Igreja Católica: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
mais citação
Linha 1: Linha 1:
[[w:Igreja Católica|'''Igreja Católica''']], ''do grego'' εκκλεσια (ekklesia) ''(que significa "assembléia") e do grego'' καθολικός (katholikós), ''que significa universal, também denominada '''Igreja Católica Romana''' e '''Igreja Católica Apostólica Romana'''.''
[[w:Igreja Católica|'''Igreja Católica''']], ''do grego'' εκκλεσια (ekklesia) ''(que significa "assembléia") e do grego'' καθολικός (katholikós), ''que significa universal, também denominada '''Igreja Católica Romana''' e '''Igreja Católica Apostólica Romana'''.''
----
----
* "Se a '''Igreja Católica Romana''' não tivesse tido uma admirável organização temporal como poderiam ter subsistido os melhores princípios do Evangelho?"
:-''Daniel Rops'', em sua obra "A Igreja dos Tempos Bárbaros", (Ed. Quadrante, vol. II, 1991, SP, pág. 85, v. II).





Revisão das 19h56min de 13 de junho de 2009

Igreja Católica, do grego εκκλεσια (ekklesia) (que significa "assembléia") e do grego καθολικός (katholikós), que significa universal, também denominada Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana.


  • "Se a Igreja Católica Romana não tivesse tido uma admirável organização temporal como poderiam ter subsistido os melhores princípios do Evangelho?"
-Daniel Rops, em sua obra "A Igreja dos Tempos Bárbaros", (Ed. Quadrante, vol. II, 1991, SP, pág. 85, v. II).


  • "A história do comunismo, do movimento comunista, é no fundamental, embora num percurso acidentado, a história de uma luta social constante na defesa dos interesses e direitos dos explorados e oprimidos, tendo como objectivo construir uma sociedade nova e melhor, o que implica confiança no ser humano e exclui a crença em formas sobrenaturais, que decidam do seu destino. Os objectivos e a luta dos comunistas hoje são inseparáveis dos objectivos e da luta desde o Manifesto Comunista de 1848. A Igreja católica pouco tem a ver com os primeiros cristãos que eram perseguidos. Aquele aquem se atribui a fundação da Igreja, S. Pedro, foi crucificado e de cabeça para baixo. Quando, alguns dizem que Cristo foi o primeiro comunista, atribuem-lhe ideias e comportamentos com os quais pouco ou nada têm a ver as ideias e os comportamentos da Igreja Católica ao longo dos anos, pois ela se tornou um elemento integrante do feudalismo, e depois do capitalismo, a não ser em alguns dos seus sectores que retomam as melhores ideias e comportamentos atribuídos a Cristo. No movimento comunista e na concretização dos seus objectivos registaram-se, graves situações e fenómenos que se afastaram dos ideais sempre proclamados pelos comunistas. Mas, se se fala em comunismo hoje, eu só compreendo mantendo e defendendo esses ideais e não renegando as grandes realizações e o património de luta de gerações e gerações de comunistas. Os comunistas não têm uma concepção ideológica separada de uma intervenção prática. Ao contrário da Religião, não aceitamos o conformismo e a resignação. Não estamos a lutar por uma concepção; estamos, com uma concepção, a lutar pela solução de problemas concretos da humanidade e por uma transformação da sociedade que os resolva. Estamos cá na terra, com os pés assentes na terra."
- Álvaro Cunhal
  • "Há várias maneiras de prejudicar os pobres. Elas têm sido deligentemente utilizadas por pessoas e instituições, com intenções perigosamente boas. Comecemos pela Igreja Católica. Sua opção pelos pobres tem sido uma opção pela pobreza. De um lado, favorece a proliferação dos pobres, opondo-se a técnicas "artificiais" de controle de natalidade, que são as únicas realmente eficazes, pois a abstenção sexual nas épocas férteis não é esporte fácil nos trópicos. De outro, contribui para a criação de uma mentalidade anticapitalista, pela suspicácia em relação ao lucro empresarial."
- Roberto Campos
  • "Eu estava precisando me assumir há muito tempo... mas fica aquela coisa, filho de católico, "você é doente" etc. etc. No meio do caminho, eu já estava pensando: pô, eu sou um cara tão legal, eu não posso ser doente. Eu não sou muito religioso, não, mas eu me ligo nessas coisas. Não só a doutrina de Buda, eu já li muito a Bíblia também. Mas Jesus nunca falou nada contra certo tipo de comportamento. Quem fala isso é a Igreja Católica. Bem, se eu sou assim e eu sei que sou assim desde que eu me lembro, desde os três, quatro anos de idade... Eu sempre gostei de meninos - eu gosto de meninas também -, mas eu gosto de meninos. Como é que não é natural? Se eu sou assim desde os quatro anos, então sou doente, pervertido... ah, não! Eu já sabia disso."
- Renato Russo
  • "Eu não sou católica; mas considero a idéia cristã, que tem suas raízes no pensamento grego e no curso de séculos tem alimentado todas as nossas civilizações européias, como algo ao qual não se pode renunciar sem se tornar degradado."
- Simone Weil

Veja também

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Igreja Católica.