Bíblia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Bíblia.
O Wikisource tem texto original relacionado a:
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Bíblia.

A palavra Bíblia significa "livros" (do grego βιβλια), sendo, na versão católica, uma coletânea de 73 livros e, na protestante, 66 livros divididos entre Antigo e Novo Testamento.[1]


Antigo Testamento[editar]

  • "No princípio, Deus criou os céus e a terra.
A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".
- Gênesis 1:1-2
  • "Deus disse: «Haja um domo no meio da água; que ele separe água de água». Deus fez o domo e separou a água acima do domo da água debaixo do domo; isso foi o que aconteceu, e Deus chamou ao domo Céu. Assim, houve tarde e manhã, o segundo dia".
- Gênesis 1:6-8
  • "Deus disse: «Façam-se luzeiros no firmamento do céu para separar o dia da noite. Que sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, e resplandeçam no firmamento do céu para iluminar a terra». E assim se fez. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir o dia e o menor para presidir a noite; e fez também as estrelas. Deus colocou-os no firmamento do céu para que iluminassem a terra, presidissem o dia e a noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia".
- Gênesis 1:14-19
  • "Deus criou o homem à sua imagem".
- Gênesis 1:27
  • "Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente".
- Gênesis 2:7
  • "Deus tinha plantado um jardim no Éden, do lado do oriente, e colocou nele o homem que havia criado".
- Gênesis 2:8
  • "Deus fez brotar da terra toda a sorte de árvores de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal".
- Gênesis 2:9
  • "Um rio saía do Éden para regar o jardim, e dividia-se em seguida em quatro braços. O nome do primeiro é Fison, e é aquele que contorna toda a região de Hévila, onde se encontra o ouro. (O ouro dessa região é puro; encontra-se ali também o bdélio e a pedra de ônix.) O nome do segundo rio é Geon, e é aquele que contorna toda a região de Cuch. O nome do terceiro rio é Tigre, que corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates".
- Gênesis 2:10-14
  • "E O Senhor deu a seguinte ordem ao homem: «Comerás livremente o fruto de qualquer espécie de árvore que está no jardim; contudo, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!»"
- Deus proíbe Adão de comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal
- Gênesis 2:16-17
  • "Então, o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. «Eis agora aqui — disse o homem — o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem». Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne".
- Gênesis 2:21-24
  • "Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".
- Deus, dirigindo-se à serpente, põe inimizade entre ela e a mulher
- Gênesis 3:15
  • "Com o suor de tua fronte comerás o pão, até que voltes à terra, porque dela te tiraram; pois és pó e ao pó voltarás".
- Gênesis 3:19
  • "O homem chamou sua mulher `Eva`, por ser a mãe de todos os viventes".
- Gênesis 3:20
  • "O Senhor Deus o expulsou do paraíso, para que arasse a terra de onde o havia tirado. Expulsou o homem, e a leste do parque de Éden colocou os querubins e a espada flamejante que oscilava para fechar o caminho da árvore da vida".
- Gênesis 3:23-24
  • "Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra. De ora em diante, serás maldito e expulso da terra, que abriu sua boca para beber de tua mão o sangue do teu irmão. Quando a cultivares, ela te negará os seus frutos. E tu serás peregrino e errante sobre a terra".
- Deus a Caim após este ter matado Abel
- Gênesis 4:10-12
  • "Sela [uma das mulheres de Lamec] deu à luz Tubalcaim: ele foi o pai de todos os laminadores em cobre e ferro".
- Gênesis 4:22
  • "Quando os homens começaram a ser numerosos sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e tomaram como mulheres todas as que lhes agradaram. Iahweh disse: «Meu espírito não se responsabilizará indefinidamente pelo homem, pois ele é carne; não viverá mais que cento e vinte anos». Ora, naquele tempo (e também depois), quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e estas lhes davam filhos, os Nefilim habitavam sobre a terra; estes homens famosos foram os heróis dos tempos antigos".
- Gênesis 6:1-4
  • "O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos".
- Gênesis 49:10
  • "Se eu tivesse estendido a minha mão e te tivesse ferido de peste a ti e ao teu povo, haveríeis já desaparecido da terra. Porém conservei-te com vida, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja celebrado em toda a terra".
- Êxodo 9:15-16
  • "Durante sete dias, comerás pães sem fermento e, no sétimo dia, haverá uma festa em honra do Senhor. Serão comidos pães sem fermento durante sete dias. Não se verão em tua casa, em toda a extensão do território, nem pães fermentados nem fermento. Explicarás então a teu filho: isso é em memória do que o Senhor fez por mim, quando saí do Egito. Será isso para ti como um sinal sobre tua mão, como uma marca entre os teus olhos, a fim de que tenhas na boca a lei do Senhor, porque foi graças à sua poderosa mão que o Senhor te fez sair do Egito. Observarás a cada ano essa prescrição no tempo prescrito".
- Êxodo 13:6-10
  • "A profetisa Maria, irmã de Aarão, tomou seu tamborim na mão, e todas as mulheres seguiram-na dançando com tamborins. Maria as acompanhava entoando: «Cantai ao Senhor, porque fez brilhar a sua glória, precipitou no mar cavalos e cavaleiros!»"
- Êxodo 15:20-21
  • "O Senhor disse a Moisés: «Vou fazer chover pão do alto do céu. Sairá o povo e colherá diariamente a porção de cada dia. Eu o porei desse modo à prova, para ver se andará ou não segundo minhas ordens. No sexto dia, quando prepararem o que tiverem ajuntado haverá o dobro do que recolhem cada dia». Moisés e Aarão disseram a todos os israelitas: «Esta tarde, sabereis que foi o Senhor quem vos tirou do Egito, e amanhã pela manhã vereis a sua glória, porque ele ouviu as vossas murmurações contra ele. Nós, porém, quem somos para que murmureis contra nós?» Moisés disse: «Isso acontecerá quando o Senhor vos der, esta tarde, carne para comerdes e, amanhã pela manhã, pão em abundância, porque ele ouviu as murmurações que proferistes contra ele. Nós, porém, quem somos? Não é contra nós que murmurastes, mas contra o Senhor»."
- Êxodo 16:4-8
  • "A casa de Israel deu àquele alimento o nome de maná; era como a semente de coentro, branco, e o seu sabor como o da farinha (amassada) com mel. Moisés disse: «Eis o que ordenou o Senhor: Enche um gomor dele, e guarde-se para as gerações futuras, a fim de que saibam com que pão vos sustentei no deserto, quando fostes tiradas da terra do Egito». Moisés disse a Aarão: «Toma um vaso, mete nele maná, quanto pode conter um gomor, e põe-no diante do Senhor, para se conservar pelas vossas gerações», como o Senhor ordenou a Moisés. Aarão o pôs no Tabernáculo para ser conservado. Os filhos de Israel comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a um país habitado: com esta comida se alimentaram até chegarem aos confins do país de Canaã".
- Êxodo 16:31-35
  • "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti qualquer ídolo ou figura do que existe em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem os servirás, pois eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia por milhares de gerações, para com os que me amam e guardam os meus mandamentos".
- Êxodo 20:2-6
  • "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas".
- Êxodo 25:18-22
  • "Depois que os tiveres consagrado, eles se tornarão objetos santíssimos, e tudo o que os tocar será consagrado".
- Êxodo 30:29
  • "Se aquele que tiver pecado for um sacerdote ungido, de maneira que o povo se torne culpado, oferecerá ao Senhor por sua transgressão um novilho sem defeito como sacrifício de expiação".
- Levítico 4:3
  • "Eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo".
- Levítico 11:44
  • "Se um israelita ou um estrangeiro que habita no meio deles capturar na caça um animal ou pássaro que se possa comer, derramará o seu sangue e o cobrirá com terra, porque a alma de toda carne é o seu sangue, que é sua alma. Eis por que eu disse aos israelitas: Não comereis sangue de animal algum, porque a alma de toda carne é o seu sangue; quem o comer será eliminado".
- Levítico 17:13-14
  • "Os sacerdotes não rasparão a cabeça, nem os lados de sua barba, e não farão incisões em sua carne. Serão santos para o seu Deus e não profanarão o seu nome, porque oferecem ao Senhor os sacrifícios consumidos pelo fogo, o pão de seu Deus. Serão santos".
- Levítico 21:5-6
  • "O Pontífice, isto é, aquele que é o Sumo Sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e cujas mãos foram sagradas para fazer as funções do Sacerdócio, e que se reveste das santas Vestimentas, não descobrirá a sua cabeça, nem rasgará os seus vestidos".
- Levítico 21:10
  • "Não se deve vender assim como se vende um escravo. Não deveis espezinhá-lo com tirania, mas tende temor de te Deus. Quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, é delas é que os comprareis."[2]
- Levítico 25:43-44
  • "O Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. O povo veio a Moisés e disse-lhe: «Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes». Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: «Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo». Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida".
- Números 21:6-9
  • "A assembleia livrará o homicida da mão do vingador de sangue e o reconduzirá à cidade de refúgio onde se tinha abrigado. Permanecerá ali até a morte do sumo sacerdote que foi ungido com o santo óleo".
- Números 35:25
  • "O Senhor, vosso Deus, é um fogo devorador".
- Deuteronômio 4:24
  • "Que entre o teu povo não se encontre alguém que queime seu filho ou filha, nem que faça presságio, oráculo, adivinhação ou qualquer tipo de magia, ou que pratique encantamentos; nem que seja médium, consulte os espíritos ou invoque os mortos".
- Deuteronômio 18:10-11
  • "Josué encontrava-se nas proximidades de Jericó. Levantando os olhos, viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué foi contra ele: «És dos nossos – disse ele – ou dos nossos inimigos?» Ele respondeu: «Não! Venho como chefe do exército do Senhor». Josué prostrou-se com o rosto por terra e disse-lhe: «Que ordena o meu Senhor a seu servo?» E o chefe do exército do Senhor respondeu: «Tira o calçado de teus pés, porque o lugar em que te encontras é santo». Assim fez Josué".
- Josué 5:13-16
  • "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças".
- Josué 7:6
  • "E o sol parou e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isso acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro".
- Josué 10:13
  • "Naquela época, a profetisa Débora, mulher de Lapidot, era juíza em Israel. Sentava-se sob a palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim, e os israelitas iam ter com ela para que julgasse suas questões".
- Juízes 4:4-5
  • "Desertos se achavam os campos em Israel, desertos, senão quando eu, Débora, me levantei, me levantei como uma mãe em Israel".
- Juízes 5:7
  • "Levanta do pó o mendigo, do esterco retira o indigente, para fazê-los sentar-se entre os nobres e outorgar-lhes um trono de honra, porque do Senhor são as colunas da terra. Sobre elas estabeleceu o mundo".
- I Samuel 2:8
  • "Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao Senhor fazê-lo o seu povo. Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós."[3]
- I Samuel 12:22 e 23
  • "Depois da morte de Saul, Davi voltou da derrota dos amalecitas e esteve dois dias em Siceleg. Ao terceiro dia, apareceu um homem que vinha do acampamento de Saul. Trazia as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Chegando perto de Davi, jogou-se por terra, prostrando-se".
- II Samuel 1:2
  • "Davi crescia em poder e o Senhor dos exércitos estava com ele. Hiram, rei de Tiro, mandou uma embaixada a Davi com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros para lhe construir um palácio. Assim Davi compreendeu que o Senhor o engrandecia como rei de Israel e que engrandecia seu reino por causa de seu povo Israel".
- II Samuel 5:10-12
  • "Naquele dia, Davi teve medo do Senhor e disse: «Como entrará a arca do Senhor em minha casa?» E não quis deixá-la entrar em sua casa, na Cidade de Davi; mandou levá-la para a casa de Obede-Edom, natural de Gate. Ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom de Gate e o Senhor abençoou-o com toda a sua família. Foi anunciado ao rei que o Senhor abençoava a casa de Obede-Edom e todos os seus bens por causa da arca de Deus. Foi então Davi e fê-la transportar da casa de Obede-Edom para a Cidade de Davi, no meio de grandes regozijos. Quando os carregadores da arca do Senhor completavam seis passos, sacrificavam-se um boi e um bezerro cevado. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um éfode de linho. O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta. Ao entrar a arca do Senhor na Cidade de Davi, Micol, filha de Saul, olhando pela janela, viu o rei Davi saltando e dançando diante do Senhor e desprezou-o em seu coração. A arca foi introduzida e instalada em seu lugar, no centro do tabernáculo que Davi construíra para ela e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos".
- II Samuel 6:9-17
  • "Tamar derramou então cinza sobre a cabeça, rasgou o seu longo vestido e, pondo a mão sobre a cabeça, afastou-se gritando".
- II Samuel 13:19
  • "Betsabeia foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe e ela sentou-se à sua direita: «Tenho um pequeno pedido a fazer-te — disse ela —; não o negues». «Pede, minha mãe — respondeu o rei —, porque nada te recusarei»."
- I Reis 2:19-20
  • "Quando Hiram, rei de Tiro, soube que Salomão [filho de Davi] sucedera a seu pai no trono, mandou-lhe uma embaixada, pois Hiram sempre tinha sido aliado de Davi".
- I Reis 5:15
  • "O rei [Salomão] mandou extrair grandes blocos de pedra de qualidade para com eles fazer os alicerces do templo. Os trabalhadores de Salomão, os de Hiram e os de Biblos lavravam a pedra e preparavam a madeira e a pedra para construir o templo".
- I Reis 5:31-32
  • "Nos dois batentes de pau de oliveira mandou esculpir querubins, palmas e flores desabrochadas e cobriu-as de ouro; cobriu de ouro tanto os querubins como as palmas. Para a porta do templo fez vigas de pau de oliveira que ocupavam a quarta parte da parede, bem como dois batentes de madeira de cipreste, sendo cada batente formado de duas folhas móveis".
- I Reis 6:32-34
  • "Hiram fez também dez suportes de bronze. Cada qual tinha quatro côvados de comprimento, quatro de largura e três de altura. Eram feitos com painéis que eram presos entre travessas. Sobre os painéis, entre as travessas, havia leões, touros e querubins; e sobre as travessas pendiam guirlandas, acima e abaixo dos leões e dos bois".
- I Reis 7:27-29
  • "Quando subia pelo caminho, haviam jovens que saíam da cidade para o humilhar, gritando, «Vai Careca! Vai Careca!» mas, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos".
- II Reis 2:24
  • "Uns que estavam sepultando um homem ao verem os guerrilheiros, lançaram o cadáver no sepulcro de Eliseu. Logo que o cadáver tocou os ossos de Eliseu, o homem ressuscitou e levantou-se sobre os seus pés".
- II Reis 13:21
  • "Levou também o general do exército a Saraías, primeiro sacerdote, e a Sofonias, segundo sacerdote, e a três porteiros".
- II Reis 25:18
  • "Trema a terra diante da sua face, porque ele deu fundamentos estáveis ao universo".
- I Crônicas 16:30
  • "Depois disse Davi a toda a assembleia: «Bendizei ao Senhor, nosso Deus». E toda a assembleia bendisse ao Senhor o Deus de seus pais, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei".
- I Crônicas 29:20
  • "E o Sacerdote Amarias, vosso Pontífice, presidirá nas coisas que tocam a Deus; e Zabadias, filho de Ismael, que é o Chefe da casa de Judá, presidirá nos negócios que tocam ao serviço do Rei; e tendes convosco por Mestres os Levitas: confortai-vos, e sede diligentes, e o Senhor será convosco, aumentando-vos os bens".
- II Crônicas 19:11
  • "Por sua parte, a rainha Ester, tomada de uma angústia mortal, recorreu ao Senhor. Depôs suas vestes suntuosas e vestiu-se com roupas de aflição e de luto. No lugar de essências preciosas, cobriu a cabeça com cinzas e poeira. Afligiu duramente seu corpo e por todos os lugares onde costumava alegrar-se espalhou os cabelos que se arrancava".
- Ester 14:1-2
  • "Todos os que esperam em Deus não desfalecem".
- I Macabeus 2:61
  • "Jejuaram naquele dia, vestiram-se com sacos, cobriram a cabeça com cinza e rasgaram suas vestes".
- I Macabeus 3:47
  • "Gritemos agora para o céu para que ele se apiede de nós, que se lembre da Aliança com nossos antepassados e queira hoje esmagar esse exército aos nossos olhos".
- I Macabeus 4:10
  • "E mesmo se eu me livrasse agora dos castigos dos homens, não poderia escapar, nem vivo nem morto, das mãos do Todo-poderoso".
- II Macabeus 6:26
  • "Estando prestes a dar o último suspiro, disse: «Maldito, tu nos arrebatas a vida presente, mas o Rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna, pois morremos por fidelidade às suas leis»".
- II Macabeus 7:9
  • "Eu te suplico, meu filho, contempla o céu e a terra. Reflete bem: tudo o que vês, Deus criou do nada, assim como todos os homens".
- II Macabeus 7:28
  • "No dia seguinte, Judas e seus companheiros foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na sepultura ao lado de seus pais. Ora, sob a túnica de cada um encontraram objetos consagrados aos ídolos de Jâmnia, proibidos aos judeus pela Lei: todos, pois, reconheceram que fora esta a causa de sua morte. Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas, e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados. Em seguida, organizou uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados. Belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição! Pois, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma belíssima recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento. Eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas".
- II Macabeus 12:39-46
  • "As pessoas afastaram-se com rapidez e Razias tombou no espaço deixado vazio. Todavia, ainda respirando, cheio de ardor, ergueu-se e, embora o sangue lhe jorrasse como uma fonte de suas horríveis feridas, atravessou a multidão numa carreira. Em seguida, de pé sobre uma rocha escarpada e já inteiramente exangue, arrancou com as próprias mãos as entranhas que saíam, e lançou-as sobre os inimigos. Foi assim seu fim, pedindo ao Senhor da vida e do espírito que lhos restituísse um dia".
- II Macabeus 14:44-46
  • "Eis o que tinha visto: Onias, que foi sumo sacerdote, homem nobre e bom, modesto em seu aspecto, de caráter ameno, distinto em sua linguagem e exercitado desde menino na prática de todas as virtudes, com as mãos levantadas, orava por todo o povo judeu. Em seguida, apareceu do mesmo modo um homem com os cabelos todos brancos, de aparência muito venerável e nimbado por uma admirável e magnífica majestade. Então, tomando a palavra, disse-lhe Onias: «Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus». E Jeremias, estendendo a mão, entregou a Judas uma espada de ouro, dizendo estas palavras ao entregá-la: «Toma esta santa espada que Deus te concede e com a qual esmagarás os inimigos»."
- II Macabeus 15:12-16
  • "Sacode a terra em sua base e suas colunas são abaladas. Dá ordem ao sol que não se levante e põe um selo nas estrelas. Ele sozinho formou a extensão do céu e caminha sobre as alturas do mar. Ele criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações austrais."
- Jó 9:6-9
  • "Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém!"
- Jó 14:4
  • "Assim como alguém defende o seu amigo, eu preciso quem defende o meu direito diante de Deus."
- Jó 16:21, NTLH.
  • "As nuvens o cobrem dum véu, e ele não vê; passeia pela abóbada celeste".
- Jó 22:14
  • "As sombras agitam-se sob a terra, as águas e seus habitantes estão temerosos. A região dos mortos está descoberta diante dele, os infernos estão sem véu. Ele estende o firmamento sobre o vácuo e suspende a terra sobre o nada. Armazena as águas em suas nuvens e as nuvens não se rasgam sob seu peso. Vela a face da lua, estendendo sobre ela a sua nuvem. Traçou um círculo sobre a superfície das águas, até onde a luz confina com as trevas. As colunas do céu estremecem e se assustam com a sua ameaça".
- Jó 26:5-11
  • "Como é que as tuas vestes se aquecem, quando o vento do meio-dia sopra sobre a terra? Formaste tu porventura juntamente com ele os céus, que são tão sólidos como um espelho de bronze!"
- Jó 37:17-18
  • "Onde estavas, quando lancei os fundamentos da terra? Fala, se estiveres informado disso. Quem lhe deu as medidas, já que o sabes? Ou quem sobre ela estendeu o cordel? Onde se assentam suas bases? Ou quem colocou nela a pedra angular, sob os alegres concertos dos astros da manhã e sob as aclamações de todos os filhos de Deus? Quem fechou com portas o mar, quando brotou do seio materno, quando lhe dei as nuvens por vestimenta e o enfaixava com névoas tenebrosas? Eu lhe tracei limites e lhe pus portas e ferrolhos".
- Jó 38:4-10
  • "Terá a chuva um pai? Quem gera as gotas do orvalho? De que seio sai o gelo e quem engendra a geada do céu? As águas se endurecem como pedra e a superfície do abismo se congela! És tu que atas os laços das Plêiades ou desatas as correntes do Órion? És tu que fazes sair a seu tempo as constelações ou conduzes a Ursa com seus filhos? Conheces as leis do céu e regulas sua influência sobre a terra? Levantarás a tua voz até as nuvens e o dilúvio te obedecerá?"
- Jó 38:28-34
  • "Bem sei eu que tudo podes e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedidos".
- Jó 42:2
  • "É por isso que me retrato e me arrependo, no pó e na cinza".
- Jó 42:6
  • "O que tem por desprezível o malvado, mas sabe honrar os que temem a Deus; o que não retrata juramento mesmo com dano seu, não empresta dinheiro com usura, nem recebe presente para condenar o inocente. Aquele que assim proceder jamais será abalado".
- Salmos 14:4-5
  • "Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. O dia ao outro transmite essa mensagem, e uma noite à outra a repete. Não é uma língua nem são palavras, cujo sentido não se perceba, porque por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz; aí armou Deus para o sol uma tenda. E este, qual esposo que sai do seu tálamo, exulta, como um gigante, a percorrer seu caminho. Sai de um extremo do céu, e no outro termina o seu curso; nada se furta ao seu calor".
- Salmos 18:2-7
  • "Ele vos pediu a vida, vós lha concedestes, uma vida cujos dias serão eternos".
- Salmos 20:5
  • "Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável".
- Salmos 23:1-2
  • "Ó Senhor Deus, lavo as mãos para mostrar que estou inocente. Com os que te adoram, ando em volta do Teu altar cantando um hino de gratidão e falando de Tuas obras maravilhosas."
- Salmos 26:7
  • "O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria."
- Salmos 30:5
  • "Amai o Senhor Deus, seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis, mas pune os orgulhosos com rigor".
- Salmos 30 (31):24
  • "De tua beleza se encantará o rei; ele é teu senhor, rende-lhe homenagens. Habitantes de Tiro virão com seus presentes, próceres do povo implorarão teu favor. Toda formosa, entra a filha do rei, com vestes bordadas de ouro".
- Salmos 44:12-14
  • "Aos céus se eleva a vossa misericórdia, e até as nuvens a vossa fidelidade. Elevai-vos, ó Deus, nas alturas do céu, e brilhe a vossa glória sobre a terra inteira".
- Salmos 56:11-12
  • "Embora a terra trema, e todos os que a habitam, fui eu quem deu firmeza às suas colunas".
- Salmos 74:4
  • "Contudo, ele ordenou às nuvens do alto, e abriu as portas do céu: fez chover o maná para saciá-los, deu-lhes o trigo do céu. Pôde o homem comer o pão dos fortes, e lhes mandou víveres em abundância, depois fez soprar no céu o vento leste, e seu poder levantou o vento sul. Fez chover carnes, então, como poeira, numerosas aves como as areias do mar, as quais caíram em seus acampamentos, ao redor de suas tendas".
- Salmos 77:23-28
  • "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido."
- Salmos 91:7
  • "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos".
- Salmos 91:11
  • "Ele me invocará, e eu lhe responderei."
- Salmos 91:15
  • "O Senhor é rei e se revestiu de majestade, ele se cingiu com um cinto de poder. A terra, que com firmeza ele estabeleceu, não será abalada".
- Salmos 92:1
  • "Realmente o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses: na sua mão estão todas as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, pois ele o fez, e à terra firme, que as suas mãos formaram".
- Salmos 94:3-5
  • "Fundastes a terra em bases sólidas que são eternamente inabaláveis. Vós a tínheis coberto com o manto do oceano, as águas ultrapassavam as montanhas. Mas à vossa ameaça elas se afastaram, ao estrondo de vosso trovão estremeceram. Elevaram-se as montanhas, sulcaram-se os vales nos lugares que vós lhes destinastes. Estabelecestes os limites, que elas não hão de ultrapassar, para que não mais tornem a cobrir a terra. Mandastes as fontes correr em riachos, que serpeiam por entre os montes".
- Salmos 103:5-10
  • "Feliz o homem que se compadece e empresta, que regula suas ações pela justiça. Nada jamais há de abalá-lo: eterna será a memória do justo".
- Salmos 111:5-6
  • "O Senhor cuida dos corações simples; achava-me na miséria e ele me salvou. Volta, minha alma, à tua serenidade, porque o Senhor foi bom para contigo, pois livrou-me a alma da morte, preservou-me os olhos do pranto, os pés da queda. Na presença do Senhor continuarei o meu caminho na terra dos vivos".
- Salmos 114:6-9
  • "Senhor, eu sou vosso servo; vosso servo, filho de vossa serva: quebrastes os meus grilhões. Irei oferecer-vos um sacrifício de louvor, invocando o nome do Senhor".
- Salmos 115 (116): 7-8 (16-17)
  • "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular".
- Salmos 117:22
  • "É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem."
- Salmos 118:8
  • "Uma geração passa, outra vem, mas a terra sempre subsiste. O sol se levanta, o sol se põe e se apressa a voltar a seu lugar onde renasce. O vento sopra para o sul, volta para o norte, volteia e gira nos mesmos circuitos. Todos os rios se dirigem para o mar, e o mar não transborda. Em direção ao mar, para onde correm os rios, para lá correm sem cessar".
- Eclesiastes 1:4-7
  • "Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele".
- Eclesiastes 3:14
  • "Os teus vestidos sejam em todo o tempo brancos e não falte o óleo perfumado que unja a tua cabeça".
- Eclesiastes 9:8
  • "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem."
- Eclesiastes 12:13
  • "És toda bela, ó minha amada, e não há mancha em ti".
- Cântico dos Cânticos 4:7
  • "Jardim fechado és, irmã minha esposa, jardim fechado, fonte selada".
- Cântico dos Cânticos 4:12
  • "Há sessenta rainhas, oitenta concubinas, e inumeráveis jovens mulheres; uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita; ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada, rainhas e concubinas a louvam. Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?"
- Cântico dos Cânticos 6:8-10
  • "Mais ágil que todo o movimento é a sabedoria, ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-poderoso; assim mancha nenhuma pode insinuar-se nela. É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora única, tudo pode; imutável em si mesma, renova todas as coisas. Ela se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus".
- Sabedoria 7:24-27
  • "Foi com o alimento dos anjos que alimentastes vosso povo, e foi do céu que, sem fadiga, vós lhe enviastes um pão já preparado, contendo em si todas as delícias e adaptando-se a todos os gostos".
- Sabedoria 16:20
  • "Ela virá ao seu encontro como mãe cumulada de honrarias, e ela o receberá como uma esposa virgem; irá alimentá-lo com o pão da vida e da inteligência, e ela o saciará com a água salutar da sabedoria. Ela se fortalecerá nele e o tornará inabalável, ela o sustentará para que não seja confundido, e o exaltará entre os seus próximos. Ela lhe abrirá a boca no meio da assembleia, o encherá do espírito de sabedoria e de inteligência, e o revestirá com um manto glorioso. Acumulará sobre ele um tesouro de alegria e de júbilo, e lhe dará por herança um nome eterno".
- Eclesiástico 15:2-6
  • "Que coisa pura poderá vir do impuro? Que verdade pode vir da mentira?"
- Eclesiástico 34:4
  • "Onde há muitas mãos, emprega a chave. Conta e pesa tudo o que entregas; assenta o que dás e o que recebes".
- Eclesiástico 42:7
  • "Voltarei minha mão contra ti, e te purificarei no crisol, e eliminarei de ti todo o chumbo".
- Isaías 1:25
  • "O próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’".
- Isaías 7:14
  • "Levantará o seu estandarte entre as nações, reunirá os exilados de Israel, e recolherá os dispersos de Judá dos quatro cantos da terra".
- Isaías 11:12
  • "Eu o revestirei com a tua túnica, o cingirei com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá; eu o fixarei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai".
- Isaías 22:21-23
  • "Por isso, o Senhor Deus lhes diz: «Eu coloquei em Sião uma pedra, um bloco escolhido, uma pedra angular preciosa, de base: quem confiar nela não tropeçará»."
- Isaías 28:16
  • "Aquele que deseja esculpir uma imagem escolhe madeira que não apodrece; põe-se à procura de um operário hábil, a fim de assentar uma estátua que não oscile. Não o sabíeis? Não o aprendestes? Não vos ensinaram desde a origem? Não compreendestes nada da fundação da terra? Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar, reduz os príncipes a nada, e faz desaparecer os governantes da terra; apenas estejam plantados, apenas sejam semeados, apenas seu talo tenha lançado raízes no solo, sopra sobre eles e os resseca, e o turbilhão os varre como palha".
- Isaías 40:20-24
  • "Eu sou o Senhor, este é o meu nome; não darei a outro a minha glória, nem cederei aos ídolos o louvor que só a mim pertence".
- Isaías 42:8
  • "Os fabricantes de ídolos nada são e suas preciosas obras nada valem; para confusão deles, suas testemunhas não sabem ver nem compreender".
  • Isaías 44:9
  • "Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, que te formou desde o seio de tua mãe: «Sou eu, o Senhor, que fiz todas as coisas, sozinho estendi os céus. Firmei a terra: quem estava comigo?»"
- Isaías 44:24
  • "O Senhor criou os céus, Ele, o único Deus, formou a terra e a estabilizou, não a criou para que seja um caos, mas a organizou para que nela se viva".
- Isaías 45:18
  • "Vinde, reuni-vos todos, aproximai-vos, vós que fostes salvos dentre as nações! Nada disso compreendem aqueles que trazem seu ídolo de madeira, aqueles que oram a um deus impotente para salvar".
- Isaías 45:20
  • "Circuncidai-vos [homens de Judá e Jerusalém] em honra do Senhor, tirai os prepúcios de vossos corações, para que meu furor se não converta em fogo, e não vos consuma, sem que ninguém possa extingui-lo, por causa da perversidade de vossos atos".
- Jeremias 4:4
  • "E Iahweh me disse: Mesmo que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, eu não teria piedade desse povo. Expulsa-os da minha presença, que eles saiam!"
- Jeremias 15:1
  • "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!"
- Jeremias 17:5
  • "Querem fazer que o meu povo se esqueça do meu nome, pelos sonhos que contam uns aos outros, como seus pais se esqueceram do meu nome, por causa de Baal".
- Jeremias 23:27
  • "O Senhor disse-me: «Este pórtico ficará fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor, Deus de Israel, aí passou; ele permanecerá fechado»."
- Ezequiel 44:2-3
  • "Fez-me voltar para a porta da casa (do Senhor). E eis que brotavam águas debaixo do limiar da porta, do lado do oriente, porque a face da casa olhava para o oriente; as águas desciam por baixo do lado direito do templo, ao meio-dia do altar. Fez-me sair pelo pórtico do setentrião e dar a volta por fora até ao pórtico exterior, que olhava para o oriente; vi que as águas jorravam do lado direito. Saindo para a banda do oriente, o homem, que tinha um cordel na mão, mediu mil côvados e fez-me atravessar a água, que me dava pelos tornozelos. Mediu outros mil côvados e (ali) fez-me atravessar a água que me dava pelos joelhos. Mediu outros mil côvados e fez-me atravessar a água, que me dava pelos rins. Mediu outros mil côvados, e era já uma torrente que não pude atravessar, porque se tinham empolado as águas, tornando-se uma profunda torrente, que não se podia passar a vau. Então disse-me: Viste, filho de homem? Depois levou-me e reconduziu-me a borda da torrente. Tendo eu, pois. tornado, vi sobre a borda da torrente muitíssimas árvores, de um e outro lado. Disse-me; Estas águas vão para o distrito oriental e descem para a planície do deserto; entrarão no mar (Morto) e aí se difundirão, de maneira que as águas (do mar) ficarão saudáveis. Todo o animal vivo, que se move (nas águas), viverá por toda a parte onde chegar a torrente; haverá peixes em abundância, porque, onde chegarem estas águas, as outras se tornarão sãs e haverá vida em toda a parte onde chegar esta torrente".
- Ezequiel 47:1-9
  • "Então o rei Nabucodonosor prostrou-se com o rosto em terra, diante de Daniel, e mandou que lhe fizessem oblações e lhe queimassem incenso".
- Daniel 2:46
  • "As visões da minha cabeça, que tive na minha cama, foram assim: Estava a olhar, e eis (que vi) no meio da terra uma árvore altíssima. A árvore cresceu e pôs-se forte; a sua altura chegava até ao céu: via-se das extremidades de toda a terra. A sua folhagem era formosa e os seus frutos copiosos; dela todos se podiam sustentar; os animais dos campos acolhiam-se à sua sombra, as aves do céu pousavam sobre os seus ramos, e dela se sustentava toda a carne. Eu contemplava estas visões da minha cabeça, no meu leito, e eis que um (anjo) vigilante, um santo, desceu do céu. Clamou com voz forte: Deitai abaixo esta árvore, cortai-lhe os ramos, fazei-lhe cair as folhas e atirai para longe os seus frutos; fujam os animais, que estão debaixo dela, e as aves que estão sobre os seus ramos. Deixai todavia na terra o toco com as suas raízes; seja ele atado com cadeias de ferro e de bronze entre as ervas dos campos, seja molhado com o orvalho do céu e tenha, com os animais, parte na erva da terra".
- Daniel 4:7-12
  • "Ó rei, o conselho que te dou: resgata os teus pecados com boas obras, as tuas iniquidades pela misericórdia para com os pobres; talvez (assim) se prolongue a tua segurança".
- Daniel 4:24
  • "Volvi-me para o Senhor Deus, a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza".
- Daniel 9:3
  • "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão".
- Daniel 12:10
  • "Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor –, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige. Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião: publicai o jejum, convocai a assembleia, reuni o povo; santificai a assembleia, agrupai os anciãos, congregai as crianças e os meninos de peito; saia o recém-casado de seus aposentos, e a esposa de sua câmara nupcial. Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: «Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos! Por que diriam eles: onde está o seu Deus?» O Senhor afeiçoou-se à sua terra, teve compaixão de seu povo".
- Joel 2:12-18
  • "Porventura oferecestes-me sacrifícios e oblações, casa de Israel, no deserto, durante quarenta anos? Levastes, sim, o tabernáculo de Sacut, vosso rei, e Caivã, a estrela de vosso deus, ídolos que fabricastes. Eu vos deportei para além de Damasco, diz o Senhor que se chama Deus dos exércitos".
- Amós 5:25-27
  • "Ainda que eles desçam até à morada dos mortos, a minha mão os tirará de lá; ainda que subam até ao céu, de lá os farei descer; se se esconderem no cume do Carmelo, eu os irei buscar e de lá os tirarei; se se esconderem de meus olhos no profundo do mar, ordenarei à serpente que os morda; "se forem para o cativeiro diante dos seus inimigos, aí ordenarei à espada que os mate. Terei os meus olhos sobre eles para seu mal, não para seu bem".
- Amós 9:2-4
  • "Aquele que constrói seus aposentos no céu, e firma sobre a terra a abóbada celeste, aquele que convoca as águas do mar, e as derrama sobre a face da terra — «Senhor» é o seu nome".
- Amós 9:6
  • "Eu, porém, estou cheio de força do Espírito do Senhor, de justiça e de coragem, para denunciar a Jacó sua maldade, e a Israel seu pecado. Ouvi isto, chefes da casa de Jacó, príncipes da casa de Israel, que tendes horror à justiça, e torceis tudo o que é reto, que edificais Sião com sangue e Jerusalém com o preço da iniquidade".
- Miqueias 3:8-10
  • "Palavra do Senhor, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o Senhor. Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz o Senhor. E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém, e exterminarei deste lugar o restante de Baal, e o nome dos sacerdotes dos ídolos, juntamente com os sacerdotes; e os que sobre os telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao Senhor, e juram por Milcom; e os que deixam de andar em seguimento do Senhor, e os que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele."
- Sofonias 1:1-6
  • "Cala-te diante do Senhor Deus, porque o dia do Senhor está perto; porque o Senhor preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados. Acontecerá que, no dia do sacrifício do Senhor, castigarei os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de trajes estrangeiros. Castigarei naquele dia todo aquele que salta sobre o limiar, que enche de violência e engano a casa dos seus senhores. E naquele dia, diz o Senhor, far-se-á ouvir uma voz de clamor desde a porta do peixe, e um uivo desde a segunda parte, e grande quebrantamento desde os outeiros."
- Sofonias 1:7-10
  • "E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se espessam como a borra do vinho, que dizem no seu coração: O Senhor não faz o bem nem faz o mal."
- Sofonias 1:12
  • "Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada."
- Sofonias 1:18
  • "Solta gritos de júbilo, filha de Sião! Solta gritos de alegria, ó Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, filha de Jerusalém!"
- Sofonias 3:14
  • "Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta".
- Zacarias 9:9
  • "Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros. Ele se sentará para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então, eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora".
- Malaquias 3:2-4

Provérbios de Salomão[editar]

  • "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida".
- Provérbios 4:23
  • "Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á".
- Provérbios 9:8
  • "As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave. Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno".
- Provérbios 9:17-18
  • "Jamais o justo será abalado, mas os ímpios não habitarão a terra".
- Provérbios 10:30
  • "Como joia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão".
- Provérbios 11:22
  • "Melhor é o que se estima em pouco e tem servos do que o que se honra a si mesmo e tem falta de pão".
- Provérbios 12:9
  • "O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação".
- Provérbios 13:3
  • "Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido".
- Provérbios 13:20
  • "O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga".
- Provérbios 13:22
  • "Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos".
- Provérbios 14:1
  • "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Até no riso terá dor o coração, e o fim da alegria é tristeza".
- Provérbios 14:12-13
  • "O que oprime o pobre insulta aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o".
- Provérbios 14:31
  • "O que rejeita a correção menospreza a sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento".
- Provérbios 15:32
  • "Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações".
- Provérbios 21:2
  • "Melhor é morar num canto de umas águas furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla".
- Provérbios 21:9
  • "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor".
- Provérbios 21:30
  • "Quem subiu ao céu e desceu? Quem reteve o vento em suas mãos? Quem envolveu as águas em seu manto? Quem determinou as extremidades da terra? Qual é o seu nome, qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?"
- Provérbios 30:4

Novo Testamento[editar]

  • "Maria, estava prometida a José, e antes do matrimônio engravidou por obra do Espírito Santo".
- Mateus 1:18
  • "O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, serão queimadas num fogo inextinguível".
- João Batista a respeito de Jesus Cristo
- Mateus 3:10-12
  • "Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: «Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição»".
- Mateus 3:16-17
  • "De novo o demônio o transportou a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua magnificência, e lhe disse: «Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares»".
- Mateus 4:8-9
  • "Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia".
- Mateus 5:7
  • "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!"
- Mateus 5:8
  • "Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: imbecil, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo".
- Mateus 5:22-26
  • "Todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por motivo de `fornicação`, faz com que ela adultere; e aquele que se casa com a repudiada comete adultério".
- Mateus 5:32
  • "Seja o vosso `sim`, sim, e o vosso `não`, não. O que passa disso vem do Maligno".
- Mateus 5:37
  • "Àquele que te fere na face direita, oferece-lhe também a esquerda; àquele que quer pleitear contigo, para tomar-te a túnica, deixa-lhe também a veste; e se alguém te obriga a andar uma milha, caminha com ele duas. Dá ao que te pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado".
- Mateus 5:39-42
  • "Amais os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem".
- Mateus 5:44
  • "Sede perfeitos como vosso Pai do céu é perfeito".
- Mateus 5:48
  • "Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa".
- Mateus 6:2
  • "Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa".
- Mateus 6:5
  • "Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa".
- Mateus 6:16
  • "Ninguém pode servir a dois senhores. Com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro".
- Mateus 6:24
  • "Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males".
- Mateus 6:34
  • "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram".
- Mateus 7:13-14
  • "Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores".
- Mateus 7:15
  • "Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo".
- Mateus 7:17-19
  • "Todo aquele que me repudiar perante os homens, eu também o repudiarei perante meu Pai que está no céu. Não penseis que vim estabelecer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada".
- Mateus 10:34
  • "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza".
- Mateus 11:21
  • "Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de o matar".
- Mateus 12:14
  • "Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada".
- Mateus 12:31
  • "Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe".
- Mateus 12:50
  • “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
- Mateus 15:24
  • "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".
- Mateus 16:18-19
  • "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la".
- Mateus 16:24-25
  • "O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras".
- Mateus 16:27
  • "Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura".
- Mateus 17:1-2
  • "Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus".
- Mateus 18:3
  • “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu”.
- Mateus 18:15-18
  • "Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: «É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?» Respondeu-lhes Jesus: «Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.» Disseram-lhe eles: «Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?» Jesus respondeu-lhes: «É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.» Seus discípulos disseram-lhe: «Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!» Respondeu ele: «Nem todos são capazes de compreender o sentido dessa palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos Céus. Quem puder compreender, compreenda.»"
- Mateus 19:3-12
  • "Dizei à filha de Sião: Eis que teu rei vem a ti, cheio de doçura, montado numa jumenta, num jumentinho, filho da que leva o jugo".
- Mateus 21:5
  • "E toda aquela multidão, que o precedia e que o seguia, clamava: «Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!»"
- Mateus 21:9
  • "Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo".
- Mateus 23:2-4
  • "Então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu, todas as tribos da terra chorarão, e verão o Filho do homem vir sobre as nuvens do céu com grande poder e majestade".
- Mateus 24:30
  • "Passarão o céu e a terra. Minhas palavras, porém, não passarão".
- Mateus 24:35
  • "Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes".
- Mateus 24:42-44
  • "Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar".
- Mateus 25:35-6
  • "Os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo reuniram-se no pátio do sumo sacerdote, chamado Caifás, e deliberaram sobre os meios de prender Jesus por astúcia e de o matar. E diziam: «Sobretudo, não seja durante a festa. Poderá haver um tumulto entre o povo»."
- Mateus 26:3-5
  • "Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes: «Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei». Ajustaram com ele trinta moedas de prata".
- Mateus 26:14-15
  • “Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, deu graças, quebrou-o, e o deu aos seus discípulos, recomendando: Tomai, comei; isto é o meu corpo. Em seguida tomou um cálice, deu graças e o entregou aos seus discípulos, proclamando: Bebei dele todos vós. Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado em benefício de muitos, para remissão de pecados”.
- Mateus 26:26-28
  • "Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: «Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar». E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: «Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo». Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: «Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres»".
- Mateus 26:36-39
  • "Enquanto isso, os príncipes dos sacerdotes e todo o conselho procuravam um falso testemunho contra Jesus, a fim de o levarem à morte".
- Mateus 26:59
  • "Chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo reuniram-se em conselho para entregar Jesus à morte".
- Mateus 27:1
  • "Os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo que pedisse a libertação de Barrabás e fizesse morrer Jesus. O governador tomou então a palavra: «Qual dos dois quereis que eu vos solte?» Responderam: «Barrabás!» Pilatos perguntou: «Que farei então de Jesus, que é chamado o Cristo?» Todos responderam: «Seja crucificado!» O governador tornou a perguntar: «Mas que mal fez ele?» E gritavam ainda mais forte: «Seja crucificado!» Pilatos viu que nada adiantava, mas que, ao contrário, o tumulto crescia. Fez com que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante do povo e disse: «Sou inocente do sangue deste homem. Isto é lá convosco!» E todo o povo respondeu: «Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos!» Libertou então Barrabás, mandou açoitar Jesus e lho entregou para ser crucificado. Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: «Salve, rei dos judeus!»"
- Mateus 27:20-29
  • "Entre elas estava Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu".
- Mateus 27:56
  • "Senhor, nós nos lembramos de que aquele impostor disse, enquanto vivia: Depois de três dias ressuscitarei. Ordena, pois, que seu sepulcro seja guardado até o terceiro dia. Os seus discípulos poderiam vir roubar o corpo e dizer ao povo: Ressuscitou dos mortos. E esta última impostura seria pior que a primeira".
- Os príncipes dos sacerdotes e os fariseus dirigindo-se a Pilatos
- Mateus 27:63-64
  • "Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo".
- Mateus 28:1
  • "Ide e ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".
- Mateus 28:19
  • "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho".
- Marcos 1:15
  • "Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo. Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram".
- Marcos 1:19-20
  • "Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas. Os fariseus observaram-lhe: «Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?» Jesus respondeu-lhes: «Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros». E dizia-lhes: «O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; e, para dizer tudo, o Filho do Homem é senhor também do sábado»."
- Marcos 2:23-28
  • "Escolheu pois doze: Simão, a quem pós o nome de Pedro. Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer filhos do trovão, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o Cananeu e Judas Iscariotes, que o entregou".
- Marcos 3:16-19
  • "O reino de Deus é como quando um homem lança semente no solo, e dorme a noite e se levanta de dia e a semente brota e cresce alta e ele não sabe exatamente como".
- Marcos 4:26
  • "«Sois também vós assim ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro, porque não lhe entra no coração, mas vai ao ventre e dali segue sua Lei natural?» Assim ele declarava puros todos os alimentos. E acrescentava: «Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem. Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem»".
- Marcos 7:18-23
  • "Quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa". (Jesus Cristo)
- Marcos 9:41
  • "Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível [onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga]. Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível [onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga]. Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga. Porque todo homem será salgado pelo fogo".
- Marcos 9:43-49
  • "Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará o seu resplendor; cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu".
- Marcos 13:24-27
  • “E, enquanto ceavam, tomou Jesus um pão e, tendo dado graças, o partiu, e o serviu aos seus discípulos, declarando: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou Jesus um cálice, deu graças e o entregou aos discípulos, e todos beberam dele. Então lhes revelou: Isto é o meu sangue da Aliança, o qual é derramado para o bem de muitos”.
- Marcos 14:22-24
  • "Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no a que lhe levasse a cruz. Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do crânio".
- Marcos 15:21-22
  • "Encontravam-se também ali algumas mulheres vindo de longe, entre as quais estava Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago menor e de José, e Salomé, as quais já o seguiam e serviam quando ele estava na Galileia, e muitas outras, que, juntamente com ele, tinham subido a Jerusalém".
- Marcos 15:40-41
  • "Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado".
- Marcos 16:1-2
  • "Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus".
- Marcos 16:19
  • "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria"
- Lucas 1:26-27
- Lucas 1:28
  • "Eis aqui a serva do Senhor. Faça em mim segundo a tua palavra". (Maria)
- Lucas 1:38
  • "Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. Quem sou eu para que me visite a mãe de meu Senhor?" (Isabel exclamando a Maria)
- Lucas 1:42-43
  • "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem". (Maria)
- Lucas 1:46-50
  • "Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa".
- Lucas 1:56
  • "Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente".
- Lucas 1:78
  • "Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria".
- Lucas 2:1-7
  • "Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: `Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor`; e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, `um par de rolas ou dois pombinhos`".
- Lucas 2:21-24
  • "Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem... Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas".
- Lucas 2:41-47
  • "Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível".
- Lucas 3:17
  • "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem seus inimigos e faça o bem para os que os odeiam. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que os maltratam".
- Lucas 6:27-29
  • "Os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus".
- Lucas 7:30
  • "Quem vos ouve a mim ouve; e quem vos rejeita a mim rejeita; e quem me rejeita rejeita aquele que me enviou".
- Lucas 10:16
  • "«Ai de vós, doutores da Lei, que tomastes a chave da ciência, e vós mesmos não entrastes e impedistes aos que vinham para entrar». Depois que Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a importuná-lo fortemente e a persegui-lo com muitas perguntas, armando-lhe dessa maneira ciladas, e procurando surpreendê-lo em alguma palavra de sua boca".
- Lucas 11:52-54
  • "O servo que, conhecendo a vontade do dono, não dispõe e não executa o que o dono quer, receberá muitos golpes; aquele que, não a conhecendo, comete ações dignas de castigo, receberá poucos golpes. A quem muito se deu, muito se pedirá; a quem muito se confiou, mais se exigirá".
- Lucas 12:47-48
  • "Quando fores com teu rival ao juiz, procura pelo caminho um acerto com ele; não aconteça que te arraste até o juiz, o juiz te entregue ao guarda e o guarda te coloque no cárcere. Eu te digo que não sairás daí enquanto não pagares até o último centavo".
- Lucas 12:58-59
  • "Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. E, estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. Gritou, então: «Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas». Abraão, porém, replicou: «Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso, ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento. Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para vós não o podem, nem os de lá passar para cá»".
- Lucas 16:19-26
  • "Jesus, fixando o olhar neles [príncipes dos sacerdotes e fariseus], disse-lhes: «Que quer dizer então o que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular? Todo o que cair sobre esta pedra ficará despedaçado; e sobre quem ela cair, este será esmagado!». Naquela mesma hora, os príncipes dos sacerdotes e os escribas procuraram prendê-lo, mas temeram o povo. Tinham compreendido que se referia a eles ao propor essa parábola. Puseram-se então a observá-lo e mandaram espiões que se disfarçassem em homens de bem, para armar-lhe ciladas e surpreendê-lo no que dizia, a fim de o entregarem à autoridade e ao poder do governador".
- Lucas 20:17-20
  • "Deus não é Deus de mortos, mas de vivos".
- Lucas 20:38
  • "Quando virdes que Jerusalém é sitiada por exércitos, então sabei que está próxima a sua desolação. Os que então estiverem na Judeia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, retirem-se; os que estiverem nos campos, não entrem nela; porque estes são dias de vingança, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Ai das mulheres grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo. Cairão ao fio da espada, serão levados cativos a todas as nações, e Jerusalém será calcada pelos gentios, até se completarem os tempos dos gentios".
- Lucas 21:20-24
  • “E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim. Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado em vosso benefício”.
- Lucas 22:19-20
  • "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos".
- Lucas 22:31-32
  • "Pilatos, porém, querendo soltar Jesus, falou-lhes de novo, mas eles vociferavam: «Crucifica-o! Crucifica-o!» Pela terceira vez, Pilatos ainda interveio: «Mas que mal fez ele, então? Não achei nele nada que mereça a morte; irei, portanto, castigá-lo e, depois, o soltarei». Mas eles instavam, reclamando em altas vozes que fosse crucificado, e os seus clamores recrudesciam. Pilatos pronunciou então a sentença que lhes satisfazia o desejo".
- Lucas 23:20-24
  • "Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: «Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem»".
- Lucas 23:33-34
  • "Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu então um grande brado e disse: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito». E, dizendo isso, expirou".
- Lucas 23:44-46
  • “No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: «Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou»”.
- Lucas 24:1-6
  • "Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: «Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas» (que quer dizer pedra)".
- João 1:42
  • "Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Eles já não têm vinho». Respondeu-lhe Jesus: «Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou». Disse, então, sua mãe aos serventes: «Fazei o que ele vos disser». Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: «Enchei as talhas de água». Eles encheram-nas até em cima. «Tirai agora» — disse-lhes Jesus — «e levai ao chefe dos serventes». E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: «É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora». Esse foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele".
- João 2:1-11
  • "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
- João 3:16
  • "Todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus".
- João 3:20-21
  • "Por essa razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus. "
- João 5:18
  • "O pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo".
- João 6:33
  • "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede".
- João 6:35
  • "Eu sou o pão da vida".
- João 6:48
  • "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo".
- João 6:51
  • "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente".
- João 6:53-58
  • "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
- João 8:32
  • "Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
- João 8:36
  • "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira".
- Jesus Cristo aos fariseus
- João 8:44
  • "Eu e o Pai somos um".
- João 10:30
  • "Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?” Os judeus responderam-lhe: “Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus”."
- João 10:31-33
  • "Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai".
- João 10:37-38
  • "Os príncipes dos sacerdotes resolveram tirar a vida também a Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus".
- João 12:10-11
  • "Tendo Jesus encontrado um jumentinho, montou nele, segundo o que está escrito: Não temas, filha de Sião, eis que vem o teu rei montado num filho de jumenta".
- João 12:14-15
  • "Muitos dos chefes creram nele, mas por causa dos fariseus não o manifestavam, para não serem expulsos da sinagoga".
- João 12:42
  • "Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros".
- João 13:34
- João 14:6
  • "Aquele que me viu viu também o Pai".
- João 14:9
  • "As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras".
- João 14:10
  • "O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito". (Jesus Cristo)
- João 14:26
  • "Deixo-vos a minha paz. A minha paz vos dou". (Jesus Cristo)
- João 14:27
  • "O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês".
- João 15:12
  • "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda".
- João 15:16
  • "Convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei". (Jesus Cristo)
- João 16:7
  • "Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: «Mulher, eis aí teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí tua mãe». E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe".
- João 19:25-27
  • "À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: «A paz esteja convosco!»"
- João 20:19
  • "Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos". (Jesus aos seus discípulos)
- João 20:23
  • "Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhos deu, e do mesmo modo o peixe. Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?» Respondeu ele: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Perguntou-lhe outra vez: «Simão, filho de João, amas-me?» Respondeu-lhe: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, amas-me?» Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: «Amas-me?» –, e respondeu-lhe: «Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas»".
- João 21:13-17
  • "Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever".
- João 21:25
  • "Elevou-se à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. Como estivessem olhando para o céu, quando ele ia subindo, eis que se apresentaram junto deles dois personagens vestidos de branco, os quais lhes disseram: «Homens da Galileia, por que estais aí parados olhando para o céu? Esse Jesus que, separando-se de vós, foi arrebatado ao céu, virá do mesmo modo que o viste ir para o céu»."
- Atos dos Apóstolos 1:9-11
  • "Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".
- Atos dos Apóstolos 2:1-4
  • "Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios".
- São Pedro aos israelitas
- Atos dos Apóstolos 2:22-23
  • "O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro".
- São Pedro aos judeus
- Atos dos Apóstolos 5:30
  • "Aceitastes a tenda de Moloc e a estrela do vosso deus Renfão, figuras que vós fizestes para adorá-las! Assim eu vos deportarei para além da Babilônia".
- Atos dos Apóstolos 7:43
  • "Homens de dura cerviz, e de corações e ouvidos incircuncisos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procederam os vossos pais, assim procedeis vós também! A qual dos profetas não perseguiram os vossos pais? Mataram os que prediziam a vinda do Justo, do qual vós agora tendes sido traidores e homicidas".
- São Estêvão aos judeus
- Atos dos Apóstolos 7:51-52
  • "Então, como sentisse fome, quis comer. Mas, enquanto lho preparavam, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e descer uma coisa parecida com uma grande toalha que baixava do céu à terra, segura pelas quatro pontas. Nela havia de todos os quadrúpedes, dos répteis da terra e das aves do céu. Uma voz lhe falou: «Levanta-te, Pedro! Mata e come». Disse Pedro: «De modo algum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma profana e impura». Esta voz lhe falou pela segunda vez: «O que Deus purificou não chames tu de impuro»".
- Atos dos Apóstolos 10:10-15
  • "De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus".
- Atos dos Apóstolos 12:5
  • "Depois que a assembleia terminou, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais com muitas palavras os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus. Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava. Então, Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: «Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a Palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos»".
- Atos dos Apóstolos 13:43-46
  • "Os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território".
- Atos dos Apóstolos 13:50
  • "Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos".
- Atos dos Apóstolos 19:11-12
  • "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite".
- Atos dos Apóstolos 20:7
  • "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue".
- Atos dos Apóstolos 20:28
  • "A todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé".
- Romanos 1:7-8
  • "Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos".
- Romanos 1:25
  • "Mas, pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal".
- Romanos 2:5-8
  • "Deus é verdadeiro, e todo o homem é mentiroso".
- Romanos 3:4
  • "Já demonstramos que judeus e gregos estão todos sob o domínio do pecado, como está escrito: Não há nenhum justo, não há sequer um. Não há um só que tenha inteligência, um só que busque a Deus. Extraviaram-se todos e todos se perverteram. Não há quem faça o bem, não há sequer um".
- Romanos 3:9-12
  • "Estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor".
- Romanos 8:38-39
  • "Esta cegueira de uma parte de Israel só durará até que haja entrado a totalidade dos pagãos. Então, Israel em peso será salvo, como está escrito: Virá de Sião o libertador, apartará de Jacó a impiedade".
- Romanos 11:25-26
  • "Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento".
- I Coríntios 1:9-10
  • "O homem natural não percebe aquelas coisas que são do Espírito de Deus, porque, para ele, são uma estultícia, e não as pode entender, pois elas ponderam-se espiritualmente".
- I Coríntios 2:14
  • "(...) a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) irá demonstrá-lo. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa. Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo".
- I Coríntios 3:13-15
  • "Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora... Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muito amados. Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho. Por isso, vos conjuro a que sejais meus imitadores. Para isso é que vos enviei Timóteo, meu filho muito amado e fiel no Senhor. Ele vos recordará as minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas as igrejas".
- I Coríntios 4:10-17
  • "Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade".
- I Coríntios 5:7-8
  • "Quando algum de vós tem litígio contra outro, como é que se atreve a pedir justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos (irmãos) santos? Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões desta vida! No entanto, quando tendes contendas desse gênero, escolheis para juízes pessoas cuja opinião é tida em nada pela Igreja".
- I Coríntios 6:1-4
  • "Porventura o cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor?"
- I Coríntios 10:16
  • "Sede meus imitadores, como também o sou de Cristo. Eu vos louvo porque em tudo vos lembrais de mim e guardais os meus preceitos, como vo-los ensinei".
- I Coríntios 11:1-2
  • "Todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo e, assim, coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação".
- I Coríntios 11:26-29
  • "O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
- I Coríntios 13:4-8
  • "Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé. Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e, em seguida, aos Doze".
- I Coríntios 15:1-5
  • "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que tiver podido poupar, para que não esperem a minha chegada para fazer as coletas".
- I Coríntios, 16:2
  • "Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório), quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito!"
- II Coríntios 3:5-8
  • "Não fazemos como Moisés, que cobria o rosto com um véu para que os filhos de Israel não fixassem os olhos no fim daquilo que era transitório. Em consequência, a inteligência deles permaneceu obscurecida. Ainda agora, quando leem o Antigo Testamento, esse mesmo véu permanece abaixado, porque é só em Cristo que ele deve ser levantado. Por isso, até o dia de hoje, quando leem Moisés, um véu cobre-lhes o coração. Esse véu só será tirado quando se converterem ao Senhor".
- II Coríntios 3:13-16
  • "Ó coríntios, acabamos de vos falar com toda a franqueza. O nosso coração está todo ele aberto. Não é estreito o lugar que nele ocupais. Estreito, isso sim, é vosso íntimo. Correspondei-me com igual ternura. Falo como a meus filhos: também vós outros abri largamente os vossos corações".
- II Coríntios 6:11-13
  • "O que faço, continuarei a fazer, para cortar pela raiz todo pretexto àqueles que procuram algum pretexto para se envaidecerem e se afirmarem iguais a nós. Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras".
- II Coríntios 11:12-15
  • "Certamente ouvistes falar de como outrora eu vivia no judaísmo, com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a assolava; avantajava-me no judaísmo a muitos dos meus companheiros de idade e nação, extremamente zeloso das tradições de meus pais". (Paulo)
- Gálatas 1:13-14
  • "Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa".
- Gálatas 3:27-29
  • "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo".
- Efésios 4:4-5
  • "Cada um de nós recebeu a graça na medida do dom de Cristo. Por isso se diz: Subindo ao alto levava cativos e repartiu dons aos homens. Que significa `subiu`, senão que desceu às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima dos céus para plenificar o universo".
- Efésios 4:7-10
  • "Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente".
- Efésios 5:10-11
  • "Trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência".
- Filipenses 2:12
  • "Portanto, ninguém vos julgue por questões de comida e de bebida, ou a respeito de festas anuais ou de lua nova ou de sábados, que são apenas sombra de coisas que haviam de vir, mas a realidade é o Corpo de Cristo. Ninguém vos prive do prêmio, com engodo de humildade, de culto dos anjos indagando de coisas que viu, inchado de vão orgulho em sua mente carnal, ignorando a Cabeça, pela qual todo o Corpo, alimentado e coeso pelas juntas e ligamentos, realiza seu crescimento em Deus".
- Colossenses 2:16-19
  • "Vós, mulheres, sede sujeitas a vossos maridos, como convém no Senhor. Vós maridos, persisti em amar as vossas esposas e não vos ireis amargamente com elas".
- Colossenses 3:18-19
  • "O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!"
- I Tessalonicenses 5:23
  • "Sentimo-nos na obrigação de incessantemente dar graças a Deus a respeito de vós, irmãos queridos de Deus, porque desde o princípio vos escolheu Deus para vos dar a salvação, pela santificação do Espírito e pela fé na verdade".
- II Tessalonicenses 2:13
  • "Irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito".
- II Tessalonicenses 2:15
  • "Intimamo-vos, irmãos, em no­me de nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis a convivência de todo irmão que leve vida ociosa e contrária à tradição que de nós tendes recebido".
- II Tessalonicenses 3:6
  • "Se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade".
- I Timóteo 3:15
  • "Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições".
- I Timóteo 6:10
  • "Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria".
- II Timóteo 1:7
  • "O Senhor conceda sua misericórdia à casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias! Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso".
- II Timóteo 1:16-18
  • "O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros".
- II Timóteo 2:2
  • "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas".
- II Timóteo 4:3-4
  • "Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé".
- II Timóteo 4:7
  • "Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza. Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo. Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão".
- Hebreus 5:1-4
  • "Está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo".
- Hebreus 9:27
  • "Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus".
- Hebreus 12:1
  • "Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor".
- Hebreus 12:14
  • "Crês que Deus existe? Muito bem! Também os demônios creem e tremem de medo".
- Tiago 2:19
  • "O homem é justificado pelas obras e não somente pela fé".
- Tiago 2:24
  • "Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante. Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, lhe serão perdoados".
- Tiago 5:13-15
  • "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações".
- I Pedro 1:15
  • "Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação. Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós. Por ele tendes fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos e glorificou, a fim de que vossa fé e vossa esperança se fixem em Deus. Em obediência à verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração. Pois fostes regenerados não de uma semente corruptível, mas pela Palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna".
- I Pedro 1:17-23
  • "Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa. Vós que outrora não éreis seu povo, mas agora sois povo de Deus; vós que outrora não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia".
- I Pedro 2:9-10
  • "Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres".
- I Pedro 3:1
  • "Se for vontade de Deus, melhor é sofrer por fazer o bem do que sofrer por fazer o mal. Porque Cristo morreu uma vez por vossos pecados, o justo pelos injustos, para vos conduzir a Deus: sofreu a morte no corpo, ressuscitou pelo Espírito e assim foi proclamar também para as almas encarceradas: para aqueles que outrora não acreditavam, quando a paciência de Deus contemporizava e Noé fabricava a arca, na qual poucos — oito pessoas — se salvaram atravessando a água. Para vós é símbolo do batismo que agora vos salva, o qual não consiste em lavar a sujeira do corpo, mas em comprometer-se diante de Deus com uma consciência limpa; pela ressurreição de Jesus Cristo que subiu ao céu e está sentado à direita de Deus, e lhe foram submetidos os anjos, potestades e dominações".
- I Pedro 3:17-22
  • "Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre!"
- I Pedro 4:10-11
  • "Deveis saber, antes de tudo, que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Ao contrário, foi sob o impulso do Espírito Santo que alguns falaram da parte de Deus".
- II Pedro 1:20-21
  • "Esquecem-se propositadamente que desde o princípio existiam os céus e igualmente uma terra que a Palavra de Deus fizera surgir do seio das águas, no meio da água, e desse modo o mundo de então perecia afogado na água".
- II São Pedro, 3:5-6
  • "Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nesses assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras. Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro desses homens ímpios".
- II Pedro 3:15-17
  • "Se alguém disser: «Amo a Deus», mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê".
- I João 4:20
  • "Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isso para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por esse".
- I João 5:16
  • "Apesar de ter mais coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita".
- II João 1:12
  • "Caríssimo, fazes obras de fé em tudo o que realizas para os teus irmãos, mesmo para os irmãos estrangeiros".
- III João 1:5
  • "Tinha muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero ir ver-te em breve e então falaremos de viva voz".
- III João 1:13-14
  • "Eu conheço a tua angústia e a tua pobreza — ainda que sejas rico — e também as difamações daqueles que se dizem judeus e não o são; são apenas uma sinagoga de Satanás".
- Apocalipse 2:9
  • "Ao anjo da igreja de Filadélfia, escreve: «Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi – que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir. Conheço as tuas obras: eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque, apesar de tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome»".
- Apocalipse 3:7-8
  • "E ninguém podia, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, abrir o livro, nem olhar para ele".
- Apocalipse 5:3
  • "Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos)".
- Apocalipse 5:8
  • "Depois disso, vi quatro Anjos que se conservavam em pé nos quatro cantos da terra, detendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, sobre o mar ou sobre árvore alguma. Vi ainda outro anjo subir do Oriente; trazia o selo de Deus vivo, e pôs-se a clamar com voz retumbante aos quatro Anjos, aos quais fora dado danificar a terra e o mar, dizendo: «Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de nosso Deus em suas frontes»".
- Apocalipse 7:1-3
  • "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas".
- Apocalipse 12:1
  • "O Dragão, vendo que fora precipitado na terra, perseguiu a Mulher que dera à luz o Menino. Mas à Mulher foram dadas duas asas de grande águia, a fim de voar para o deserto, para o lugar de seu retiro, onde é alimentada por um tempo, dois tempos e a metade de um tempo, fora do alcance da cabeça da Serpente. A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir. A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara. Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus".
- Apocalipse 12:13-17
  • "Nela [na Jerusalém celestial] não entrará nada de profano nem ninguém que pratique abominações e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro".
- Apocalipse 21:27

Sobre a Bíblia[editar]

  • "De maneiras notáveis, a arqueologia moderna tem confirmado o fundo histórico do Velho e do Novo Testamento — apoiando relatos-chave da história dos patriarcas de Israel, do Êxodo, da monarquia davídica e da vida e época de Jesus.
- U.S.News & World Report - 25 de outubro de 1999
  • O evangelho não muda, nós é que mudamos e aperfeiçoamos a nossa compreensão sobre ele.
- Papa João XXIII[4]

A Favor da Bíblia[editar]

  • "Há muitos livros que você pode ignorar, mas não esse. Ele tampouco irá ignorá-lo. Ele não lhe deixará à vontade, mas exigirá uma decisão sua. Ele não ignorará você".[5]
- Watchman Nee

Contra a Bíblia[editar]

  • "Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida."
- Properly read, the Bible is the most potent force for atheism ever conceived.
- Isaac Asimov citado em "Holy Moses: Holy Writ Revisited" - Página 177, Joseph E. Guretzki - D. W. Friesen Sons, Limited, 2004, ISBN 1553830083, 9781553830085 - 402 páginas

Outras citações sobre a Bíblia[editar]

- Eine Bibliothek macht es möglich, daß einer den Marx sucht, den Schopenhauer findet und die Bibel entleiht
- Ernst R. Hauschka[6]

Referências

  1. Bíblia Sagrada Jonas Martins Olímpio. Publicado em 5 de novembro de 2015.
  2. A Biblia Sagrada contendo o Velho e o Novo Testamento, traduzida em portuguez Books.
  3. A bíblia inglesa e as revoluções do século XVII Christopher Hill, Books. Publicado em 23 de julho de 2003.
  4. Correio da Cidadania Publicado em 19 de maio de 2010.
  5. [O Sentido da Vida Página, 37 - Página, 217] Publicado em 19 de maio de 2010.
  6. Aphoristiker, 1926, conforme citado em "Zitate, Metaphern und andere Bemerkungen: Zitate, Metaphern und andere Bemerkungen‎" - Página 24, de Emil Tessmer - Publicado por BoD – Books on Demand, 2000, ISBN 3831107610, 9783831107612 - 159 páginas

Ligações externas[editar]