Socialismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Socialismo classico é um sistema politico onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada e, as desigualdade sociais são pequenas, pois é um sistema de transição para o comunismo - onde não existe mais Estado nem desigualdade social - portanto o Estado socialista deveria diminuir gradualmente até desaparecer.


  • "O comunismo e o socialismo, e as suas formas, mesmo as mais mitigadas, se desviam dos ditames do Evangelho".
- Papa Pio XI, Encíclica Quadragesimo Anno, 15 de maio de 1931.
  • “O socialismo se tornará realidade quando a pátria for livre.”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “O socialismo é a doutrina de libertação da classe operária. Ele promove a sua ascensão e a sua incorporação no organismo político da pátria, e está intrinsecamente vinculado a quebra da escravidão contemporânea e a reconquista da liberdade alemã. O socialismo, contudo, não é uma questão apenas para a classe oprimida, mas uma questão pertinente a todos.”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “O socialismo adquire a sua verdadeira forma apenas através de uma total irmandade na luta com as energias propulsoras de um novamente desperto nacionalismo. Sem nacionalismo não é nada: é um fantasma, uma teoria apenas, um castelo no céu, um livro. Com nacionalismo é tudo: o futuro, liberdade, a pátria!”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “O pecado do pensamento liberal foi negligenciar os pontos fortes na construção nacional do socialismo, permitindo assim que suas energias tomassem direções anti-nacionais. O pecado do marxismo foi reduzir o socialismo a uma preocupação com os salários e a fome, colocando-o em conflito com o estado e com a sua existência nacional.”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “O socialismo é possível apenas num estado que é internamente unido e internacionalmente livre. A burguesia e o Marxismo são os responsáveis pela dificuldade em se alcançar ambos os objetivos, unidade doméstica e liberdade internacional. Não importa o quanto nacional e social essas duas forças se apresentem: são inimigas mortais de um estado nacional socialista.”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “Não queremos fazer de todos o mesmo. Nem queremos que haja estratos na população, alto e baixo, acima e abaixo. A aristocracia do estado vindouro será determinada não pelas posses ou pelo dinheiro, mas apenas pela qualidade das realizações pessoais. Ganha-se reconhecimento através do serviço. Os homens são distinguidos pelos resultados do seu trabalho. Eis a marca justa do caráter e do valor de uma pessoa. O valor do trabalho no socialismo será determinado por meio do seu valor para o estado, para toda a comunidade. Trabalho significa criação de valor, não depreciar coisas.”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “O que antissemitismo tem a ver com socialismo? Vou colocar a questão de outra forma: O que o judeu tem a ver com socialismo? Socialismo tem a ver com trabalho. Quando foi que alguém o viu trabalhando ao invés de saquear, roubar e viver do suor dos outros? Como socialistas somos adversários dos judeus porque vemos nos hebreus a incarnação do capitalismo”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “É uma questão de formar uma nova consciência do estado que inclua todo cidadão produtivo. Já que os políticos do momento não querem nem tem como criar uma tal situação, o socialismo só será conquistado com luta.”
- Joseph Goebbels in Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken. Munich: Verlag Frz. Eher, 1932.
  • “O capitalismo tomou novamente o trono. Não se pergunta pelo homem honesto, mas por quanto dinheiro se tem. Não se pergunta de onde vem o dinheiro, apenas se existe. O capitalismo se lança sobre a maior invenção do homem, a máquina, e com ela escraviza as pessoas. Por essa razão, o povo desenvolve um anseio por liberdade, assim se manifesta o desejo por liberdade na luta de classes dos trabalhadores. A burguesia alemã não entende isso e a luta pelo socialismo se estende até 1918.”
- Longerich, Peter. “Heinrich Himmler: Uma Biografia”. p. 101
- Свобода без социализма это — привилегия, несправедливость; а социализм без свободы это — рабство и скотство
- Mikhail Aleksandrovich Bukunin - Volume 3 - Página 174, I︠U︡riĭ Mikhaĭlovich Steklov, ‎Kommunisticheskai︠a︡ akademii︠a︡ (Soviet Union) - 1927
  • "Tínhamos um programa avançado, mas ainda acreditávamos no socialismo".
- Roberto Freire relembrando as eleições presidenciais brasileiras de 1989, quando foi candidato à Presidência pela primeira vez, disputando a eleição pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro).
- Fonte: Site do UOL
  • "Enquanto o capitalismo e o socialismo existirem, não poderemos viver em paz. No fim, um ou outro terá de triunfar – um réquiem será cantado sobre a República Soviética ou sobre o mundo capitalista."
- Vladimir Lenin citado em Revista Veja, Especial 2000
  • "O capitalismo é um pecado capital. O socialismo pode ser uma virtude cardeal: somos irmãos e irmãs, a terra é para todos e, como repetia Jesus de Nazaré, não se pode servir a dois senhores, e o outro senhor é precisamente o capital. Quando o capital é neoliberal, de lucro onímodo, de mercado total, de exclusão de imensas maiorias, então o pecado capital é abertamente mortal."
- Dom Pedro Casaldáliga citado em "Virtude cardeal", Revista Fórum, Edição 57 • Dezembro de 2007
- The inherent vice of capitalism is the unequal sharing of blessings; the inherent virtue of socialism is the equal sharing of miseries.
- The sinews of peace: post-war speeches - página 23, Sir Winston Churchill, Winston Churchill - Cassell, 1948 - 256 páginas
  • "Continuamos trabalhando para que o PT assuma um papel de vanguarda, não apenas na luta pelo governo, mas também na luta pelo poder; não apenas na luta pelo desenvolvimento, mas também na luta por reformas estruturais e pelo socialismo."
- Art. 183 do Caderno de Teses do 5o Congresso do PT, 2015.
- Atas do 5o Congresso do PT: [1]
  • "O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo."
- Paulo Francis
  • "O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialismo é um regime a que se chega históricamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distribuição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa situação de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalismo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveitamento do fruto do trabalho era feito individualmente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção."
- E. Che Guevara - página 172, Ernesto Guevara, Eder Sader - Editora Atica, 1981 - 216 páginas
  • "O ateísmo marxista é absoluto. No entanto, ele restabelece o ser supremo ao nível do homem. A crítica da religião chega a esta doutrina na qual o homem é para o homem o ser supremo. Sob este ângulo, o socialismo é um empreendimento de divinização do homem e adquiriu certas características das religiões tradicionais".
- Albert Camus; O Homem Revoltado.
  • "É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..."
- Roberto Campos in "Na virada do milênio", ‎Página 160, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
  • "O colapso do socialismo não foi mero acidente histórico, resultante da barbárie da União Soviética ou da perversão de carniceiros como Stalin e Mao Tsé-Tung. Era algo cientificamente previsível. Os aludidos cientistas sociais teriam certamente chegado a essa conclusão se, ao invés de treslerem a história, tivessem lido os grandes liberais austríacos."
- Roberto Campos in "Na virada do milênio", ‎Página 44, de Roberto de Oliveira Campos - Publicado por Topbooks, 1999 - 486 páginas
- Stanislaw Ponte Preta (citado por Francisco Quinteiro Pires em artigo de 16/09/08, "Sérgio Porto, o retrato do presente", jornal "O Estado de São Paulo - Caderno 2").
  • “Sim, Mussolini percebeu que o socialismo e o nacionalismo combinados tinham mais apelo às massas do que o socialismo isoladamente. Sim, Mussolini percebeu que o socialismo seria mais forte se o aliasse com a Igreja ao invés de destruí-la. Sim, Mussolini percebeu que a completa e massiva expropriação da propriedade privada destruiria a economia. E sim, Mussolini percebeu que a palavra "socialismo" alienaria milhões de italianos que, de outra forma, se mostrariam receptivos à sua mensagem. Mas isto não faz de Mussolini um socialista radical que traiu tudo aquilo em que acreditava, mas sim um socialista radical que se livrou de alguns dogmas socialistas periféricos que o separavam do poder absoluto. Se tivesse mantido a etiqueta socialista e evitado a aliança com Hitler, talvez Mussolini fosse hoje um ícone da esquerda tão grande como Che Guevara.”
- Bryan Caplan, economista norte-americano, em The Pageant of World History vs. Wikipedia: The Case of Mussolini — 20 de junho de 2012
  • Socialismo significa a elevação e a purificação da consciência individual, e sua implantação será o resultado de uma larga série de esforços. Todos, na verdade, do profissional ao operário, podem por uma pedra neste edifício, realizando um ato socialista todos os dias e preparando, assim, a derrocada da sociedade existente.”
- Fonte: MUSSOLINI, Benito. Opera Omnia II, p. 5.
  • “Aqueles que não querem o reconhecimento de um socialismo alemão não têm o direito de chamar-se nacionais.”
- Fonte: GÖRING, Hermann. Nacionalismo e Socialismo — Berlim, 9 de abril de 1933.
  • “Apenas o nacionalismo protege um povo de forças externas, de forma que o socialismo serve às necessidades domésticas de um povo. Queremos que a força do povo seja despendida para os anseios da nação, forjando o povo mais uma vez numa unidade forte. O cidadão tem de voltar a ter a sensação de que, mesmo se estiver em uma posição menor e mais simples, que a sua vida e as oportunidades estão asseguradas.”
- Fonte: GÖRING, Hermann. Nacionalismo e Socialismo — Berlim, 9 de abril de 1933.
  • “O socialismo marxista foi degradado a uma preocupação apenas com o pagamento ou o estômago. O nacionalismo burguês degradou-se em estéril hiper-patriotismo. Ambos os conceitos, portanto, devem ser limpos e mostrados ao povo de novo, de uma forma clara como cristal. O nacionalismo de nossa visão de mundo chegou no momento certo. Nosso movimento tomou o conceito de socialismo dos marxistas covardes, e rasgou o conceito de nacionalismo dos partidos burgueses covardes, jogando ambos no caldeirão de nossa cosmovisão, produzindo uma síntese clara: o Nacional-Socialismo alemão. O qual forneceu a base para a reconstrução de nosso povo. Assim, esta revolução foi Nacional-Socialista.”
- Fonte: GÖRING, Hermann. Nacionalismo e Socialismo — Berlim, 9 de abril de 1933.
- We must take from the right nationalism without capitalism and from the left socialism without internationalism.
- Gregor Strasser citado em Wars, Revolutions, Dictatorships, por Stanislav Andreski — History — 1992. ISBN 9780714634524
  • "Nosso termo socialista não tem nada a ver com o socialismo marxista. O marxismo é anti-propriedade; o verdadeiro socialismo não. O marxismo não dá valor ao indivíduo, ou a eficiência do esforço individual; O verdadeiro socialismo valoriza o indivíduo e encoraja-o na eficiência individual, ao mesmo tempo que sustenta que os seus interesses como indivíduo devem estar em consonância com os da comunidade. Todas as grandes invenções, descobertas e realizações foram primeiro o produto de um cérebro individual."
- Discurso de Adolf Hitler proferido em 28 de dezembro de 1938. Citado em "The Speeches of Adolf Hitler: April 1922-August 1939", Norman H.Baynes, Oxford University Press (1942) - ISBN 0-598-75893-3, pág. 93 [2].
  • "Todo o futuro do socialismo reside no desenvolvimento autônomo dos sindicatos de trabalhadores".
- Georges Sorel cf. Essays in Political Philosophy, Vidya Dhar Mahajan, Doaba House, Lahore, 1943 p. 41
  • "Somos, em tudo, destruidores — e buscamos mesmo nos instrumentos de destruição alívio. O próprio socialismo e internacionalismo através dos quais nosso espírito sufocado busca se expressar, que parecem ameaçar seu modo de vida, são estranhos às demandas e necessidades de nosso espírito. Seus socialistas e internacionalistas não são sérios. O encanto desses movimentos, a atração, tal como é, que exercem, está apenas em sua luta: é a luta que atrai seus radicais gentios".
- In everything we are destroyers – even in the instruments of destruction to which we turn for relief. The very socialism and internationalism through which our choked spirit seeks utterance, which seem to threaten your way of life, are alien to our spirit's demands and needs. Your socialists and internationalist are not serious. The charm of these movements, the attraction, such as it is, which they exercise, is only in their struggle: it is the fight which draws your gentile radicals.
- Maurice Samuel in You Gentiles, pp. 152-153

Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Socialismo.