “A revolução humana é um processo de ascensão de um modo de vida egoísta para um modo de vida orientado para a prosperidade da sociedade como um todo e de todas as criaturas vivas". [1]. Seikyo Post, O legado do Sr. Makiguchi;
  • “Precisamos determinar, orar e agir. Se assim não fizermos, nosso ambiente em nada mudará. Mesmo que decorram cinco ou dez anos, ‘esse momento’ jamais chegará. ‘Esse momento’ é quando nos colocamos em ação, quando nos levantamos com energia e por vontade própria”. [2]. Seikyo Post, 8 explicações sobre a energizante prática do gongyo;
  • "Seja como for, a grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."
- A great human revolution in just a single individual will help achieve a change in the destiny of a nation and, further, will enable a change in the destiny of all humankind.
- Daisaku Ikeda citado em Freedom and Influence: The Role of Religion in American Society - página ix, George M. Williams - World Tribune Press, 1985, ISBN 0915678152, 9780915678150 [3] Institucional BSGI, O grande desbravador de horizontes
  • "Existe uma única estrada e somente uma, e essa é a estrada que eu amo. Eu a escolhi. Quando trilho nessa estrada as esperanças brotam, e, o sorriso se abre em meu rosto. Dessa estrada nunca, jamais fugirei." [4] Institucional BSGI, O grande desbravador de horizontes
- With love and patience, nothing is impossible.
- Daisaku Ikeda como citado in: Daisaku Ikeda and Africa: reflections by Kenyan writers - Página 42, Nairobi University Press, 2001, ISBN 9966846492, 9789966846495, 159 páginas
Question book-3.svg Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.
  • "O Nam-myoho-rengue-kyo incorpora o nome e a vida de Nichiren Daishonin. Aquele que recita Daimoku consegue evidenciar o estado de vida do Buda em sua própria vida. Não existem budas que ficam sofrendo eternamente na pobreza. Também não existem budas cruéis ou malvados como não existem budas fracos ou derrotados na vida. Buda é um outro nome para uma pessoa que está determinada a vencer não importa o que aconteça."
  • "Quando perguntado sobre qual era a sua maior peça, a resposta de Charles Chaplin era sempre a mesma: ' A próxima!' Não há impasse quando se está imbuído de desafio. Não se anda porque existe um caminho; por andar é que se abre o caminho."
  • "Em nossas vidas há momentos de alegria e de sofrimento. Se conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus, poderemos gradualmente a não o esperar somente bons momentos, e nem a detestar os maus."
  • "Desistir de aprender é egoísmo. Este é um ditado de que eu gosto muito. Quando acalentamos o desejo de aprender mais, nossas vidas estarão repletas de genuína vitalidade e brilho."
  • "Mesmo que tente distorcer a verdade, certamente chegará o momento em que ela será provada, ou melhor, devemos comprová-lá a todo custo. Da mesma forma, mesmo que o mal seja camuflado por todos os meios, ele será um dia desmascarado para então encontrar a sua ruína e desaparecer."
  • "Quanto mais evitarem qualquer acomodação, mais nitidamente conseguirão distinguir entre o certo e o errado. Não sou eu quem diz isto, este é o desejo, o espírito de Nitiren Daishonin."
  • "Eu cumpri o juramento que fiz ao meu mestre. Eu cumpri o juramento que fiz aos meus companheiros. Eu cumpri todos os objetivos que lancei."
  • "Um discípulo é aquele que coloca em prática os ensinamentos de seu mestre. Um discípulo é aquele que cumpre sua promessa. Eu fiz tudo isso e esse é meu maior orgulho."
  • "A principal causa da alienação que perturba nossa sociedade é o egotismo. Essa é a conclusão a qual eu e o historiador Arnold Toynbee chegamos alguns anos atrás. E como é possível desatar essas amarras do egotismo? Do ponto de vista budista, isso pode ser realizado livrando os seres humanos de seu egoísmo, que o budismo denonima de "escuridão fundamental", e que envolve a vida. Essa é a ignorância - a falta de consciência da verdadeira dignidade de sua existência - do fato de que sua própria vida é uma incorporação da Lei Maravilhosa e de que eles próprios são budas desde o início."
- Prefácio da tradução em inglês do Registro dos Ensinos Orais - Nitiren Daishonin
  • "Os resultados do amanhã serão visíveis nas causas que fazemos hoje. Vamos semear as sementes uma a uma, e vencer no presente pelo bem do futuro."
  • "Além disso, do ponto de vista da Lei fundamental do Nam-Myoho-Rengue-Kyo, pode-se dizer que todos os sutras,incluindo-se os vinte e oito capítulos do Sutra de Lótus ,são grandiosas parábolas para ajudar as pessoas a compreender o Gohonzon de Nam-Myoho-Rengue-Kyo."
  • "Como membros desta grandiosa organização, que está se empenhando vigorosamente para propagar a Lei Mística, seus benefícios são ilimitados e imensuráveis. Todos vocês são honrados indivíduos que estão percorrendo o caminho dos budas e bodhisattvas.
Além disso, por meio de sua prática, estão tornando possível que não apenas vocês atinjam a iluminação como também seus ancestrais e descendentes; vocês podem assim transmitir-lhes imensa boa sorte e fazer com que a felicidade absoluta permeie a vida deles. Vocês são a fonte de inesgotável benefício. É por isso que todos vocês são tão importantes. Reconhecer esse ponto traz uma ilimitada alegria. Não há a menor dúvida de que os budas e bodhisattvas das três existências e das dez direções irão protegê-los. Daishonin nos garante isso. Por favor, tenham a máxima convicção e avancem com coragem para alcançar uma série de brilhantes vitórias no próximo ano novamente."
  • "O Nam-myoho-rengue-kyo é a fonte propulsora de toda a atividade universal, o som do grandioso ritmo do Universo e também seu coração e sua essência."
  • "O verdadeiro benefício da Lei Mística é imperceptível. Somente as árvores crescem mais e mais fortes a cada ano que passa, adicionando anéis de crescimento que sao imperceptíveis ao olho humano, nós também cresceremos em direçao a uma existência vitoriosa. Por esta razao é muito importante que tenhamos uma vida tenaz e balançada baseada na fé."
  • "Dependendo de nossa determinação, podemos nos tornar felizes ou infelizes.
O ponto fundamental é que tipo de determinação mantemos. Enquanto orarmos ao Gohonzon e produzirmos a força vital do NAM-MYOHO-RENGUE-KYO brilhante como o sol, que é também a Lei eterna do universo, poderemos transformar sem falta todo tipo de carma. Por meio da recitação persistente do daimoku ao Gohonzon, espero que os senhores fortaleçam sua vitalidade e triunfem na sociedade, mostrando assim a prova real da revolução humana."