Carnaval
Aspeto
O Carnaval é um período anual de festas profanas, originadas na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. Constituía-se de festejos populares provenientes de ritos e costumes pagãos e se caracterizava pela liberdade de expressão e movimento. É a maior festa popular do Brasil.
- “Ligo a televisão. Plumas, pedrarias, dourados – é o desfile do carnaval milionário. Os holofotes estão tontos, tonto o cinegrafista porque os apelos são excessivos, tudo é importante, focalizar o passista é perder a mulata que já vem vindo no auge, fantasia de estrela, hora e vez da estrela no carro de glória mas cuidado! Lamês e lantejoulas não cubram os seios, o ventre, o traseiro – câmera abre no traseiro rebolante.”
- Do apartamento de Dora
- Ouve-se o ruído lá fora
- Do carnaval que já vem.
- O samba do morro desce
- E a gente do morro esquece
- Do gosto que a vida tem.
- - Cruz e Sousa
- "Terminado o Carnaval, eis que nos encontramos com os seus melancólicos despojos: pelas ruas desertas, os pavilhões, arquibancadas e passarelas são uns tristes esqueletos de madeira; oscilam no ar farrapos de ornamentos sem sentido, magros, amarelos e encarnados, batidos pelo vento, enrodilhados em suas cordas; torres coloridas, como desmesurados brinquedos, sustentam-se de pé, intrusas, anômalas, entre as árvores e os postes. Acabou-se o artifício, desmanchou-se a mágica, volta-se à realidade."
- "Posso não ser muito alegre, mas triste também não sou. A alegria e a tristeza são vizinhas. Não sou de vestir máscaras, nem nada disso, mas gosto de ver as pessoas dançando".
- - Cesaria Evora, dizendo que é uma apreciadora da folia do Carnaval
- - Fonte:Site Folha Ilustrada 26/11/2005 - 17h28
- “O Carnaval mudou, os desfiles privilegiam o espetáculo visual em detrimento do samba, do ritmo e do povo cantando”
- - Paulinho da Viola; Fonte: Revista IstoÉ Edição 1635
- "Vou desfilar pela última vez este ano. Cansei!"
- - Suzana Vieira; dia 27 de fevereiro, no Bastidores do Carnaval 2006 da Rede TV!
- "Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval."
- (...)Discuti com os seguranças e pode ser que algum repórter tenha me visto xingando alguém e interpretado diferente.
- - Dado Dolabella ao ser perguntado se ofendeu integrantes da Velha Guarda da Portela no Carnaval de 2005.
- -Fonte: Revista ISTO É Gente!, Edição 360.
- "Se a única coisa que de o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano".
- "Vamos fazer um concurso de lombo, porque não podemos falar bunda"
- - Bussunda na TV Globo, durante a cobertura do Carnaval de 1990, após ser proibido pela Globo de falar a palavra "bunda" no ar
- Roberto da Matta, importante antropólogo e comentador social, observou que apesar da reversão de papel ser parte importante do carnaval, outras áreas da vida brasileira, inclusive relacionamentos sexuais, podem ser rígidas e hierárquicas.
- "Eu não entendo bem qual é a ligação do Raul com uma escola de samba. Passei um carnaval com ele e me lembro de que ele preferiu ficar trancado em casa por quatro dias, ouvindo Elvis Presley. Não dá pra entender como o cerne da obra do cara, o questionamento de tudo e de todos, acabou perdido em algum ponto."
- - Marcelo Nova ainda sobre a escola de samba.
- "Cada bloco do Carnaval carioca é uma expressão do bar, quiosque ou esquina onde foi fundado. Independente da presença de um artista famoso, e é formado por pessoas que querem apenas saracotear, encher a cara e se divertir. Não é proibido aos ricos e famosos aderir. No bloco, eles serão, como todos, simples anônimos felizes."
- - "Letra e música: A canção eterna (vol. 1); A palavra mágica" – Página 27; de Rui Castro – Publicado por Cosac Naify, 2013 ISBN 9788540505865