Operário
Aspeto
Esta página do Wikiquote não possui um equivalente na Wikipédia lusófona de acordo com o Wikidata. Apesar de haver casos de exceção, trata-se de um indício de que esta biografia ou tema não possui relevância enciclopédica e possivelmente nem no Wikiquote. Note que haver interwikis em outras línguas não é garantia de relevância. É desejável verificar se esta biografia ou tema deve ser (re)criada na Wikipédia lusófona ou então apagada aqui no Wikiquote. Após solucionar o problema, remova esta tag. |
Operário pode ser sinônimo de trabalhador ou proletário.
- "O estabelecimento de um dia de trabalho normal é o resultado de séculos de luta entre o capitalista e o operário."
- "Os operários não têm pátria."
- - Karl Marx; :- Manifesto do Partido Comunista, seção II
- "Quanto mais o operário produz, menos tem para consumir; quanto mais cria valores, mais se deprecia."
- "O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo."
- ”Como querem que reaja o operário francês que trabalha, assim como sua mulher, e juntos ganham ao redor de 15 000 francos e vêem na casa ao lado de seu “HLM” (habitação de baixo custo), uma família com um pai de família, três ou quatro esposas e 20 crianças, que ganha 50 000 francos de pensão sem trabalhar? Se juntarem a isso o barulho e o cheiro, eh bem, o trabalhador francês fica doido. E não é ser racista dizer isso. Não temos mais os meios de honrar o reagrupamento familiar e é preciso finalmente abrir o debate que se impõe em nosso país, um verdadeiro debate moral para saber se é legítimo que estrangeiros possam beneficiar da mesma maneira que os franceses da solidariedade nacional na qual eles não participam já que não pagam impostos.» Esta frase na época fez escândalo, sendo regularmente invocada por seus opositores, entre os quais a canção “Le bruit et l’odeur” de Zebda.
- - Jacques Chirac; Discurso em Orléans em 19 de junho de 1991
- "Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana ".
- "Operários existem aqui, se diz. Camponeses, também. Será? Nunca vi nenhum. Operários, proletários, libertários, não podem ser os que conheço. Esses nossos, satisfeitos com o que têm, só querem um pouco mais. [...]"
- - Darcy Ribeiro; Migo
- "O talento é amiúde um fator secundário no sucesso. Convencemos-nos deste fato ao ler a vida dos homens célebres. Todos, poetas, oradores, historiadores, filósofos, estadistas, foram sobretudo trabalhadores incansáveis, mais viris na labuta que os jornaleiros e operários; consumiam-se nos seus livros e afazeres como a lâmpada que presidia às suas vigílias. Foram vistos trabalhar doze, quatorze, dezesseis horas por dia durante largos anos. Antes da aurora levantavam-se; no verão, madrugavam mais do que a cotovia e quando o ceifador ia colher paveias, já tinha amontoado tesouros." (Idem, ).
- - Louis Riboulet; Rumo à Cultura, p.28