Wikiquote:Tema em destaque/2015/Novembro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de novembro[editar]

Handshake.jpg
RomanC-01.png
ONTRATO derivado do latim “contractu”, é um acordo entre duas ou mais pessoas.


Citações sobre o tema[editar]

  • "A amizade é um contrato segundo o qual nos comprometemos a prestar pequenos favores para que no-los retribuam com grandes."
- L'amitié est un contrat par lequel nous nous engageons à rendre de petits services à quelqu'un, afin qu'il nous en rende de grands.
- Pensées et fragments inédits de Montesquieu, Volume 2‎ - Página 109, Charles de Secondat Montesquieu (baron de) - G. Gounouilhou, 1901 ((2062. III, f° 342))
  • "Um contrato verbal não vale o papel em que é escrito".
- A verbal contract isn't worth the paper it's written on.
- Samuel Goldwyn citado por Alva Johnston, "The Great Goldwyn", 1937
  • "A estatística de um dos programas da NSA [National Security Agency] mostra que os EUA interceptam mais sobre o Brasil do que sobre qualquer outro país latino-americano, pelo tamanho econômico, número de empresas americanas, contratos de equipamento, petróleo."
- Fonte: SÁ, Nelson. Entrevista Julian Assange. Internet levará à distopia ou a uma cultura mais forte. Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, p. E1, 23 de setembro de 2013. Disponível em: Folha Online, Acessado em 16/09/2013


16 de novembro[editar]

Vincent Van Gogh - Sorrow.JPG
RomanR-01.png
EMORSO é uma emoção experimentada por aqueles que sentem que cometeram uma ação contrária ao seu código moral. É caracterizada por sentimento de culpa, arrependimento, ódio a si mesmo e desejo de consertar as coisas. O remorso pode vir acompanhado de tristeza e/ou angústia.


Citações sobre o tema[editar]

  • "O remorso é no moral o que a dor é no físico da nossa individualidade: advertência de desordens que se devem reparar".
- Marquês de Maricá; in: "Máximas, pensamentos e reflexões do Marquês de Maricá (pub. em 1846)" - Página 9; de Marianno José Pereira da Fonseca Maricá, Alfredo Gomes; Publicado por Edições e publicações Brasil, 1940, 441 páginas
  • "O remorso é uma impotência. Ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo."
- Le Remords est une impuissance, il recommencera sa faute. Le Repentir seul est une force, il termine tout.
- Fontes:
- Séraphita. - Página 8; de Honoré de Balzac - Publicado por H. souverain, 1840 [1]
- "La comédie humaine" - Página 351; de Honoré de Balzac, Pierre Citron - Publicado por Éditions du Seuil, 1965