Wikiquote:Tema em destaque/2021/Dezembro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

2 de dezembro[editar]

Cartesian-materialism-1-.png
RomanM-01.png
ATERIALISMO em filosofia, é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.


Citações sobre o tema[editar]

  • "A educação universitária de elite nos Estados Unidos virou uma indústria comercial frenética, um espetáculo repulsivo de esnobismo de marca e materialismo explícito. Pais que pagam mais de US$ 40 mil ao ano por um diploma de Harvard para seus filhos estão ávidos por status, mas não há evidência de que a educação em Harvard seja superior à de centenas de outras boas universidades."
- Camille Paglia; in: entrevista para a Folha de S.Paulo - 27.3.06
  • "O corpo já não é mais visto como uma realidade propriamente pessoal, um sinal, um lugar de relacionamento com os outros, com Deus e com o mundo. Foi reduzido ao puro materialismo: é apenas um complexo de órgãos, funções e energias a serem usadas unicamente de acordo com os critérios do prazer e da eficiência."
- Papa João Paulo II; (encíclica O Evangelho da Vida - Evangelium Vitae, 25.03.1995)
  • "O Homem é por natureza um materialista pragmático, um mecânico, um amante de equipamentos e engenhocas; e estas são as qualidades que caracterizam o "estabelecimento" que regula a sociedade moderna: pragmatismo, materialismo, mecanização, e aparelhagem. A Mulher, por outro lado, é uma idealista prática, uma humanitária com um forte senso de nobreza obrigatória, uma altruísta em vez de capitalista."
- Elizabeth Gould Davis in: The First Sex, capítulo 22 (1971).


17 de dezembro[editar]

Gypsy 2.25" tall (8051809741).jpg
RomanB-01.png
RINQUEDO é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças.


Citações sobre o tema[editar]

- The simplest toy, one which even the youngest child can operate, is called a grandparent.
- "You don't have to be in Who's who to know what's what"‎ - Página 54, de Sam Levenson - Simon & Schuster, 1979, ISBN 067124700X, 9780671247003 - 248 páginas
- Les avions sont des intéressants jouets mais n'ont aucune utilité militaire
- dito por Ferdinand Foch em 1911 e referenciado em "Time: A Traveler's Guide - Pagina 249 por Clifford A. Pickover - Science - 1998

"A minha cama é um veleiro; nela me sinto seguro; com minha roupa de marinheiro, vou navegando no escuro. De noite embarco e secudo a mão para os amigos no cais; fecho os olhos e pego o timão: não ouço nem vejo mais. Cauto marujo, levo em segredo para a cama uma fatia de bolo e também algum brinquedo, pois é longa a travessia. Corremos de noite o mundo inteiro; mas quando chega a alvorada, eis-me a salvo em meu quarto e o veleiro de proa bem amarrada."

- Claude Monet como citado (In: José Paulo Paes, sel. e trad. Ri melhor quem ri primeiro - poemas para crianças (e adultos inteligentes). São Paulo: Companhia das letras, 2007. p. 22; Argan, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993 ISBN 9788502194304.